Buscar

REVISÃO_ ECONOMIA_EMPREENDEDORISMO

Prévia do material em texto

1
Conceito	
Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais
2
Para que serve a economia?
Para estudar as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. 
3
Lei da Procura e Oferta
Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. 
A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. 
A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.
4
Divide-se:
 Microeconomia : é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos. 
Macroeconomia:  analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.
5
Tipos de economias 
Economia Fechada - sem a realização de trocas comerciais com o exterior, as relações econômicas se dão entre as instituições financeiras, o Estado, as famílias e as empresas. 
 
Economia Aberta - mantém contactos de carácter comercial e financeiro com o seu exterior, seja no sentido da aquisição de bens ou entrada de capital, seja no sentido da venda de bens ou saída de capital.
6
Funções do Estado 
As ações do Estado na economia e na sociedade têm como principal objetivo a promoção do bem-estar da população. 
Nesse sentido, torna-se importante o papel do direito no estabelecimento de normas que regulam as relações entre os indivíduos e grupos, bem como entre governos, indivíduos e organizações internacionais.
7
Funções básicas do governo na economia e na sociedade
Função alocativa
Função distributiva 
Função estabilizadora
8
Função Alocativa 
Está relacionada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado.
Esses bens são chamados de bens públicos, que têm como principal característica a não exclusão de alguns indivíduos de seu consumo, ou seja, qualquer indivíduo tem o direito de usufruir deles, mesmo que não tenha realizado contribuição financeira para sua criação. 
Ninguém pode ter qualquer vantagem sobre o outro na utilização desse bem, que é de direito de todos.
9
Função distributiva 
Está relacionada ao governo atuando como um agente redistribuidor de renda.
10
Função Estabilizadora 
Compreende a intervenção do Estado na economia, por meio de medidas fiscais e monetárias que influenciem o comportamento dos preços e emprego, pois são variáveis importantes para o crescimento econômico e que não adquirem estabilidade de forma automática.
11
Escassez
A escassez é um conceito relativo, no sentido de que existe um desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior que a disponível.
A escassez e a escolha O problema econômico e, consequentemente, a economia, surge porque as necessidades humanas, na prática, são ilimitadas, ao passo que os recursos econômicos são limitados.
Com consequência, os bens econômicos também são limitados. A escassez não é um problema tecnológico, mas sim uma disparidade entre desejos humanos e meios disponíveis para satisfazê-los. 
12
Fatores produtivos 
Os fatores ou recursos produtivos (inputs) são os recursos empregados pelas empresas ou unidades econômicas de produção para produzir bens ou serviços. 
Os inputs são combinados com a finalidade de se obter os produtos.
Os produtos (outputs) consistem na ampla gama de bens ou serviços cujo objetivo é o consumo ou o seu uso posterior na produção. 
Os fatores produtivos, isto é, o trabalho, a terra, as máquinas, as ferramentas, os edifícios e as matérias-primas, são utilizados para produzir bens e serviços. 
13
A classificação tradicional dos fatores produtivos 
• A terra (ou recursos naturais): tudo com o que a natureza contribui para o processo produtivo. 
• O trabalho: o tempo e as capacidades intelectuais dedicadas às atividades produtivas. 
• O capital: os bens duradouros não dedicados ao consumo, mas sim destinados à produção de outros bens. 
As economias capitalistas são denominadas assim porque esse capital costuma ser propriedade privada dos capitalistas
14
Os problemas econômicos 
fundamentais de toda sociedade 
O que produzir? 
Como produzir? 
Para quem?
O que produzir? 
Que bens e serviços serão produzidos e em que quantidade? 
15
Economia Positiva e Economia normativa 
A Economia positiva ramo da economia que se preocupa com a descrição e explicação dos fenômenos econômicos. 
A economia normativa refere-se a preceitos éticos e normas de justiça.
16
Custo de oportunidade 
A economia nos ensina que “não existe nada grátis”, o que equivaleria ao princípio de que tudo tem um custo que denominamos custo de oportunidade.
 O custo de oportunidade de uma coisa é aquilo que renunciamos para consegui-la.
O verdadeiro custo de algo é aquilo a que temos de renunciar para obtê-lo. Isso é dessa forma tanto para os indivíduos, os lares ou famílias como para as empresas ou o Estado.
17
Os sistemas econômicos 
são compostos por um conjunto de técnicas e princípios que os agentes políticos utilizam para solucionar os problemas sociais, econômicos e políticos, tais como escassez, inflação, desemprego, taxa de juros, erradicação da pobreza, variação da taxa cambial, dentre outros. 
Os sistemas econômicos podem ser classificados em quatro categorias: 
1) Sistema Capitalista.
 2) Sistema Socialista. 
3) Economias mistas. 
4) Comunismo
18
SISTEMA CAPITALISTA 
O Capitalismo é um sistema econômico onde os meios e recursos de produção são de propriedade privada. 
A procura, a oferta, os investimentos e os preços são regidos pelas leis de mercado. 
Os participantes desse mercado buscam lucros sobre seus investimentos. 
O trabalho assalariado e remunerado é utilizado para adquirir recursos para satisfação das necessidades individuais e familiares e a capacidade física e intelectual são fatores determinantes na obtenção dos diversos tipos de empregos ofertados pelas organizações capitalistas. 
O Brasil se encaixa como um país capitalista, onde a maioria de seus meios de produção são de propriedade privada, sendo alguns setores tratados como economia mista, ou seja, parte da propriedade é privada e parte é de domínio dos agentes públicos (governo). 
19
Os elementos essências do capitalismo são
Direito de total controle de propriedade; 
Direito de uso e de utilização da propriedade; 
Liberdade de destinação da propriedade; 
Direito aos rendimentos provenientes da propriedade e investimento.
É um sistema onde é permitido e desejado o acumulo de capital. 
O capitalismo incentiva e proporciona o crescimento econômico, pois oferece autonomia e liberdade ao mercado, ou seja, permite a livre iniciativa sem a interferência do Estado (o Estado interfere em atividades específicas tais como: Industria petrolífera e aeronáutica). 
20
SISTEMA SOCIALISTA 
O sistema socialista é amparado por um planejamento da economia onde o Estado (governo) é quem detém grande parte do domínio sobre as propriedades e bens de capital. 
A finalidade desse sistema é proporcionar a igualdade de oportunidade entre os habitantes do país. 
É um sistema controlado pelo Estado por meio de diretrizes aos investimentos e direitos de propriedade. 
O socialismo permite um baixo grau de interferência da sociedade na economia (produção e distribuição de alguns produtos e serviços), mas predomina o controle estatal dos bens de capital.
21
ECONOMIA MISTA 
É um sistema que combina o sistema capitalista com o sistema socialista. 
O planejamento considera a economia como sendo controlável por suas decisões políticas em prol de melhorias sociais.
 Os países que utilizam o sistema de economia mista pretendem obter um equilíbrio entre os resultados positivos dos diversos modelos econômicos.
22COMUNISMO
O comunismo é um modelo econômico, político e social que tem como objetivo propiciar uma sociedade justa, igualitária, apátrida, sem classes sociais, embasada na propriedade comum (de todos) dos recursos e meios de produção. 
Uma sociedade apátrida : é uma sociedade sem Estado, onde não há concentração de poder ou autonomia governamental.
23
VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SISTEMAS ECONÔMICOS 
Os sistemas econômicos capitalistas e socialistas possuem foco comum e baseiam seus estudos e análises no capital e no trabalho dos indivíduos. 
O primeiro acredita que a ordenação dos bens produzidos irá se concretizar pela própria economia de mercado, enquanto o segundo acredita que as ordenações dos bens produzidos se concretizarão pelo controle estatal. 
Surgiram então problemas econômicos confusos e complexos nas teorias: • Livre iniciativa x Controle Estatal; • Capital x Trabalho; • Aumento das igualdades x Aumento das riquezas.
24
Obrigada 
& 
Boa Prova!

Continue navegando