Buscar

Web Desenvolvimento Humano e Social Unidades 3 e 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Unidades 3 e 4
Sustentabilidade/ A Evolução Tecnológica X Humanidade...
Prof. Dr. Alex Gomes
Desenvolvimento Humano e Social
*
*
Unidade 3
SUSTENTABILIDADE = CONTRA CONCEITO
A insustentabilidade do modo de produção capitalista = exploração de recursos maior que o planeta pode suportar Descompromisso em relação aos recursos naturais (FENZL, 2009)
Um dos exemplos desta constatação = Relatório Burtland relação direta entre o modelo de desenvolvimento econômico vigente e a pobreza.
*
*
SUSTENTABILIDADE
Definição clássica = livro “Nosso futuro comum” (Relatório Brundtland, 1897)
 
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades
Norteia-se por dois conceitos-chave: necessidades e limitações
*
*
SUSTENTABILIDADE - ACSELRAD
Matriz da eficiência: a proposta central consiste: » no combate ao desperdício da base material do desenvolvimento; » no estabelecimento de uma “racionalidade econômica na escala do planeta”; e » na manutenção do mercado como instituição reguladora do bem-estar dos indivíduos
Matriz da escala: pretende delimitar quantitativamente o crescimento econômico e a pressão exercida sobre os recursos naturais, de acordo com a “capacidade de suporte” do planeta.
Matriz da equidade: com base na afirmação de que “os pobres são as principais vitimas da degradação ambiental”, procura articular analiticamente os princípios de justiça e ecologia.
Matriz da autossuficiência: apregoa a desvinculação de economias nacionais e sociedades tradicionais dos fluxos do mercado mundial como estratégia para assegurar a capacidade de autorregulação comunitária das condições de reprodução da base material do desenvolvimento.
Matriz ética: inscreve o uso social do mundo material e a atitude humana correspondente no debate ético sobre os valores de bem e mal, alinhando o uso desequilibrado da base material do desenvolvimento com as condições de continuidade da vida das gerações futuras.
*
*
SUSTENTABILIDADE – Ignacy Sachs
Fluxo de investimentos públicos e privados, com especial destaque ao cooperativismo, Manejo eficiente dos recursos naturais, Absorção, pelas empresas, dos custos ambientais, Independência de forças externas.
Respeito aos ciclos ecológicos dos ecossistemas., Prudência no uso de recursos naturais renováveis, Prioridade à produção de biomassa e à industrialização de insumos naturais não renováveis, Redução da intensidade energética e aumento da conservação de energia
Desconcentração espacial (de atividade, de população), Desconcentração/democratização do poder local e regional, Relação cidade-campo equilibrada 
Evitar conflitos culturais com potencial regressivo
Criação de postos de trabalho – melhor condição de vida e maior qualificação profissional
 Produção de bens dirigida às necessidades básicas sociais
REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS
*
*
O tema passou a ser discutido a partir de 1968 
Clube de Roma: grupo formado por 30 pessoas de diferentes nacionalidades inicia um movimento histórico em torno do tema
Rio – 92/Rio+10/Rio+20:
Onde foi redigido o documento da Agenda 21
Discurso crítico x Discurso desenvolvimentista
*
*
Discurso crítico = ONGs e movimentos ecológicos: “com relação aos conteúdos e programas desenvolvidos pelos governos e instituições oficiais que insistem numa falaciosa categorização daquilo que seja "desenvolvimento sustentável”
A sustentabilidade dever ser uma preocupação mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade
*
*
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Repartição de ganhos: não existem empregados e empregadores. Todos são sócios e não recebem salário, e sim retirada, que pode variar conforme a receita obtida
Autogestão: todos os sócios têm acesso às informações básicas necessárias à administração da empresa, podendo, nas assembleias, intervir nos rumos e destinos assumidos.
*
*
Disciplina: Desenvolvimento Humano e Social
Aula teórica
Unidade 4 – Evolução tecnológica x Humanidade
*
*
DIVERSIDADE
A diversidade é nosso elemento constitutivo primordial.
Nosso modus operandi e nossa existência devem ser pautados na compreensão da impossibilidade de dimensionar os modos de ser e de estar possíveis. São infinitas e ininterruptamente mutáveis as possibilidades de existência.
A diversidade é, portanto, o caráter, ao mesmo tempo, singular e múltiplo do homem.
Somos dotados de diferença e também a produzimos
*
*
Dueto (2003) afirma que a modernidade tem uma ânsia de igualdade para quebrar com os paradigmas antigos, nos quais a diferença se estabelecia “naturalmente”
Na modernidade, os modos de produção capitalista reorganizam a produção de desigualdades são produtos da própria ação dos indivíduos na sociedade
*
*
A PÓS-MODERNIDADE OU PÓS-MODERNISMO
A pós-modernidade duas abordagens possíveis:
Pós-moderno é o período histórico que se inicia, para a maioria dos autores, entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970
A outra abordagem remete às diversas transformações na composição da vida, das artes, do pensamento, da arquitetura (Oscar Niemeyer), da moda, etc. período subsequente à modernidade
Refere-se a processos históricos e filosóficos
*
*
HARVEY , 1994
Conforme descreve Harvey (1994, p. 49), o pós-modernismo é a “[...] total aceitação do efêmero, do fragmentário, do descontínuo e do caótico”
*
*
PÓS-MODERNISMO
HARVEY , 1994
Conforme descreve Harvey (1994, p. 49), o pós-modernismo é a “[...] total aceitação do efêmero, do fragmentário, do descontínuo e do caótico”
EAGLETON (1998): 
Eagleton (1998) “pós modernismo” e “pós-modernidade”
“[...] a palavra pós-modernismo refere-se em geral a uma forma de cultura contemporânea” 
O termo “pós-modernidade”, por sua vez, refere-se a um “período histórico específico” 
Conforme o autor: [...] pós-modernidade é uma linha de pensamento que questiona as noções clássicas de verdade, razão, identidade e objetividade, a ideia de progresso ou emancipação universal, os sistemas únicos, as grandes narrativas ou os fundamentos definitivos de explicação 
Sociedade rápida e imediatista
*
*
SUBJETIVIDADE PÓS MODERNA 
Subjetividade contemporânea tem composição transformada em função da realidade virtual
“É um mecanismo aplicado a uma interface com o objetivo de conectar os usuários a um sistema informatizado, a fim de proporcionar-lhes uma sensação ainda mais próxima à realidade. Utilizando o formato tridimensional, permite uma elevada experiência de interação e imersão. Usa as linguagens de programação VRML, X3D, Java3D e OpenGL e pode ser empregada em ambientes de comunicação a distância, em jogos, em simuladores de aviação e, inclusive, na medicina” 
*
*
Implicações da tecnologia no cotidiano
Quatro áreas essenciais: 
o âmbito dos relacionamentos no espaço virtual; 
 a interatividade da escrita digital; 
 a pluralidade de ser e de perceber a existência on-line; 
 os efeitos da difusão da rede sobre determinadas profissões.
*
*
EXEMPLO: SECOND LIFE
“(...) um ambiente virtual aberto, interativo e tridimensional. Lançada em 2003 pela empresa estadunidense Linden Lab, ganhou notoriedade no mundo todo quando, em meados de 2006, alcançou o expressivo número de 100 mil “residentes”, chegando a movimentar diaria­mente, no ano seguinte, cerca de US$ 1,3 milhão (ACCIOLY; BRUNO, 2007)
Com estrutura tridimensional, possui quase todos os tipos de ambientes da vida real: cidades, casas, lojas, escolas etc. (...) foi concebido como um simulador da vida real onde os “residentes” criam laços sociais, afetivos e profissionais, divertem-se, constroem e consomem (...)”
*
*
JOGO IDENTITÁRIO
[...] a ideia de jogo identitário pressupõe que a iden­tidade é o resultado sempre provisório de um conjunto de provas, desafios, iniciativas, investi­mentos e medidas de capacitação dos próprios recursos técnicos, cognitivos e afetivos que os indivíduos se impõem
Desse modo, boa parte das especificidades atribuídas à subjetividade contemporânea: flexibilidade, fluidez, modularidade, hedonismo, experimentação contínua, valorização da performance e da visibilidade em detrimento da interioridade (ACCIOLY e BRUNO, 2007, p. 295)
*
*
TECNOLOGIA E EMPREGABILIDADE
Os modos de produção do trabalho e da composição das relações de trabalho foram completamente recompostos:
 terceirização
flexibilização das relações de trabalho
Desemprego
aumento da demanda por trabalho especializado
*
*
CULTURA TÉCNICA
O conhecimento coletivo das matérias relativas às atividades de determinado grupo social que o habilita a enfrentar os debates que se apresentam, em condições de defender os próprios interesses. Pressupõe uma referência comum de linguagem, normas e valores para a orientação das negociações e decisões.
*
*
Desafio Unidade 3
*
*
Desafio Unidade 4
*
*
Prof. Dr. Alex Gomes
Bons estudos!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando