Buscar

Avaliando o aprendizado - Fundamentos de Biologia

Prévia do material em texto

Uma dieta balanceada também deve levar em consideração a quantidade de sais minerais ingeridos diariamente. A falta dessas substâncias pode desencadear sérios problemas, como é o caso da falta de ferro, que provoca uma doença chamada de:
anemia.
É possível que não havendo Oxigênio na atmosfera, os primeiros procariontes foram:
heterotróficos e anaeróbicos
Pode-se destacar como exemplos de seres unicelulares:
bactérias
O oxigênio livre só apareceu na atmosfera da Terra depois, graças à atividade:
fotossintética das células autotróficas.
Dentro das alternativas abaixo, marque a que se identificam estruturas facultativas, envoltórios externos à membrana, que podem estar presentes em alguns tipos celulares:
Glicocálix, Parede celular, Cápsula.
A sinalização celular que envolve neurotransmissores é chamada de:
sináptica
(UFSCar-2004) A droga cloranfenicol tem efeito antibiótico por impedir que os ribossomos das bactérias realizem sua função. O efeito imediato desse antibiótico sobre as bactérias sensíveis a ele é inibir a síntese de:
proteínas
A mitocôndria apresenta-se muito desenvolvido em células neurais, principalmente em neurônios piramidais do hipocampo cerebral, responsável pela memorização. Qual região da mitocôndria está envolvida na síntese de ATP?
Crista mitocondrial
(UECE-2007) Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono.
Estamos falando, respectivamente, de
mitocôndrias e cloroplastos.
Substâncias relativamente complexas teriam aparecido espontaneamente na atmosfera do planeta Terra. É fundamental ressaltar que Stanley Miller realizou em 1953 experimentos fundamentais que corroboraram essa possibilidade. Produzindo descargas elétricas em um recipiente fechado, contendo vapor de água, Hidrogênio, Metano e amônia, descobriu que se formavam aminoácidos, tais como alanina, glicina, e ácidos aspárticos e glutâmicos. Estudos posteriores, simulando as condições pre-bióticas, permitiram a produção de 17 aminoácidos (dos 20 presentes nas proteínas). Também foram produzidos açúcares, ácidos graxos e as bases nitrogenadas que formam parte:
do DNA e RNA.
Organela que participa da síntese dos triglicerídeos a partir dos ácidos graxos e glicerol absorvidos no intestino delgado é:
retículo endoplasmático liso
(PUC-RS-2001) Na síntese proteica, observam-se os seguintes eventos:
I. o gene (segmento de DNA) é transcrito em RNA mensageiro;
II. o RNA mensageiro combina-se com um complexo de ribossomo, RNAs transportadores e aminoácidos;
III. a proteína é sintetizada.
Num experimento de laboratório hipotético, realizou-se uma síntese proteica utilizando-se: DNA de um gene humano, RNAs transportadores de ovelha e aminoácidos de coelho. Ao final do experimento, obteve-se uma proteína
Humana
Toda membrana celular é composta por uma bicamada fosfolipídica, Os lipídios são moléculas longas com uma extremidade solúvel em meio aquoso, e uma região insolúvel em água. Por esta característica, os lipídios são chamados de moléculas:
Anfipáticas
O transporte em quantidade de moléculas maiores para DENTRO da célula chama-se ________________, e é feito por dois processos denominados ________________e ________________. Quando a transferência de macromoléculas tem lugar em SENTIDO INVERSO, isto é, do citoplasma para o meio extracelular, o processo recebe o nome genérico de _______________.
O transporte em quantidade de moléculas maiores para DENTRO da célula chama-se ENDOCITOSE e é feito por dois processos denominados FAGOCITOSE e PINOCITOSE. Quando a transferência de macromoléculas tem lugar em SENTIDO INVERSO, isto é, do citoplasma para o meio extracelular, o processo recebe o nome genérico de EXOCITOSE.
(Efoa-MG) Além de serem as macromoléculas mais abundantes nas células vivas, as proteínas desempenham diversas funções estruturais e fisiológicas no metabolismo celular. Com relação a essas substâncias, é correto afirmar que:
cada indivíduo produz as suas proteínas, que são codificadas de acordo com o material genético.
Deve-se ressaltar que o problema da origem das células está diretamente relacionado com a origem da vida em nosso planeta. Admite-se que as primeiras células que surgiram na terra foram os procariontes. Isso deve ter ocorrido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano. Naquela época a atmosfera provavelmente continha:
vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico.
(Uespi) Quando se faz o salgamento de carnes, sabe-se que os micro-organismos que ¿tentarem¿ se instalar morrerão por desidratação. Conclui-se assim que, em relação ao citoplasma dos micro-organismos, essas carnes constituem um meio:
Hipertônico.
A partir da Teoria da Invaginação da Membrana Plasmática por mutação genética, pode-se especular que alguns procariontes teriam passado a sintetizar novos tipos de proteínas, e isso levaria ao desenvolvimento de um complexo sistema de membranas, que, invaginando-se da membrana plasmática, teria dado origem às diversas organelas delimitadas por membranas. Assim teriam aparecido o retículo endoplasmático, o aparelho de Golgi, os lisossomos e as mitocôndrias. Pelo mesmo processo surgiria a membrana nuclear, principal característica das células:
eucariontes
O organismo humano é originado da fecundação, ou seja, do encontro de duas células sexuais (gametas) masculina e feminina, o espermatozoide e ovócito, respectivamente. Sendo, cada uma dessas células haploide, ou seja, constituídas por 23 cromossomos, originando, portanto, a célula ovo ou zigoto diploide, contendo 46 cromossomos, que sofrerá sucessivas divisões (mitoses), até atingir o estágio de:
blastocisto que fará a nidação.
(UFPB) Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas:
ribossomos e membrana plasmática.
As células eucariontes possuem um sistema de invaginações de membranas que fizeram com que estas células ficassem complexas, formando:
organelas diferenciadas e que desempenham diferentes especialidades.
Marque de acordo com o conceito afirmado. Implica a combinação de material genético (normalmente o DNA) de dois seres distintos (os progenitores), através da conjugação de duas células haplóides (os gametas) por cariogamia.
reprodução sexual (sexuada)
Entre os sais minerais descritos a seguir, marque a alternativa que indica corretamente aquele que faz parte da composição da clorofila.
Magnésio
A quantidade de matriz extracelular varia em diferentes tipos teciduais, sendo:
abundante nos tecidos conjuntivos e escassa nos tecidos nervoso e epitelial
É o agrupamento de elementos intercelulares dos organismos multicelulares. Os tecidos, os órgãos e sistemas são resultados de associações de diferentes tipos de células e (X)
A incógnita (X) no enunciado da questão refere-se:
à matriz extracelular
Sobre as funções da membrana plasmática a alternativa correta é:
Possui receptores capazes de promover a sinalização para atuação de hormônios (Ex: hormônio do crescimento)
Sobre a organela ilustrada na figura abaixo é correto afirmar: 
que são centríolos formados por microtúbulos.
(Urca) Complete: Na célula que não está em divisão, os centríolos situam-se próximo do núcleo em uma região denominada ____________. Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica formada por __________.
Centro celular, nove grupos de três microtúbulos proteicos.
Lisossomos e peroxissomos são organelas celulares que ocorrem em células animais. Ambas, desempenham atividades relacionadas a digestão e oxidação do Oxigênio graças a atuação de enzimas contidas nessas organelas. Marque a alternativa correspondente aos grupos enzimáticos que ocorrem nos lisossomos e peroxissomos:
Hidrolases ácidas e catalases
Uma célula desprovida de ribossomos, retículo endoplasmático rugosos e retículo endoplasmáticoliso provavelmente estaria impossibilitada de realizar quais funções?
Produção de proteínas e lipideos
A denominação aparelho ou complexo de Golgi é uma homenagem ao citologista italiano Camilo Golgi, que, em 1898, descobriu essa estrutura citoplasmática. A principal função desse sistema de endomembranas é:
Processamento e empacotamento de proteínas e lipídios sintetizados no retículo endoplasmático.
A respiração celular é um processo necessário para a produção de energia que ao longo da evolução das espécies se tornou mais relevante devido a complexidade e a grande necessidade energética para as atividades metabólicas desenvolvidas por estes seres. Se por acaso as mitocôndrias fossem comprometidas ou destruídas por fatores externos, qual etapa respiratória continuaria a ser realizada.
A Glicólise

Continue navegando