Buscar

Revisão de Direito: Lógica, Tipologia Textual e Estruturas Linguísticas

Prévia do material em texto

Estácio
Professora: Rita Rosa Curso de Direito Aluno (a): 
REVISÃO PARA AV2
	
	
	Julgue os itens em (V) Verdadeiros ou (F) Falsos:
( ) A lógica formal de raciocínio argumentativo é competência do juiz, que deve aplicá-la aos conhecimentos da vida cotidiana, sem ponderações razoáveis.
( ) Na perspectiva Perelminiana, o conhecimento possui uma dimensão dialética o que permite ao argumentador elaborar teses que privilegiam fatores sociais.
( ) Na narrativa jurídica, a repetição da nomenclatura autor e réu faz-se necessária à clareza no texto.
( ) A estrutura da narrativa é uma sequência de fatos relacionados entre si de forma coerente, em que há uma ordem temporal e causal.
( ) Considerando as características que distinguem narração e argumentação, podemos afirmar que, na narração simples, cada fato representa uma informação que compõe a história da lide a ser conhecida no processo.
( ) Na argumentação, o recurso à autoridade polifônica permite ao locutor fundamentar opinião com embasamento de terceiros.
( ) Na argumentação, o recurso à autoridade polifônica permite ao locutor garantia no processo de convencimento, por ser um argumento irrefutável.
( ) O método dedutivo formula-se pelo silogismo e apresenta três proposições: premissa maior, premissa menor e conclusão; de tal modo que a conclusão decorre de maneira lógica das duas premissas anteriores.
Sabemos que em um texto podem coexistir mais de uma tipologia, entretanto uma predominará. Para reconhecê-la, é importante identificar o objetivo do texto. Leia o trecho e marque a tipologia nele predominante: “Marta e Ana estavam andando pela rua, quando foram abordadas por um policial, que as confundiu com duas fugitivas de um assalto. O policial solicitou que as mulheres mostrassem os documentos e revistou as bolsas das mesmas. Como nada suspeito foi encontrado, elas foram liberadas e o policial desculpou-se. As mulheres declaram que se sentiram ofendidas.”
 	a- Injunção.
b- Narração.
c- Exposição.
 d- Descrição.
 e-Argumentação.
3-	Quanto ao recurso de autoridade polifônica, na argumentação, cite alguns recursos que o locutor pode adotar.
R: 
	
2- 
	Em qualquer discurso, é importante que o falante tenha a capacidade de adequar seu modo de falar (e escrever) ao assunto, ao ambiente, ao ouvinte etc. Considere essa afirmação e indique as ALTERNATIVAS INADEQUADAS.
	
	A
	
	 O estagiário telefonou falou para o chefe: “E ai, camarada, posso sair para o lanche?”
	B
	
	 Um advogado, tomando chope com um amigo em um bar, diz-lhe: - Pode me passar o sal?”
	C
	
	 Num velório, uma pessoa, ao cumprimentar a viúva, diz: - É extremamente doloroso, para mim, saber que seu marido faleceu.
	D
	
	 Um advogado, num tribunal de júri, diz: - O depoimento da testemunha vai de encontro aos fatos ocorridos.
	E
	
	 Um advogado, num tribunal de júri, diz: - É evidente que a testemunha está mentindo com a cara mais lavada.
	
	
	
5- Analise a narrativa abaixo e identifique a opção errada:
 O caso ocorreu em Samambaia, no Distrito Federal, no ano de 2015. Um homem de 52 anos, mecânico de automóveis, casado com uma professora, que estava desempregada, estava com muitas dívidas e não conseguia pagá-las. É importante mencionar, que a mulher do homem já tinha contraído vários empréstimos, com o objetivo de ajudar saudar as dívidas do marido, mas mesmo assim, as dívidas continuavam e a família não conseguia organizar-se financeiramente. Em decorrência da grave situação, o mecânico caiu em depressão e pensava em tirar a própria vida. Mas, subitamente encheu-se de esperança, ao passar em frente a uma lotérica, na rua onde trabalhava. Fez um jogo e naquela noite, não dormiu, com esperanças de ganhar o prêmio, que estava acumulado. Para a surpresa do mecânico, ao conferir os números sorteados, teve a grata surpresa de verificar que tinha sido o único ganhador do prêmio. O mecânico, logo esqueceu do trabalho e correu para casa, quando foi brutalmente atingido por um ônibus, ao atravessar a rua sem olhar, falecendo no local.
	
	A
	
	Trata-se de uma narrativa simples.
	B
	
	A narrativa se apresenta em ordem alinear.
	C
	
	A sequência cronológica dos fatos não é observada.
	D
	
	O texto apresenta uma argumentação em defesa dos direitos de Marcela.
	E
	
	O texto trata de uma narrativa valorada.
6-	Apresente uma pequena explicação para cada tipo de estrutura linguística.
a-	Causa e efeito:
b-	Oposição:
c-	Oposição restritiva:
d-	Senso comum:
e-	Analogia:
f-	Prova:
g-	Autoridade:
Pró-tese:
7- Questão sobre silogismo.
Pergunta: Todos os moradores da favela são sofredores. Pedro é morador da favela, logo:
Pedro é sofredor, sendo que essa é premissa menor do silogismo apresentado.
Pedro não é morador da favela, sendo essa uma premissa negativa, que concluímos do silogismo apresentado.
Pedro é sofredor, sendo essa a premissa maior do silogismo jurídico apresentado.
Pedro é sofredor, sendo essa a conclusão do silogismo apresentado.
Nenhuma das respostas acima.

Continue navegando