A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
EXERCÍCIO CONSTITUCIONAL II

Pré-visualização | Página 1 de 1

EXERCÍCIO
 1) Em caso de vacância dos cargos de Presidente e de Vice Presidente da República, nos três primeiros anos de mandato, deve-se convocar eleição popular direta, a ser realizada noventa dias depois de aberta a ultima vaga, assegurando-se aos eleitos um mandato de quatro anos, permitida a reeleição para um único período subsequente. 
( ) CERTO 		( ) ERRADO 
2) É de competência exclusiva do Presidente da República resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos ao patrimônio nacional. 
( ) CERTO ( ) ERRADO 
3) É vedado a edição de medida provisória em matéria penal, processual penal e processual civil, salvo se em beneficio do acusado, como, pro exemplo, na criação de hipótese de extinção de punibilidade.
( ) Certo 		 ( ) Errado 
4) A CF, conforme seu próprio texto, pode ser emendada por meio de iniciativa popular, desde que o projeto seja subscrito, por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por, pelo menos, cinco estados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles. 
( ) Certo		 ( ) Errado
5) A medida provisória aprovada pelo Congresso Nacional com alterações é transformada em projeto de lei de conversão e deve ser promulgado pelo Presidente do Senado, independentemente de sanção ou veto do Presidente da República.
( ) Certo 		( ) Errado 
6) A proposta de Emenda Constitucional deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional em dois turnos, considerando-se aprovada, se obtiver, em ambos, 3/5 dos votos dos respectivos membros. A casa na qual tenha sido concluído a votação deve enviar o projeto de emenda ao Presidente da Republica, para que este, aquiescendo, o sancione. 
( ) Certo		 ( ) Errado 
7) A prática de crimes comuns e de responsabilidade pelo Presidente da Republica enseja o processo e o julgamento pelo Senado Federal, após autorização da Câmara dos Deputados. 
( ) Certo 		( ) Errado