Buscar

ECONOMIA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-) DEMANDA: quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam e podem adquirir em determinado período de tempo. Quantidade procurada de um determinado produto varia universalmente com relação ao seu preço.
-renda dos consumidores 
- preços de outros bens e serviços
-preferencia e hábitos dos consumidores
OFERTA: as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo.
-custo dos fatores de produção
-alterações tecnológicas 
- aumento do numero de empresas no mercado
2-) FATOR DE PRODUÇÃO: 
-tudo pode ser utilizado para a produção de um bem ou serviço
- Terra ou recursos naturais: o que existe na natureza
- Trabalho ou mão de obra: força de trabalho economicamente ativa
-Capital: riquezas acumuladas pela sociedade, utilizadas no processo produtivo como capital fixo e monetário
-Tecnologia e conhecimento
-duas características: são escassos(têm preço) e versáteis(pode ser empregado em diversos processos produtivos).
3-) SISTEMAS ECONÔMICOS: 
-forma politica, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade para desenvolver as atividades econômicas de produção, circulação e consumo de bens e serviços.
-elementos básicos: fatores de produção, unidade de produção, instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.
-classificação: sistema capitalista- aquele redigido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Sistema socialista- as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produção, chamados de meios de produção.
4-) ESTRUTURAS DE MERCADO: 
-concorrência perfeita: é a estrutura adequada, visando ao funcionamento ideal da economia, servindo como parâmetro em face das outras estruturas de mercado. (existência de um grande numero de empresas, bens e serviços padronizados)
-monopólio: é a falta, a ausência de concorrência, é uma figura que se situa em sentido oposto ao da livre concorrência. Tem o poder de influenciar o mercado, significando a existência de um único fornecedor, podendo nesse caso, impor o preço que mais lhe provier.
-concorrência monopolista: empresas produzindo bens diferentes, porém com bens substitutos muito próximos do da concorrência. As sutis diferenças em seus produtos trazem a garantia de algum tipo de controle sobre os preços.
-oligopólios: situação de concentração de mercado, é um tipo de mercado dominado por um reduzido numero de grandes empresas com alto grau de concentração local e estas empresas influenciam no preço de mercado de maneira ostensiva, levando as outras firmas a reagirem em face ao abuso do poder econômico. Cartel( empresas legitimamente independentes, tem atuação no mesmo ramo). Truste(estrutura empresarial em que empresas, em geral do mesmo ramo ou setor, organizam-se numa nova empresa para dominarem o mercado). Holding (situação que é criada uma empresa para que esta venha a administrar um conglomerado empresarial). 
5-) INTERVENÇÃO DO ESTADO NA SOCIEDADE: 
- intervenção direta: Art.173- segurança ou relativamente interesse social.
-intervenção indireta: Art.174- agente normativo e regulador 
-lei antitruste: prevenção e repressão as infrações contra a ordem e economia.
-politica neoliberal: é um conjunto de ideias politicas e econômicas capitalista que defende a não participação do estado na economia, total liberdade de comercio, politica de privatização de empresas estatais, livre circulação de capitais internacionais.
6-) FASES DA SOCIEDADE CAPITALISTA 
- A crise geral do capitalismo é a crise multilateral do sistema, que se caracteriza por guerras e revoluções, luta entre capitalismo e socialismo crescente. Essa crise iniciou-se no período da 1 guerra mundial, essa foi a primeira fase da crise. No período da segunda guerra, e afastamento dos países democrático populares, na europa e na asia dos sistemas capitalistas, iniciou a segunda fase. 
- teoria keynesiana: defendia a ação do estado na economia com o objetivo de atingir o pleno emprego. Era conta o liberalismo econômico, o estado tem um papel fundamental de estimular as economias em momentos de crise e recessão econômica. 
7-) ATIVIDADE TRIBUTÁRIA: 
- função distributiva: quando o governo afeta a distribuição de renda através do sistema tributário ou através de programas governamentais.( bolsa família) 
- função alocativa: quando o governo fornece bens e serviços públicos que não são oferecidos pelo setor privado ou sao oferecidos em quantidade insuficiente.
-função estabilizadora: quando o governo interfere na economia procurando alcançar um elevado nível de emprego, estabilidade de preços e um alto nível de crescimento econômico.

Outros materiais