Buscar

Tarefa texto Platão - Górgias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais os argumentos de Sócrates contra a tese de que o melhor é o mais forte?
 Sócrates defende neste diálogo, que no exercício do poder político os princípios éticos devem prevalecer sobre a força. E que o “melhor” é aquele que, em primeiro lugar, é capaz de ter equilíbrio e autocontrole. Na discussão entre Sócrates e Cálicles, Sócrates faz uso da ironia, a propósito de levar seu adversário a cair em contradição, argumentando que, se fosse assim, um bando de escravos, cuja única força é a dos músculos, poderia ser caracterizado como “os melhores”, o que o próprio Cálicles passa a admitir.
Como é caracterizado no Górgias o indivíduo injusto?
 Sócrates cita que o autor da injustiça será sempre mais infeliz do que o injustiçado, o indivíduo que comete injustiças e causa danos a outro será visto como injusto e perverso. E que Não se pode ser feliz fazendo o mal, por isso é preferível sofrer uma injustiça a praticá-la.
Sócrates afirma ser melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la. Por quê? Você concorda?
 Sim, porque a pessoa que sofre a injustiça não praticou mal algum e não tem a sua consciência perturbada, diferente de quem pratica a injustiça que terá sua consciência e sua paz corrompida por sua atitude.

Continue navegando