Buscar

O Direito empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Direito empresarial, antigo Direito comercial, é o ramo do Direito que estuda as relações que envolvem a empresa e o empresário
EMPRESA: A empresa, entendida como a atividade econômica organizada
O Código Civil (Lei no 10.406 do dia 10 de junho de 2002), no seu artigo 966, traz expressamente o conceito de empresário: Art. 966 Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
não constituem prática empresarial, Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
O empresário 
pode ser pessoa natural (o empresário individual)
pessoa jurídica (sociedade empresarial).
Para ser empresário individual, uma pessoa deve ter capacidade civil e não ser impedida por lei. 
As pessoas impedidas por lei são: os funcionários públicos; os militares das forças armadas na ativa; os falidos enquanto não estiverem reabilitados; os estrangeiros não residentes no país; e os membros auxiliares do comércio, como os leiloeiros.
Um incapaz pode ser empresário individual com representação ou assistência e autorização judicial prévia
O empresário também pode ser uma pessoa jurídica, isto é, “a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas”.
Empresário é a pessoa natural ou jurídica que exerce a atividade econômica. 
Sócio é o investidor da sociedade empresária.
A pessoa jurídica, quando opta pelo exercício de atividade lucrativa, é denominada sociedade
reservada aos empresários, será classificada como sociedade empresarial
outros casos, será uma sociedade simples
Pessoa Jurídica é aquela que, sendo incorpórea, é compreendida por uma entidade coletiva ou artificial, legalmente organizada, com fins políticos, sociais, econômicos e outros, a que se destine, com existência autônoma, independente dos membros que a integram.
Pessoas Jurídicas de Direito Público (União, Estados, Distrito Federal e Municípios)
Pessoas Jurídicas de Direito Privado (sociedades civis, sociedades comerciais e fundações).
Quando uma atividade necessita de investimentos, de capacitação e de articulação, forma-se o que chamamos de sociedade empresarial.
A sociedade empresarial é uma forma jurídica utilizada para a exploração de atividade econômica. É a sociedade empresarial que, como Pessoa Jurídica, explora a empresa.
A sociedade limitada, como outros tipos societários, é formada por duas ou mais pessoas e tem como nota característica o fato de os sócios não responderem, via de regra, com seu patrimônio pessoal, pelas dívidas contraídas pela sociedade.
uma sociedade empresária, é necessário que no contrato social conste o capital social 
o patrimônio do sócio não se confundirá mais com o patrimônio da sociedade, ficando resguardado em relação às dívidas sociais.
Sociedade simples, reservada às atividades não empresariais
Simples não são sujeitas ao registro
Sociedades simples devem se registrar no Registro Civil das Pessoas Jurídicas no prazo de 30 dias a partir de sua constituição e no seu contrato social devem constar: a qualificação dos seus sócios e da sociedade (nome, objeto, sede, prazo de duração); o montante de seu capital social (formação e divisão); a participação dos sócios nos lucros ou nas perdas; se estes respondem
Uma sociedade simples, pois, é a espécie de sociedade personificada que irá exercer a sua atividade de forma não empresarial, ou seja, sem profissionalismo ou sem organizar os fatores de produção, por exemplo, uma sociedade de médicos cuja mão de obra são os próprios médicos.
Caso a sociedade simples opte por não adotar nenhum tipo societário específico, conforme é facultado, será considerada uma sociedade simples pura, hipótese em que seus sócios responderão ilimitadamente pelas obrigações sociais.
Obrigações dos empresários
o registro do contrato na Junta Comercial; a manutenção de registros regulares nos livros de registro; e os balanços anuais.
A falência é uma forma de execução concursal dos bens que integram o patrimônio do empresário devedor que se encontre juridicamente insolvente, conforme a Lei n° 11.101 de 9 de fevereiro de 2005.
a) Impontualidade injustificada O empresário poderá ter a sua falência decretada sempre que não pagar na data do vencimento, sem relevante razão de direito, obrigação superior a quatro salários mínimos representada em título executivo devidamente protestado. 
b) Execução frustrada O empresário devedor poderá ter a sua falência decretada sempre que, ao ser executado por qualquer quantia não paga, não depositada, nem forem nomeados bens à penhora no prazo legal. 
c) Atos de falência O empresário devedor poderá ter sua falência decretada sempre que praticar um dos comportamentos previstos nas alíneas do art. 94, II, chamados de atos de falência: abandono do estabelecimento comercial, sem deixar representante habilitado; alienação irregular do estabelecimento empresarial; descumprimento do plano de recuperação judicial.
Contratos mercantis são aqueles celebrados entre empresários e que se submetem ao regime jurídico do Direito Civil, por exemplo, o arrendamento mercantil (leasing), a faturização (factoring) e a compra e venda mercantil, que serão estudados a seguir.
O Factoring, ou fomento mercantil, foi definido pela Lei no 8.981/95 (revogada) prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring).
O fomento mercantil (factoring) é o contrato pelo qual um empresário (faturizador) presta a outro (faturizado) serviços de administração do crédito concedido e garante o pagamento das faturas emitidas (maturity factoring). É comum, também, o contrato abranger a antecipação do crédito, numa operação de financiamento (conventional factoring)
O leasing (arrendamento mercantil
o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta.
COMPRA E VENDA MERCANTIL 
“Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro”.
A compra e venda é mercantil quando comprador e vendedor são empresários. Tratase do contrato elementar da atividade empresarial. Numa esquematização simples, 
o comércio pode ser explicado como a sucessão de contratos de compra e venda. O importador compra o produto do fabricante sediado no exterior e o revende ao atacadista, que o revende ao varejista e assim por

Continue navegando

Outros materiais