Buscar

FILOSOFIA DA CIÊNCIA simulado

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA CIÊNCIA
	
	Simulado: SDE0640_SM_201308317999 V.2 
	 Fechar
	Aluno(a): LUANA BASTOS DO NASCIMENTO ROSA
	Matrícula: 201308317999
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 07/10/2014 21:27:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308496229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc. (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. p.218.). Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto.
		
	
	Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos.
	
	Direitos das minorias, como movimento dos sem terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas.
	
	Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas.
	 
	A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos.
	
	A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308496221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o positivismo, corrente teórica pioneira na sistematização do pensamento sociológico, assinale o que for INCORRETO.
		
	
	Para o positivismo, o conceito de positivo está vinculado à ideia de que o conhecimento deve estar voltado para sua atividade prática, visando o bem da humanidade;
	
	Para o positivismo, o conceito de hierarquia que, ao contrário da visão marxista, considera a existência de classes sociais como indipensável para o bem-estar social.
	
	Para o positivismo, o conceito de progresso está implícita uma vocação dinâmica e conservadora ao mesmo tempo, daí o papel da ordem;
	
	Para o positivismo, o conceito de amor à Humanidade, exigência fundamental da moral positiva;
	 
	Para o positivismo, o conceito de luta de classes que levará proletários e senhores capitalistas à revolução final;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308496228)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em A Ideologia Alemã, Marx e Engels afirmam que a classe dominante luta sempre para não perder seu status em relação à classe dominada. Para esta sociedade dividida em classes, permanecer como tal, a melhor forma de manutenção do poder é o(a):
		
	
	solidariedade.
	
	descaso.
	
	esclarecimento.
	 
	convencimento.
	
	insatisfação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308496230)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A relação do conceito de ideologia como falsa consciência com a noção de alienação pode ser ilustrada por duas passagens clássicas de O Capital: a crítica à noção de salário justo por um dia de trabalho e a análise da mercadoria como fetiche. Esta citação consta do livro de Danilo Marcondes, Iniciação à História da Filosofia - dos Pré-Socráticos a Wittgenstein, e se refere a:
		
	
	Comte
	
	Maritain
	 
	Marx
	
	Mounier
	
	Bachelard
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308496236)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A alternativa que corresponde ao materialismo de Marx é:
		
	
	Há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências.
	 
	O idealismo concebe a atividade de modo concreto, ao reconhecê-la como real e sensível.
	 
	Os modos de produção é um dos conceitos do materialismo histórico.
	
	É a arte e da religião, por meio do conceito.
	
	O ser não determina a consciência, isto é, a subjetividade humana determina a vida material.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308935124)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um dos princípios norteadores do positivismo foi a preocupação com a busca da explicação dos fenômenos através das relações dos mesmos e a exaltação da observação dos fatos. Assinale a alternativa que não estabelece tal relação:
		
	 
	O positivismo não aceita outra realidade que não seja a dos fatos, e que possam ser observados;
	
	O positivismo limitava-se ao que era positivamente dado, aos fatos imediatos da experiência, fugindo de toda a especulação metafísica;
	
	O positivismo apresentava a idéia de unidade metodológica, ou seja, partia da ideia de que tanto os fenômenos da natureza como os da sociedade eram regidos por leis invariáveis.
	
	A atitude positivista consistia em descobrir as relações entre as coisas e não as causas dos fenômenos;
	 
	O método fenomenológico se define como uma volta às coisas mesmas, isto é, aos fenômenos, aquilo que aparece à consciência, que se dá como objeto intencional. Seu objetivo é chegar à intuição das essências, isto é, ao conteúdo inteligível e ideal dos fenômenos, captado de forma imediata;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308496235)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vimos com ------------------ que embora a consciência seja determinada pelas condições materiais em que vive, as ideias não representam a realidade tal como é e sim tal como aparece, dando ensejo ao surgimento do imaginário social e, com a divisão entre trabalho material e intelectual, ao surgimento da ideologia.
		
	
	Husserl
	
	Platão
	
	Kant
	
	Popper
	 
	Marx
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308496246)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São temas da Filosofia Contemporânea, exceto:
		
	
	a noção de ideologia;
	
	os questionamentos da filosofia da existência; a linguagem; a comunicação, as tecnologias;
	 
	mitos e logos;
	
	a inserção das questões econômicas e sociais.
	
	as relações entre saber e poder;
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308496243)
	
	Disserte sobre o conceito de ideologia em Marx.
		
	
Sua Resposta: A ideologia é um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico. À medida que, numa formação social, uma forma determinada da divisão social se estabiliza, se fixa e se repete, cada indivíduo passa a ter uma atividade determinada e exclusiva, que lhe é atribuída pelo conjunto das relações sociais, pelo estágio das forças produtivas e pela forma da propriedade.
	
Compare com a sua resposta: A ideologia é um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico. À medida que, numa formação social, uma forma determinada da divisão social se estabiliza, se fixa e se repete, cada indivíduo passa a ter uma atividade determinada e exclusiva, que lhe é atribuída pelo conjunto das relações sociais, pelo estágio das forças produtivas e pela forma da propriedade.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308496220)
	
	Quando pensamos o conteúdo doutrinários do pensamento social da Igreja Católica, estamos pensando em que referencial teórico?
		
	
Sua Resposta: Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco-belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista "aplicá-lo" às necessidadesde nosso tempo).
	
Compare com a sua resposta: Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco-belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista "aplicá-lo" às necessidades de nosso tempo).

Continue navegando