Buscar

Resumo introdução- Os Agonautas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAS
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA 2
PROFESSOR: KLEBER SARAIVA
ALUNA: REGINA MS CHAVES		MATRÍCULA: 362924
DATA: 22/09/2014
MALINOWSKI, Bronislaw. Int. In Os Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1976.
As populações costeiras do Pacífico desenvolvem um peculiar sistema de comércio denominado Kula. É importante salientar que o método de pesquisa etnográfica empregado pelo autor para descrever esse ritual trata-se de um relato honesto, diferente de outros que por vezes são manipulados.
Malinowski em seu método adotou recursos que foram fundamentais ao pesquisar os nativos. O antropólogo utilizou fumo para uma aproximação com o nativo, foi morar na aldeia, aprendeu a língua local e começou a participar dos acontecimentos da vida tribal.
É importante que o pesquisador não vá a campo dotado de idéias preconcebidas, por ser prejudicial à pesquisa. A coleta de dados deve ser realizada em todos os fatos, mesmo que pareçam semelhantes ao pesquisador, na totalidade de seus aspectos, de forma exaustiva.
Na vida tribal o pesquisador deve atentar aos comportamentos cotidianos praticados pelos indivíduos de forma individual ou coletiva, os imponderáveis da vida real. Por alguns momentos o pesquisador deve vivenciá-los enquanto pessoa, assim como o autor o fez por vezes durante suas expedições.
Cabe ainda ao etnógrafo o registro de idéias expressas pelo nativo, buscando expor aquilo que ele sente e o que pensa. Para o autor a abordagem se dá essencialmente em três aspectos, os três devem revelar o aprendizado sobre o ponto de vista do nativo.

Outros materiais