Buscar

Avaliandos Penal D

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL PENAL II
	Avaliando Aprend.: CCJ0041_SM_201502043823 V.1 
	Aluno(a): MARIA AUXILIADORA BARRETO GUIMARAES
	Matrícula: 201502043823
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	10/04/2018 10:02:06 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201503030987)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	CESPE - 2012 - DPE-SE - Defensor Público Paulo foi denunciado pela prática do crime de roubo por ter, em 20/8/2012, mediante grave ameaça, subtraído um colar de pérolas pertencente a Clara. Oferecida e recebida a denúncia e, estando o réu preso, foi determinada a sua citação na pessoa de seu advogado, e foi designada audiência de instrução e julgamento. O representante legal do acusado não apresentou resposta à acusação, tendo a DP sido nomeada para defender os interesses do réu, apresentado defesa preliminar escrita e arrolado dez testemunhas de defesa, entre elas, a mãe e a irmã do acusado. O juiz rejeitou a defesa preliminar apresentada pelo acusado e determinou a intimação das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa. Na data agendada para a audiência, compareceram o acusado e as testemunhas, tendo a vítima e as testemunhas arroladas pelo MP manifestado receio de depor na presença do réu, que foi retirado da sala de audiências. Após a oitiva de todas as testemunhas, determinou o juiz a oitiva de outras testemunhas mencionadas, residentes em outro estado da Federação. Encerrada a audiência, foi expedida carta precatória para a oitiva das testemunhas faltantes, não tendo o réu sido requisitado para comparecer ao ato, a despeito do protesto da defesa para tanto. Com base na situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta a respeito do procedimento adequado no processo penal.
		
	
	O momento adequado ao recebimento da denúncia se dá após o oferecimento da acusação e da apresentação de defesa preliminar. Logo, em razão de ter recebido a denúncia antes mesmo de possibilitar a Paulo a apresentação de resposta à acusação, a decisão que recebeu a exordial acusatória é eivada de nulidade.
	
	Conforme a jurisprudência do STJ, a designação de audiência de instrução e julgamento somente pode ocorrer após o exame da defesa apresentada pelo acusado, sob pena de nulidade absoluta.
	
	A ausência de requisição de Paulo, réu preso, para a oitiva de testemunhas em comarca diversa constitui nulidade absoluta; por isso, são nulos os depoimentos das referidas testemunhas, devendo ser renovado o ato processual deprecado.
	
	De acordo com o CPP, a citação do réu preso pode ocorrer na pessoa de seu advogado, quando regularmente constituído nos autos, não havendo, portanto, qualquer vício no ato citatório de Paulo.
	 
	Na fase de instrução, poderão ser inquiridas até oito testemunhas arroladas pela acusação e oito pela defesa, não estando compreendidas nesse número as que não prestem compromisso e as demais mencionadas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502729106)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos Recursos Criminais, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Tem prevalecido o entendimento de que o princípio do duplo grau de jurisdição é de índole constitucional.
	
	A característica da adequação é relativizada pelo princípio da convolação.
	
	Não se admite o princípio da fungibilidade recursal no âmbito do processo penal.
	
	No contexto do princípio da vedação à "reformatio in pejus", o STF decidiu que os jurados têm liberdade para decidir a causa conforme sua convicção, tanto no primeiro quanto no segundo júri. E que, no novo julgamento, o juiz, ao proceder à dosimetria, não ficaria limitado à pena obtida no primeiro julgamento.
	
	A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem assistência do defensor, impede o conhecimento da apelação por este interposta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502678206)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC/2013 ¿ TJ/PE ¿ Titular de Serviços de Notas e de Registros - adaptada) A sentença estabelecida pelo Código de Processo Penal pode ser conceituada como a decisão final, por meio da qual se soluciona o mérito da causa. A respeito das regras concernentes à sentença no processo penal, assinale a alternativa correta.
		
	
	O Ministério Público, se entender cabível nova definição jurídica do fato após o encerramento da instrução probatória, devido à prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, poderá aditar a denúncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias.
	
	Nos crimes de ação de iniciativa pública, o juiz não poderá proferir sentença condenatória caso o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.
	 
	O juiz, ao proferir sentença condenatória, decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta.
	
	O juiz poderá, de ofício, modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, desde que não tenha de aplicar pena mais grave.
	
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, desde que não tenha de aplicar pena mais grave.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502901366)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UFMT 2014 MPE MT) Em relação à prova no processo penal, analise as assertivas abaixo. I- No ordenamento jurídico em vigor, não remanescem exceções em relação ao sistema do livre convencimento motivado, não se aplicando, em qualquer hipótese, os sistemas da íntima convicção e da prova tarifada. II- O Código de Processo Penal adotou, como regra, o livre convencimento do juiz fundamentado na prova produzida sob o crivo do contraditório. III- Rege a produção probatória no sistema processual penal brasileiro os seguintes princípios: princípio do contraditório, princípio da comunhão da prova, princípio da oralidade, princípio da autorresponsabilidade das partes e princípio da não autoincriminação. IV- o Superior Tribunal de Justiça vem compreendendo que é possível a utilização de prova emprestada no processo penal, desde que ambas as partes dela tenham ciência e que sobre ela seja possibilitado o exercício do contraditório. Estão corretas as assertivas
		
	
	II e IV, apenas
	 
	II, III e IV, apenas
	
	I, II e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas
	
	I e III, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502899516)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1) Sobre a prova pericial no processo penal, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	a) Pode ser feita por perito não oficial.
	
	e) Estão no rol exemplificativo do CPP
	
	b) Tem sua materialidade instrumentalizada através de laudo pericial.
	 
	d) Sempre tem que ser consideradas como verdadeiras pelo magistrado, já que são provas técnicas.
	
	c) As partes podem apresentar quesitos que serão respondidos pelo perito.
	1a Questão (Ref.:201502734336)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa falsa, quanto a formalidade do mandado de citação:
		
	
	a) Deverá indicar o nome do juiz;
	
	d) Deverá indicar o fim para que é feita a citação;
	
	b) Deverá indicar o nome do querelante nas ações iniciadas por queixa;
	 
	c) Deverá indicar o nome do representante do Ministério Público;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502689096)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV - 2014 - TJ-RJ - Técnico de Atividade Judiciária) Sobre a absolvição sumária, analise os itens a seguir: I ¿ existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; II ¿ fato narrado evidentemente não constituir crime; III ¿ extinção da punibilidade do agente. Trata-se de causa(s) de absolvição sumária do procedimento comum ordinário:
		
	 
	I, II e III.
	
	somente I e II;
	
	somente II;
	
	somente II e III;
	
	somente I e III;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503226621)
	Pontos: 0,1/ 0,1  
	(FCC/2017 - PC-AP - Oficial de Polícia Civil) Considere as seguintes situações: I. Provas de autoria de crime hediondo obtidas mediante interceptação telefônica determinada por Delegado de Polícia. II. Provas de prática de crime obtidas mediante cumprimento, durante o dia, de mandado judicial de busca e apreensão de documentos, executado pela Polícia Civil, no domicílio de parente do autor do crime. III. Provas de prática de crime obtidas no âmbito de investigação penal, mediante quebra de sigilo bancário determinada por ordem judicial. Consideram-se provas ILÍCITAS, inadmissíveis no processo, as referidas APENAS em
		
	
	III.
	
	I e II.
	
	II.
	 
	I.
	
	II e III.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502678204)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC/2010 ¿ TCE/AP ¿ Procurador) Segundo o estabelecido pelo Código de Processo Penal,
		
	 
	o juiz, ao proferir sentença condenatória, fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.
	
	a defesa poderá, no prazo de cinco dias, pedir ao juiz que declare a sentença, sempre que nela houver obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão.
	
	o juiz, sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, somente poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa e aplicar pena mais grave se determinar o aditamento da inicial pelo Ministério Público.
	
	o juiz, nos casos de ação penal de iniciativa pública, não poderá proferir sentença condenatória caso o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.
	
	a intimação da sentença, se o réu estiver preso, será feita a ele pessoalmente ou ao defensor por ele constituído.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503227277)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Delegado de Polícia ¿ AP/2010/FGV) Com relação ao tema citações, assinale a afirmativa incorreta.
		
	
	(D) O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado.
	
	(A) No processo penal o réu que se oculta para não ser citado poderá ser citado por hora certa na forma estabelecida no Código de Processo Civil.
	
	(C) Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional.
	 
	(B) Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, a citação far-se-á por carta ou qualquer meio hábil de comunicação.
	
	(E) Se o réu estiver preso, será pessoalmente citado.
	1a Questão (Ref.:201502882823)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Complete a lacuna de forma CORRETA. Os trabalhos do júri só serão instalados quando comparecerem, pelo menos, ___ jurados.
		
	
	21 (vinte e um).
	
	25 (vinte e cinco)
	
	18 (dezoito).
	
	10 (dez).
	 
	15 (quinze).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503042002)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Por procedimento, são possíveis quantas testemunhas, por parte:
		
	
	d) Ordinário 8, sumário 5, sumaríssimo 5.
	
	a) Ordinário 8, sumário 10, sumaríssimo 7.
	
	b) Ordinário 4, sumário 8, sumaríssimo 12.
	
	e) Ordinário 6, sumário 3, sumaríssimo 3.
	 
	c) Ordinário 8, sumário 5, sumaríssimo 3.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502882812)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Podemos dizer que a pronúncia acarretará os determinados efeitos, EXCETO:
		
	 
	a inserção do nome do réu no rol dos culpados.
	
	a abertura de prazo de 05 (cinco) dias para o Ministério Público apresentar o rol de testemunhas.
	
	a interrupção da prescrição da pretensão punitiva.
	
	a limitação das teses de acusação no plenário do júri.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503152469)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MPE/CE/Promotor de Justiça/2009) Com relação às regras de provas do Código de Processo Penal, pode-se afirmar:
		
	
	b) na inquirição das testemunhas as perguntas das partes serão feitas por intermédio do juiz.
	 
	a) adotou a teoria ¿dos frutos da árvore envenenada¿ e a teoria da ¿fonte independente¿.
	
	d) a busca domiciliar, por ser medida de natureza cautelar, só se justifica quando fundadas razões a autorizarem e, se realizada para prender pessoas condenadas, poderá ser feita em qualquer momento.
	
	c) se a infração deixar vestígios, a falta de exame de corpo de delito poderá ser suprida pela confissão do acusado.
	
	e) o juiz poderá ordenar, somente quando iniciada a ação penal, a produção antecipada de provas urgentes e relevantes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503123956)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No que concerne aos atos processuais, o ato do juiz que rejeita a denúncia possui natureza jurídica de:
		
	 
	d) ( ) decisão interlocutória mista terminativa
	
	b) ( ) sentenças.
	
	c) ( ) decisão interlocutórias simples.
	 
	e) ( ) despacho
	
	a) ( ) decisão interlocutória mista não terminativa
	
	
	1a Questão (Ref.:201502718351)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em vara privativa de crimes dolosos contra a vida, com imputação de crime de tentativa de homicídio (sem lesões corporais), em conexão com furto, os jurados respondem negativamente ao quesito: ¿O réu deu início a um crime que não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do acusado, qual seja, erro de pontaria?¿. Analise as assertivas abaixo e responda: I. Restará prejudicado o quesito genérico de absolvição, sem que isso repercuta em nulidade absoluta por falta de votação de quesito obrigatório; II. O juiz presidente formulará quesito sobre o crime que escapa da competência do júri e, definida a infração por votação do conselho de sentença, caberá ao magistrado julgá-la em conjunto com o crime conexo; III. Conforme prevê o CPP, antes de proferir sentença, o juiz presidente verificará a aplicabilidade dos institutos despenalizadores da Lei nº 9.099/95; IV. O crime conexo de furto não será mais objeto de deliberação pelos jurados.
		
	
	Somente as assertivas II, III e IV são corretas;
	
	Todas as assertivas são corretas;
	
	Apenas as assertivas I, II e III são corretas;
	
	Somente a assertiva III é correta;
	 
	Apenas as assertivas I, III e IV são corretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502708468)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VUNESP/2010 ¿ MPE/SP Promotor) No que diz respeito ao procedimento dos processos de competência do Tribunal do Júri, assinale a alternativa que traz, respectivamente, os recursos cabíveis contra as decisões de rejeição da denúncia, de impronúncia, de pronúncia e de absolvição sumária.
		
	
	Recurso em sentido estrito; apelação; apelação; apelação.
	 
	Recurso em sentido estrito; apelação; recurso em sentido estrito; apelação.
	
	Apelação; recurso em sentido estrito; apelação; recurso em sentido estrito.
	
	Recurso em sentido estrito; recurso em sentido estrito; recurso em sentido estrito; apelação.
	
	Apelação; apelação; apelação; recurso em sentido estrito.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503111520)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Embora elencado(a) entre os meios de prova, o único meio de obtenção de prova disciplinado pelo CPP é:
		
	
	a testemunha.
	
	a confissão.
	
	o exame de corpo de delito e perícias em geral.
	 
	a busca e apreensão.
	
	a interceptação das comunicações telefônicas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503041993)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O exame de corpo e delito e outras perícias serão realizados por:
		
	
	c) Dois peritos oficiais.
	
	a) Perito oficial e, na sua falta, por duas pessoas idôneas, ainda que não portadoras de diploma de curso superior.
	 
	b) Perito oficial portador de diploma de curso superior.
	
	e) Perito oficial e, na sua falta, por pessoa idônea portadora de diploma de curso superior.
	
	d) Peritooficial, ainda que não portador de diploma de curso superior.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503163378)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV-OAB-XX-2016). Guilherme foi denunciado pela prática de um crime de lesão corporal seguida de morte. Após o recebimento da denúncia, Guilherme é devidamente citado. Em conversa com sua defesa técnica, Guilherme apresenta prova inequívoca de que agiu em estado de necessidade. Diante da situação narrada, o advogado de Guilherme, em resposta à acusação, deverá requerer a
		
	
	e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
	 
	b) absolvição sumária do réu, que fará coisa julgada material.
	
	c) absolvição imprópria do réu, que fará coisa julgada material.
	
	a) rejeição de denúncia, que fará coisa julgada material.
	
	d) impronúncia do acusado, que não faz coisa julgada material.

Continue navegando