Buscar

Evolução do celular

Prévia do material em texto

Evolução do celular
Bianca Natiele S.M Gheno
Ru: 1298273
Polo: Toledo-PR
	Todo mundo tem um aparelho móvel de telefone, mas ninguém sabe como aconteceu a evolução do celular. 	Do telefone que mais parecia um fixo sem fio ao tijolão até telefone inteligente compacto, os celulares passaram por uma verdadeira transformação desde a sua criação até sua popularização.
 Evolução dos celulares.
	Se hoje podemos utilizar a internet, trocar mensagens instantâneas, jogar, tirar fotos online e compartilhá-las com amigos, ler e editar textos, criar vídeos e personalizar o smartphone a nosso gosto e vontade, os primeiros celulares tinham apenas o objetivo de tentar estabelecer uma ligação telefônica em um aparelho que pudesse ser movido de um lugar a outro e não estivesse conectada a nenhuma base.
	O sonho começou em meados da década de 1940, criar um aparelho que permitisse com que as pessoas pudessem dialogar em qualquer lugar, mas que não fosse um rádio. A teoria era muito bonita, porém a prática era quase inacreditável.
	Quase trinta anos, em 1973 o sonho se tornou verdade, Marty Cooper, um engenheiro da Motorola conseguiu ligar das ruas de Nova York através de um celular a um concorrente chamado Joel Engel, da empresa Bell Labs.
	Dez anos depois o primeiro aparelho telefone celular começou a ser vendido, o histórico Motorola DynaTac, pesava quase 800 gramas e custava 4 mil dólares (que convertidos em moeda atual dariam o valor aproximado de 10 mil dólares).
	Com esse aparelho era possível fazer ligação de até uma hora e após esse tempo era necessário realizar a recarga do aparelho por 8 horas em modo standby. Esse aparelho era muito parecido aos modelos de telefone fixo sem fio que caíram no gosto popular na década de 90.
	 Foi na chegada da última década do século XX que surgiu o famoso “tijolão”. O aparelho era bastante inovador sendo um update do DynaTac, seu nome oficial era MicroTac 9800X.
 MicroTac 9800X.
	 Ele era o mais leve da época, pesando menos de 400 gramas e tendo apenas 22 centímetros. Além disso, ele possuía uma antena retrátil, abertura em flip, teclas avulsas e visor avermelhado param se identificar para qual número estava sendo realizada a ligação.
	Em 1994 foi criado um modelo que é considerado como o primeiro telefone inteligente ou smartphone, apesar de ser muito potente, ele era inovador, possuía seu próprio sistema operacional, permitia à escrita de e-mails, faxes, a realização de ligações telefônicas e envio de mensagens de Pager. Sua tela era em touchscreen e ele vinha acompanhado de uma “caneta” para utilização.
O primeiro smartphone.
	Esse aparelho era a IBM Simon Personal Communicator, criado pela IBM em parceria com a Mitsubishi.
	Apesar da extrema funcionalidade, ele não vingou, em 1997 deixou de ser fabricado e vendido.
	No ano de 1996 foi cheio de novidades, o Startac,celular compacto, de bolsa, foi lançado pela Motorola e ganhou o gosto popular, além de charmoso, ele tinha vibracall. No mesmo ano, o Hagenuk MT-200 foi lançado, ele foi o primeiro celular que teve jogo (uma versão do Tetris) e com antena embutida.
	O ano seguinte foi marcado pelo lançamento do primeiro celular que permitia acesso à internet via Wap, era o Nokia 7110. Em 1999 foi lançado o primeiro modelo com câmera digital e tela colorida o J-Sho 4 foi desenvolvido pela Sharp.
Primeiro modelo com câmera digital J-Sho 4.
	Nisto, a evolução do celular recebeu um passo muito importante, logo no início dos anos 2000 foi lançado o primeiro celular com teclado Qwerty, o primeiro Blackberry (Quark ou 6210) é considerado como um dos pais do smartphone e fez muito sucesso entre os executivos.
	Já em 2003, o Palm Treo 600 possuía função de calendário, câmera e leitura de MP3, mas foi a Nokia 1100 aquele do jogo da cobrinha, com teclas brancas, sem antena, com lanterna e muito barato que fez a fama.
	Dois anos depois, a Nokia lançou um modelo que era bastante sofisticado, era o N70, com duas câmeras (uma de 2MP), sintonizador de rádio FM, tocador de áudio, imagem nítida.
Nokia N 70.
	Em 2007 a Apple lançou o celular que revolucionou a forma de se usar a tecnologia móvel, era o primeiro iphone a ideia era a mesma empregada atualmente nos modelos de smartphone do mercado , um celular que tem as funções básicas de telefonia te mantém conectado, permite registros diversos e ainda serve de rádio.
	O Android, um dos sistemas operacionais mais utilizados pelos usuários dos smartphones foi lançado no mesmo ano, em um celular pouco conhecido, o HTC Dream, o sistema operacional seguia a padronização Linux.
HTC Dream G1.
	Após essa data os smartphones foram sofrendo sua evolução própria, agregando conteúdo e funcionalidades diversas: 3G, 4G, wi-fi, infravermelho (mais tarde substituído pelo bluetooth), GPS, câmeras de melhor definição, telas de retina, cartão de memória, um chip, dois chips, três chips, etc.
	No ano de 2009 a LG causou outra revolução lançando no mercado um smartwatch (relógio inteligente), ele pode acessar a internet, atender a comandos por voz, realizar videochamadas e muito mais. 	Atualmente, outras marcas aderiram à ideia e estão projetando seus próprios modelos.
Smartwatch (Relógio inteligente).
	A evolução do celular não para e causa uma verdadeira revolução na vida dos adeptos da tecnologia, e pelo visto continuará evoluindo cada vez mais.Smartphones de 2017.

Continue navegando