Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

O que é container?
O Container é, primordialmente, uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante.
O container é identificado com marcas do proprietário e local de registro, número, tamanho, tipo, bem como definição de espaço e peso máximo que pode comportar etc.
As unidades de medidas utilizadas para a padronização das dimensões dos containers são pés (') e polegadas (").
Quanto aos tipos, podem variar de totalmente fechados a totalmente abertos, passando pelos containers com capacidade para controle de temperatura e tanques. As capacidades volumétricas dos containers são medidas em metros cúbicos (m3) ou pés cúbicos. Quanto à capacidade em peso, são definidos em quilogramas e libras (medida inglesa).
Tipos de container
Os principais tipos de container são:
Open Top - É um container aberto em cima, ou fechado apenas com uma lona removível por ocasião do enchimento ou desenchimento do mesmo. Esses containers são construídos especialmente para atender ao transporte de mercadorias que só podem ser acomodadas (ovadas) pela parte de cima; normalmente, essas mercadorias são içadas através de pontes-rolantes.
Tank - Container-tanque, construído para o transporte de granel, especialmente líquido. Embora a capacidade do tanque construído dentro do container possa variar de volume, sua armação (frame) obedece às dimensões ISO.
Collapsible - Containers desmontáveis. Construídos para facilitar o seu transporte quando vazios. Uma vez desmontados, cinco unidades modulares desses containers perfazem ou ocupam o espaço de uma.
Livestock - Containers para o transporte de animais vivos, também conhecidos como gaiolas ou jaulas.
Ventilated - Container ventilado, próprio para o transporte de mercadorias que necessitam ventilação.
Reefer - Refrigerado. Esse container possui um gerador que mantém a mercadoria constantemente em baixa temperatura. Normalmente esse gerador funciona tanto a combustível (óleo diesel) como eletricidade. Durante o transporte, no navio, ele funciona à eletricidade, sendo ligado à força do navio, através de tomadas; quando em operação de embarque ou desembarque, funciona com seu motor a combustível. (N.E.: deixou de ser mencionado pelo autor um tipo de conteiner reefer que utilizava gás refrigerante bombeado para seu interior por sistemas externos do navio ou terminal, e que depois caiu em desuso).
Porque uma solução em container e não em alvenaria?
​
Primeiramente é necessário entender que a casa container ou a loja container, por exemplo, não são concorrentes das tradicionais casas ou lojas de alvenaria ou qualquer outro tipo de construção permanente, apesar da aplicação ser a mesma, são produtos distintos pela forma e benefício concedido por este tipo de arquitetura. Construção com container é para atender um determinado tipo de pessoas e/ ou empresários que visam risco reduzido, flexibilidade para mobilizar e fazer novas customizações.
 
Além de contribuir para o meio-ambiente, não onera o bem que é mais valorizado a cada dia que passa: O TERRENO.  Fazer uma construção em alvenaria requer uma quantia alta de dinheiro. Fazer uma reforma, ampliação ou adaptação da alvenaria requer quantias altas também. Para se desfazer da alvenaria antiga para fazer outra é um gasto enorme para desmanchar e descartar os materiais. Soluções em container não alteram as características físicas do terreno, permitindo uma rápida desmobilização com possibilidade de revenda dos módulos e dos containers já sem uso e o mais importante: seu terreno estará livre para um empreendimento de valor agregado expressivo, mas no momento certo. 
 
Uma solução em contêiner, é como estar investindo em um equipamento, não em um imobilizado (no aspecto construtivo). O CUB da construção em contêiner pode representar 50% da construção tradicional e se um dia você quiser vender, terá que achar alguém interessado pela sua casa e sua localização. Já a construção em container, pode ser enviada para qualquer lugar. O comprador irá escolher o ponto.
O container enferruja e apodrece caso não seja pintado?
​
O container tem uma aplicação natural contra salinidade além de ser utilizado ligas de aço especiais (aço corten), no entanto, uma nova pintura ou tratamento de ferrugem e de oxidação, deve ser realizado. Note que oxidação é comum para um container mesmo em uso no comércio internacional, já a ferrugem (processo avançado da oxidação) é encontrada em containers que são deixados de qualquer forma, as vezes antigos, parados ao relento e sem manunteção. O aço corten é uma liga especial utilizado em construções de alta tecnologia, como pontes. Sendo muitas vezes superior ao aço carbono, comum nas construções convencionais.
 
De quaquer forma, assim como na construção tradicional, onde a madeira e o reboco que não recebem uma pintura adequada podem apodrecer com o tempo, com a estrutura do container pode acontecer a mesma coisa. Isto ocorre em função da falta de cuidado nas manutenções comuns a qualquer sistema construtivo.
http://www.brsete.com/#!faq-container/cbdz
http://www.amplacontainers.com.br/site/index.asp?area=curiosidades
http://pt.wikipedia.org/wiki/Container_(transporte)
http://www.novomilenio.inf.br/porto/conteinm.htm
http://portogente.com.br/portopedia/conteineres-78722