Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
	Avaliando Aprend.: SDE3624_SM_201602593515 V.1  
	Aluno(a): MARIA CELY PINHO DOS SANTOS
	Matrícula: 201602593515 
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	04/06/2018 20:11:38 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603701811)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	(IF-PE - 2016 - Enfermeiro - Adaptado por Talline Hang-Costa)  Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresenta dor torácica súbita, início agudo, intensa, irradiando para a região cervical e membro superior esquerdo em toda a sua extensão, associado a períodos eméticos e sudorese, esta por sua vez, discreta. Relata que seu pai tem hipertensão e dislipidemia, sendo acometido de acidente vascular encefálico aos 60 anos. Sua mãe tem colelitíase e diabetes, tratando esta com dieta e insulinoterapia. Ao exame mostrava-se consciente, orientado, afebril, perfusão periférica lentificada. Dado vital: PA= 70x 35 mmHg. ECG solicitado mostrava-se compatível com IAM, identificando uma FC de 123 bpm, QRS estreito, havendo uma relação de onda P para cada complexo QRS em todas as derivações, infradesnivelamento em V1 e V2. Trinta minutos depois de ter sido assistido, faz fibrilação ventricular e entra em parada cardiorrespiratória.
A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) pode ser dividida em dois grandes grupos: a SCA com supradesnível de segmento ST (quase sempre um Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível de segmento ST) e a SCA sem supradesnível de segmento ST (que pode também ser dividida em Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem supradesnível de segmento ST). Observe as afirmações.
I. O infarto agudo do miocárdio é definido como um evento clínico, causado por isquemia miocárdica, no qual existe evidência de injúria ou necrose miocárdica.
II. A dor torácica, sendo uma condição obrigatória para o diagnóstico de IAM, apresenta como característica dor opressiva ou tipo peso, intensa, com irradiação para membro superior esquerdo, pescoço, dorso ou região do abdômen superior; pode vir associada ou não a sudorese, tonturas e vômitos.
III. O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico de uma SCA e deve ser realizado de forma precoce, dentro dos primeiros 10 minutos de atendimento.
IV. A troponina é o marcador de necrose miocárdica de escolha para o diagnóstico de injúria miocárdica devido à sua especificidade aumentada e melhor sensibilidade, quando comparada com a creatinofosfoquinase isoforma (CK-MB).
V. A angina instável é considerada, quando pacientes apresentam sintomas isquêmicos sugestivos de uma SCA, sem elevação dos biomarcadores de necrose miocárdica, na presença ou não de alterações eletrocardiográficas indicativas de isquemia.
 
Estão CORRETAS:
		
	
	I, II, III e IV. 
	
	I, III, IV e V. 
	
	II, III e V. 
	
	I, II e V. 
	
	II e V. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603701794)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Senhora de 95 anos de idade, dona Zulmira, moradora de Belo horizonte, não ¿anda bem¿ em suas faculdades mentais e apresenta doença senil, escaras em região sacral, possui dificuldades para se alimentar por não apresentar dentes e não possuir próteses, vem apresentando quadro de inapetência e desnutrição leve, e hematomas nas pernas devido queda da cama durante o sono, alegado pela sobrinha. É sempre muito disposta, gosta de ouvir música dos anos 60. A sobrinha é a cuidadora e mora na mesma casa que a dona Zulmira mora. Sobre os direitos a saúde desta idosa, podemos afirmar que:
		
	
	Quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência ou a sobrinha da dona Zulmira poderá leva-la até o local de atendimento, devendo o poder público fornecer transporte para a locomoção da idosa
	
	O médico possui o direito assegurado de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável, caso queira, poderá pedir opinião da família. 
	
	O enfermeiro suspeitando de maus tratos, segundo o estatuto do idoso, deverá acionar primeiramente o serviço social e em seguida o ministério público para intervir no caso
	
	Ela não tem direito a atendimento diferenciado para que não se caracterize discriminação 
	
	A senhora tem direito a prótese dentária fornecida pelo poder público
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603701643)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	5. O cliente M.S.T., 60 anos de idade é portador de insuficiência renal crônica e está internado na Unidade de Terapia Intensiva há um dia devido a uma cetoacidose diabética. O médico solicita uma gasometria arterial a fim de avaliar seu estado clínico, ao chegar o exame o enfermeiro observa e identifica os seguintes achados: PCO2:35mmHg, PO2: 95mmHg, pH: 7,1, HCO3: 14 mEq/L, BE: -2 e SatO2: 95%. Escolha a alternativa que identifica o distúrbio ácido-básico em questão
		
	
	Acidose metabólica. 
	
	Alcalose respiratória. 
	
	Alcalose mixta
	
	Alcalose metabólica. 
	
	Acidose respiratória. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603701265)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Constitui um cuidado de enfermagem essencial ao cliente que apresenta anemia falciforme:
		
	
	Avaliar a presença de dor e quando presente, promover analgesia prescrita
	
	Evitar a administração de hemocomponentes
	
	Orientar quanto a diminuição da ingesta hídrica
	
	Evitar a administração de hodroxiuréia
	
	Administrar sulfato ferroso prescrito
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603701755)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Sobre os agravos gastrointestinais marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.
		
	
	A Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa podem causar problemas como: artrite; aftas; olhos inflamados, vermelhos, feridos e sensíveis à luz; desenvolvimento de erupções cutâneas ou doenças fúngicas dolorosas e avermelhadas nas pernas.
	
	A fístula (comunicação entre duas estruturas) e a estenose (estreitamento anormal de um vaso sanguíneo, órgão e/ou mucosa) são as duas complicações mais graves da Doença de Crohn.
	
	Vômito com aspecto de borra de café em pacientes com gastrite relaciona-se à decomposição parcial do sangue com a conversão da hemoglobina que é vermelho vivo em hematina que é acastanhada.
	
	A síndrome erosiva (gastrite) está relacionada à perfusão diminuída, comprometimento da secreção de muco, baixo pH da mucosa e consequente regeneração deficiente da mucosa. 
	
	A Hemorragia Digestiva Alta de origem gástrica tem como causas principais: Úlceras Pépticas; Gastrite e Tumores.

Continue navegando