A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
EXERCÍCIO CONSTITUCIONAL   p2

Pré-visualização | Página 1 de 1

EXERCÍCIO CONSTITUCIONAL – P2
1) São órgãos de apoio ao Presidente da República: 
a) Superior Tribunal de Justiça e Conselho da República; 
b) Conselho da República e Tribunal de contas; 
c) Conselho Nacional de Justiça e Tribunal de contas;
d) Conselho de Defesa Nacional e Conselho da República; 
e) Conselho da República e Supremo Tribunal Federal; 
2) Analise as assertivas abaixo e marque a correta:
I. O processo legislativo compreende a elaboração de emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções. 
II. A Constituição Federal poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no máximo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. 
III. A sanção é ato legislativo de competência privativa do Congresso Nacional, por meio do qual as leis são promulgadas. 
a) I e II apenas; b) II e III apenas; c) I e III apenas; d) I apenas; e) I, II, III apenas 
3) As medidas provisórias poderão ser editadas 
a) para disciplinar matéria de direito processual civil, por Governador de Estado, que deverá remetê-las à análise do Congresso Nacional. 
b) se ocorrerem calamidades de grandes proporções na natureza, pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para liberação de recursos financeiros.
c) na ocorrência de comoção grave de repercussão nacional, pelo Presidente da República e pelos Governadores de Estado. 
d) quando não votada a lei orçamentária anual até 31 de dezembro do ano anterior, pelo Presidente da República, a fim de regular os gastos da União. 
e) em caso de relevância e urgência, pelo Presidente da República, que deverá submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.
4) No que se refere à organização dos poderes, ao controle de constitucionalidade e às funções essenciais à justiça, julgue os itens a seguir, considerando entendimentos dos tribunais superiores. Os atos do presidente da República que atentem contra a lei orçamentária são considerados crimes de responsabilidade, nos termos da CF, e devem ser julgados pelo Senado Federal. 
( ) CERTO ( ) ERRADO
5) Se, decorridos trinta dias da data fixada para a posse, o presidente da República ou o seu vice-presidente, salvo motivo de força maior, não assumirem o cargo, este deverá ser declarado vago. 
( ) CERTO ( ) ERRADO 
6) Com base na Constituição Federal, julgue os itens a seguir, relativos à organização do Estado e aos Poderes da União e às funções essenciais à justiça. O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais Superiores são órgãos do Poder Judiciário, com jurisdição em todo o território nacional e sede na Capital Federal. 
( ) CERTO ( ) ERRADO 
7) Ao dispor sobre a tramitação dos projetos de lei ordinária e de lei complementar, a Constituição, prescreve o seguinte: “sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora”. Ao receber o projeto emendado, cabe à Casa iniciadora deliberar sobre 
a) as emendas a ele incorporadas, não sendo cabível aprovação de apenas parte delas. 
b) o seu integral conteúdo e, caso promova novas modificações, devolver o texto que resultar aprovado à Casa revisora. 
c) as emendas a ele incorporadas e, ainda que as rejeite, enviar o texto do projeto que resultar aprovado à sanção presidencial. 
d) as emendas a ele incorporadas e, caso as rejeite, de volver o texto que resultar aprovado à Casa revisora. 
e) o seu integral conteúdo e, ainda que promova novas modificações, enviar o texto do projeto que resultar aprovado à sanção presidencial. 
8) A lei complementar difere da lei ordinária no seguinte aspecto: 
a) aprovação pela maioria qualificada de 2/3 dos membros de cada Casa. 
b) existência de campo material estabelecido pela Constituição Federal. 
c) necessidade de discussão e votação em dois turnos, em cada uma das Casas.
d) não pode ser objeto de iniciativa popular. 
9) A matéria constante de projeto de lei rejeitado no Congresso Nacional só pode ser objeto de novo projeto, na mesma legislatura, mediante proposta assinada pela maioria absoluta dos membros de qualquer uma das casas. 
( ) CERTO ( ) ERRADO 
10) As medidas provisórias não podem ser objeto de deliberação em convocação extraordinária do Congresso Nacional proposta pelo Presidente da República. 
( ) CERTO ( ) ERRADO 
11) O Congresso Nacional autorizou o Presidente da República a normatizar, por via de lei delegada, na sua forma típica ou própria (sem necessidade de posterior aprovação pelo Congresso), matéria que trata de incentivo ao parque industrial brasileiro. Ocorre, porém, que o Chefe do Poder Executivo, ao elaborar o diploma normativo, exorbitou dos poderes a ele conferidos, deixando de respeitar os limites estabelecidos pelo Congresso Nacional, por via de Resolução. A partir dessa narrativa, responda aos itens a seguir. 
A) No caso em tela, o aperfeiçoamento do ato de delegação, com a publicação da Resolução, retira do Congresso Nacional o direito de controlar, inclusive constitucionalmente, o conteúdo da Lei Delegada editada pelo Presidente da República? Justifique, fundamentando, mínimo 10 (dez) linhas em letra legível.