Buscar

SIMULADOS DE GERIATRIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201407317212)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Muitos foram os avanços no campo da saúde do idoso no Brasil nos últimos anos. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
I O envelhecimento populacional foi uma conquista do século XX, entretanto é um grande desafio social para o nosso país.
II A Caderneta do Idoso é um documento importante somente para os profissionais de saúde, pois permite conhecer a história de saúde do idoso.
III A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa considera todo idoso com idade superior a 75 anos e, situação de fragilidade.
IV A equipe de Saúde da Família deve reconhecer os idosos da sua região e propor atividades de educação para promoção da saúde.
 
É correto apenas o que se afirma em:
 
		
	
	I e II
	
	I e III
	 
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	II e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408266847)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No ciclo da vida quem podemos considerar idoso ?
		
	 
	Indivíduos com 60 anos
	
	Indivíduos com 65 anos
	
	Indivíduos com 55 anos
	
	Indivíduos à partir de 70 anos
	
	Indivíduos à partir de 62 anos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408168229)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando:
I. a diminuição das taxas de natalidade.
II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.
III. o aumento da expectativa de vida.
IV. o aumento das taxas de fecundidade.
Estão corretos SOMENTE os itens:
 
		
	
	I e IV.
	
	II e III.
 
	 
	I e III.
	
	II e IV.
	
	I e II.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408293651)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Diante da necessidade de cada vez mais se divulgar esses direitos, o Ministério da Saúde, através da Área Técnica Saúde do Idoso, resolve fazer a reedição do Estatuto do Idoso, visando à sua distribuição a todos os gestores (estaduais, municipais e do Distrito Federal), aos conselhos de direito, às instituições envolvidas com o tema, aos profissionais que atuam na área do envelhecimento, para que cada vez mais tenhamos a certeza de que esses direitos serão observados e respeitados por todos; afinal de contas, somos nós os principais interessados, pois a velhice, longe de ser um problema, é uma conquista e permeia as nossas vidas. Considerando as questões importantes no Estatuto do Idoso, avalie as afirmativas abaixo:
I- É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco ) anos.
II- a prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde.
III- Incube ao poder público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, orteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
IV- ao idoso internado ou em observação não é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência do idoso sozinho no leito.
V- O cadastramento da população idosa deve ser realizado em base territorial, apenas se apresentar doenças.
É correto o que se afirma na alternativa:
		
	 
	II e III apenas
	
	II e IV apenas
	
	II apenas
	
	II, III e V
	
	III apenas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408233656)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento é um processo natural, dinâmico, progressivo e irreversível, que provoca alterações orgânicas. Sobre os termos autonomia e capacidade funcional que se relacionam com o envelhecimento, marque a alternativa correta.
		
	
	A capacidade funcional é a capacidade de determinar e executar suas próprias vontades;
	
	O termo autonomia relaciona-se a todo idoso que chega aos 60 anos capaz de decidir sobre sua vida, trabalho, lazer e convívio social.
	
	A autonomia é a perda ou alteração da estrutura ou função sejam elas psicológicas ou fisiológicas;
	
	Autonomia e capacidade são termos de significados iguais, podem ser empregados como sinônimos.
	 
	A capacidade funcional é definida pela ausência de dificuldades no desempenho de certos gestos e de certas atividades da vida cotidiana;
	
	
	1a Questão (Ref.:201408226852)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos fatores que interferem no estado nutricional do idoso ou na sua avaliação, assinale a opção correta.
		
	
	Nas pessoas idosas, o fluxo salivar encontra-se aumentado, em função do aumento da espessura do epitélio bucal, o que pode provocar sensação de ardor e perda de apetite.
	
	Má absorção e má digestão são características normais do envelhecimento. Disso decorre a maior prevalência de casos de diarreia do que de constipação intestinal entre os idosos.
	 
	O índice de massa corporal deve ser empregado para determinar o diagnóstico nutricional do idoso. Entretanto, é a aferição da altura do joelho que é recomendada para estimativa da estatura, uma vez que o encurtamento dos discos intervertebrais reduz a acurácia do estadiômetro.
	
	A menopausa provoca aumento do tecido adiposo. No decorrer da sua vida, a mulher perde 40% do cálcio dos ossos, aproximadamente metade nos primeiros cinco anos após a menopausa.
	
	A avaliação nutricional subjetiva global não deve ser aplicada, pois, em seu modelo, não se leva em conta parâmetros importantes para avaliação do idoso, como capacidade funcional e ingestão alimentar.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407977068)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A saúde e a qualidade de vida dos idosos, mais que em outros grupos etários, sofrem influência de múltiplos fatores: físicos, psicológicos, sociais e culturais, de tal forma que avaliar e promover a saúde do idoso significa considerar variáveis de distintos campos do saber, numa atuação interdisciplinar e multidimensional. Diante dessa afirmação, analise as alternativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	e)O envelhecimento saudável e inativo é o grande objetivo nesse processo
	 
	b)O maior desafio na atenção à pessoa idosa é contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, ela possa redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível.
	
	c)A redução do número de traumas nos idosos é outro aspecto que tem chamado a atenção dos gestores em saúde, visto que, além dos agravos decorrentes desse incidente, se somam as doenças degenerativas, comuns nessa faixa etária e que comprometem a recuperação e a reinserção desse segmento na comunidade.
	
	d)É função das políticas de saúde dificultar para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível.
	
	a)A ideia de que a velhice é dominada pela doença sempre se mostra como realidade, pois, mesmo existindo perdas, tanto no nível biológico como econômico, social e psicológico, a manutenção das atividades e do engajamento social e familiar não favorece o envelhecimento saudável.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408233664)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As demências na terceira idade são declínio persistente, de natureza usualmente crônica, do funcionamento cognitivo e/ou do comportamento de intensidade suficiente para interferir com o desempenho em atividades profissionais ou sociais. Sobre esse assunto analise as alternativas abaixo:
I- Envolve sintomas de orientação temporal e espacial, atenção, raciocínio lógico, capacidade de leitura e cálculo, além de pensamento abstratos.
II- O comprometimento do sistema nervoso pode ser classificadas em primário ou neurodegenerativo e secundário.
III-Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e câncer são alguns exemplos dessas doenças.
IV- A doença de Alzheimer é associada a com destruição de tecido cerebral quese caracteriza por manifestações comportamentais.
Marque a sequência correta que relaciona as opções como Certas ( C) ou Erradas (E):
		
	
	I-C, II-C, III-C e IV-E
	 
	I-E, II-E, III-C e IV-C
	 
	I-C, II-C, III-E e IV-C
	
	I-C, II-E, III-C e IV-C
	
	I-E, II-E, III-E e IV-C
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407391634)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O quadro clínico da Doença de Alzheimer está dividido em 3 etapas. É correto apenas o que se afirma em: I- A Fase avançada é caracterizada por deterioração mais acentuada dos déficits de memória e pelo aparecimento de sintomas focais. II- A Fase inicial é caracterizada por sintomas vagos e confusos, que se desenvolvem insidiosamente. III- Na Fase intermediáia todas as funções cognitivas estão gravemente comprometidas, havendo até mesmo, dificuldades para reconhecer faces e espaços familiares.
		
	 
	Apenas a alternativa II está correta
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas as alternativa II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas as I e III estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407321352)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As alterações fisiológicas do processo de envelhecimento podem incluir manifestações do sistema gastro-intestinal, cardiovascular, neurológico, renal, entre outros. Assinale a alternativa correta, com base nas alterações do sistema gastro-intestinal:
I) A disfagia (conceito = boca seca), é uma alteração gastrointestinal comumente manifestada;
II) A sarcopenia é a perda fisiológica (2 a 3%) de massa corporal magra, entre os idosos;
III) As perdas sensoriais podem estar relacionadas também às perdas das papilas gustativas;
IV) A Xerostomia (conceito = diminuição de saliva/ boca seca) pode indiretamente favorecer algum tipo de restrição alimentar por interferir na mastigação e deglutição;
		
	 
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	
	1a Questão (Ref.:201408293657)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A isquemia cerebral transitória (AIT), também chamada de ataque isquêmico transitório (AIT), é um problema neurológico que acontece de repente e passageiramente, provocando sintomas que duram alguns minutos ou horas, após o qual há recuperação total da pessoa acometida. Considerando o conhecimento de AIT, avalie as afirmativas abaixo;
I-A causa mais comum da isquemia cerebral transitória é representada por coágulos de sangue que bloqueiam temporariamente o fluxo de sangue para áreas do coração.
II- Os fatores de risco de menor incidência são: idade avançada, história familiar de casos de acidente vascular cerebral ou doença cardíaca, tabagismo, sedentarismo, diabetes, aumento de colesterol ou triglicérides, doenças ou arritmias cardíacas ou infarto do miocárdio prévios.
III- Geralmente, os sintomas simulam um acidente vascular cerebral.
IV- Mudanças no estilo de vida para uma vida mais saudável não resolvem o problema, sendo assim não são importante do acompanhamento.
V- A complicação clínica mais temível da isquemia cerebral transitória é a sua possível evolução para um acidente vascular cerebral e, evoluindo sempre para a morte.
Assine apenas a alternativa que contém as afirmações corretas:
		
	
	II, III e IV apenas
	
	II apenas
	 
	III apenas
	 
	I e IV apenas
	
	II, III e V
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407798405)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o processo de envelhecimento, as mudanças associadas ao avanço da idade são altamente específicas para cada pessoa, começando em diferentes partes do corpo, em momentos diferentes e, com um ritmo e alterações também diferentes nas células, tecidos e órgãos. Diante do seu conhecimento sobre esses processos de envelhecimento, leia as afirmativas abaixo e escolha a correta
		
	
	O envelhecimento interno é de longe, o menos importante, uma vez que pode levar à falência de órgãos importantes para manutenção da vida. O envelhecimento cutâneo resulta apenas em alterações de aparência, todavia, visíveis e incômodas.
	
	Temperatura: nem o calor nem o frio podem influenciar a velocidade do envelhecimento da pele de maneiras diferentes. As altas temperaturas são responsáveis por desnaturação do DNA e proteínas, enquanto baixas temperaturas dificultam a circulação, induzem ao ressecamento e descamação da pele.
	
	Como as pessoas idosas frequentemente tem problemas crônicos, elas necessitam utilizar menos medicamentos tradicionais adquiridos sem receita médica e receitados que pessoas mais jovens. Na maioria dos países, os idosos de baixa renda têm pouco ou nenhum acesso a subsídios para medicamentos.
	 
	Radiação ultravioleta: é um fator extrínseco e que contribui para o envelhecimento precoce da pele. É um dos aceleradores do envelhecimento mais estudados e comprovados pelos cientistas.
	
	Independente da causa sabe-se que o envelhecimento está vinculado unicamente à quantidade de anos que o indivíduo viveu, mas também a perda de suas funções.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407321357)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A sarcopenia é a perda fisiológica de massa corporal magra, entre os idosos. Diante da análise do ciclo de fragilidade do idoso, destaca-se como conseqüência da sarcopenia.
I) Redução na taxa metabólica basal;
II) Menor força e resistência muscular;
III) Maior volume de oxigênio;
IV) Insulino-resistência.
		
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
 
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408015514)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o texto da antropóloga Yvonne Maggie: Chega o dia da aposentadoria e são inúmeras as pessoas que me falam sobre o medo de não terem mais o que fazer. Faltam apenas dois anos para minha aposentadoria compulsória. Assim, não terei opção. Mas o meu medo não é esse que aflige meus amigos. Meu medo mesmo é o medo do fim, ou melhor, a consciência absoluta de que a vida passa, e há começo, meio e fim. Antes não pensava sobre isso. Na juventude, tendo ficado órfã de mãe aos 12 e de pai aos 15, sem adultos ou mais velhos para me regular, a vida era feita de patamares e o patamar da velhice não existia para mim. Era o patamar dos outros. Os jovens viviam em um patamar distinto, e para sempre. Ando meio desligada. O que sinto parecem emoções de alguém apaixonada, uma sensação de estar simplesmente solta no espaço. Aprendi bem cedo que a coroa do rei não é de ouro nem de prata, eu também já usei e sei que ela é de lata. O poder, as vitórias e as derrotas não me assustam, portanto. Aprendi bem cedo o que é a dor de perder um ente querido. Aprendi, bem mais tarde, a máxima revelada pelo grande antropólogo Roberto Da Matta que, em um de seus artigos do jornal O Globo, citou uma amiga .Envelhecer não é pra mariquinhas! Tem de ser macho. Aguentar o tranco. Saber que não há apelação porque a vida tem começo, meio e fim. Aprendi cedo que a vida é curta, mas nunca ninguém havia me ensinado como é difícil o envelhecimento. Em relação ao processo de envelhecimento analise as assertivas abaixo: I. a diminuição da estatura ocorre exclusivamente pelo processo de perda de cálcio; II. cirurgias, doenças, traumatismos, tensão, sofrimento e angústia ocasionam aumento dos níveis de cortisol e provável inibição do sistema imunológico, desacelerando o processo de envelhecimento; III. as alterações nas fibras colágenas e tecido conjuntivo dificultam o processo de cicatrização IV. a diminuição das glândulas sebáceas e sudoríparas dificultamo processo de termorregulação. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	III e IV
	
	I e III
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e II
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408168230)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O aumento da expectativa de vida, somado à diminuição da taxa de natalidade, trouxe um aumento da população idosa em todo o mundo. No referente à política de saúde do idoso, julgue os itens que se seguem, marcando V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.
(  ) Os idosos tornam-se mais vulneráveis à violência intradomiciliar na medida em que necessitam de maiores cuidados ou apresentam dependência física ou mental.
(  ) Com o estabelecimento do Estatuto do Idoso, os maus-tratos com os idosos passaram a ser considerados violência doméstica, mas ainda são subnotificados.
(  )  São considerados casos de violência contra o idoso: abusos físico, psicológico, sexual e financeiro e negligência.
(  ) Infelizmente, o abandono não pode ser considerado crime e não tem punição prevista, motivo pelo qual observam-se nos hospitais públicos com muita frequência idosos abandonados que sobrecarregam os serviços de assistência social em busca de um abrigo ou instituição para acolhê-los.
Selecione a sequência correta:
		
	
	F, F, F, V
	
	V, V, F, F
	
	F, F, V, V
	 
	V, V, V, F
	 
	V, F, V, F
	
1a Questão (Ref.:201408286929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A gastrite atrófica se caracteriza por:
		
	
	Deficiência de zinco
	
	Aumento de hematócrito e hemoglobina
	 
	Má-absorção da vitamina B 12
	
	Inalterabilidade do fator intrínseco
	
	Aumento de secreção do ácido clorídrico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408253870)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Devido a certas características inerentes ao processo de envelhecimento humano, algumas modificações na dieta poderão ser necessárias para que se atenda a essas especificidades, como por exemplo:
		
	
	Diminuir o número de refeições, reduzir o volume por refeição e usar suplementos nutricionais, obrigatoriamente.
	
	Diminuir o número de refeições, aumentar o volume por refeição e usar suplementos nutricionais, obrigatoriamente.
	
	Aumentar o número de refeições, aumentar o volume por refeição e abrandar as fibras dietéticas por cocção ou por subdivisão.
	 
	Aumentar o número de refeições, reduzir o volume por refeição e usar suplementos nutricionais, obrigatoriamente.
	 
	Aumentar o número de refeições, reduzir o volume por refeição e abrandar as fibras dietéticas por cocção ou por subdivisão.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408247598)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Muitas vezes há necessidade de se utilizar a suplementação de micronutrientes para pacientes idosos. No entanto, altas doses de zinco podem comprometer a absorção de:
		
	
	Magnésio
	
	Selênio
	
	Flúor
	
	Iodo
	 
	Cobre
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408299525)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O adequado estado nutricional ao longo da vida pode ser considerado um dos fatores que determinam a longevidade bem-sucedida. O processo de envelhecimento é associado a diversas alterações fisiológicas, que podem ter importantes implicações sobre o estado nutricional. Sobre avaliação do idoso, leia as alternativas e escolha a correta.
		
	 
	É de suma importância, portanto, a necessidade de detectar os indivíduos em risco nutricional, pois assim se torna possível realizar intervenção nutricional secundária.
	
	Quando se fala em avaliação geriátrica, a avaliação do estado nutricional é um dos itens menos importantes, uma vez que a detecção precoce de desnutrição tem relação estreita com a morbimortalidade.
	
	A diminuição do IMC com o avançar da idade pode ser atribuída à redução da massa muscular corporal e à diminuição da quantidade de gordura corporal, que tende a diminuir depois dos 20 anos.
	 
	A utilização do IMC em idosos apresenta controvérsias em função do decréscimo de estatura, acúmulo de tecido adiposo, redução da massa corporal magra e diminuição da quantidade de água no organismo.
	
	A avaliação nutricional do idoso é igual aos demais grupos populacionais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408296385)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	É comum no envelhecimento o idoso apresentar desidratação, que se relaciona com as seguintes causas básicas: a utilização de medicamentos que induzem ao aumento do volume urinário diário, como diuréticos e anti-hipertensivos e a redução na sensibilidade da sede, que provoca maior ressecamento das mucosas (xerostomia ou boca seca). Diante deste quadro, quais as recomendações de líquidos para idosos?
		
	
	1 a 2ml/kcal (água, sucos naturais ou industrializados e gelatina).
	
	1 a 1,5ml/kcal (água, suco industrializado e água de côco)
	
	1 a 1,5 ml/kcal (água, suco natural ou industrializado e chás calmante)
	 
	1 a 1,5ml/kcal (água, chás calmante e sucos naturais)
	 
	1 a 2ml/kcal (água, água de côco e chás).

Continue navegando