Buscar

Questões Tributário AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTACIO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
______________________________________________________________________
DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
PROFESSORA JOSIANE BECKER
JULIANA M. F. ROSA
MATRICULA 201802145818
SIDNEY ALEXANDRE DA SILVA
201703139429
9 PERÍODO
QUESTÕES - TRABALHO AV2
1. No que se diz respeito a “Competência Tributária” e quanto a sua classificação, analise as questões a seguir e assinale a alternativa que corresponde a veracidade ao tema, justificando a que se apresentar incorreta.
a) A competência privativa é passível de delegação, incluindo-se o pode que esta tem para criar outros tributos diversos dos impostos.
b) A competência que está relacionada as taxas, às contribuições de melhoria e às contribuições previdenciárias dos servidores públicos – os chamados “tributos vinculados” - é a chamada competência comum, sendo em cada caso, estipulado a definição das taxas pela aferição constitucional das competências administrativas.
c) O imposto inominado, ou ‘imposto novo’, deverá ser instituído por lei complementar, pela União, obedecendo-lhe a duas limitações: (I) a proibição de coincidência entre o seu fato gerador ou a sua base de cálculo para outro imposto e ainda (II) o respeito o princípio da não cumulatividade.
d) Na iminência, ou caso de guerra externa, a União, poderá instituir, temporariamente, impostos extraordinários compreendidos ou não entre os referidos nesta Lei, suprimindo-os, gradativamente, no prazo máximo de 10 anos, contados da celebração da paz.
Comentário: A questão julga-se incorreta de acordo com o que se estabelece expressamente no artigo 76 do CTN. Instituído como competência extraordinária, podendo ser criado por Lei Complementar ou Medida Provisória.
2. A decadência e a prescrição são causas que extinguem o crédito tributário, conforme a literalidade do Código Tributário Nacional. Com efeito, extinto estará o crédito tributário, se o Fisco deixar de realizar o lançamento dentro do prazo que lhe é ofertado pela lei, ou deixar de propor a execução fiscal em prazo que também lhe é oponível. Quanto a prescrição e decadência, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falsa, justificando as alternativas que apresentarem-se incorretas.
a) (V) A decadência pode ser assim caracterizada no direito tributário como “a paz social”, a estabilidade das relações jurídicas e até mesmo como segurança jurídica, uma vez que as coisas não podem se arrastar pode prazo indefinido.
b) (V) A decadência é uma forma extintiva de direito subjetivo, constante numa relação jurídica, de direito substancial, substantivo e material.
c) (F) A decadência e a prescrição não podem ter seus prazos interrompidos ou suspensos, podendo ser reconhecidas de ofício pelo juiz. 
Comentário: Conforme estabelece o artigo 174 § único, I ao IV do CTN que diz: “A ação para a cobrança de crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva. Paragrafo único: A prescrição se interrompe: I – pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal, II – pelo protesto judicial, III – por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor, IV – por qualquer ato inequívoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do débito pelo devedor.
d) (F) Se aplicam as disposições do Código Tributário Nacional, afetas à decadência e a prescrição no que se refere ao FGTS.
Comentário: Os direitos a prescrição e decadência quanto aos pagamentos do FGTS, são de natureza trabalhista e social, sendo um direito do trabalhador, garantido pelo Estado, caracterizando vínculo jurídico com o Direito do Trabalho via depósito do FGTS, podendo ser revisto com base em entendimentos jurisprudenciais e reconhecimento pelo STF, reconhecendo o prazo prescricional relativo a cobrança judicial dos valores devidos, pelos empregados e pelos tomadores de serviço ao FGTS. 
3. Assinale a alternativa que corresponde a questão correta:
I. A contribuição não pode ser considerada “taxa”, por não remunerar serviços cobrados ou disponibilizados aos contribuintes.
II. As contribuições são características comuns aos empréstimos compulsórios e as contribuições especiais, possuindo vinculação da receita.
III. As contribuições são espécies autônomas de tributo, avocando os princípios constitucionais tributários, devendo estas contribuições serem instituídas por lei ordinária, conforme preceitua o princípio da legalidade.
Sendo assim, afirma-se:
a) Somente a I está correta.
b) Somente a II e a III estão corretas.
c) Somente a III está correta.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
Trabalho de Direito Financeiro e Tributário I 		Juliana Mello – julianamf.rosa@gmail.com

Outros materiais