Buscar

Aula 01 Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Deu-se aquilo porque Sinha Vitória não conversou um instante com o menino mais velho. Ele nunca tinha ouvido falar em inferno. Estranhou a linguagem de Sinha Terta, pediu informações. Sinha Vitória, distraída, aludiu vagamente a certo lugar ruim demais, e como o filho exigisse uma descrição, encolheu os ombros. O menino foi à sala interrogar o pai, encontrou-o sentado no chão, com as pernas abertas, desenrolando um meia sola. [...] O pequeno afastou-se um pouco, mas ficou por ali rondando e timidamente arriscou a pergunta. Não obteve resposta, voltou à cozinha, foi pendurar-se à saia da mãe: -Como é? Sinha Vitória falou em espetos quentes e fogueiras.- A senhora viu? Aí Sinha Vitória se zangou, achou-o insolente e aplicou-lhe um cocorote. O menino saiu indignado com a injustiça, atravessou o terreiro, escondeu-se debaixo das catingueiras murchas, à beira da lagoa vazia. (Graciliano Ramos. Vidas Secas, capítulo: O menino mais velho.) Através da leitura do trecho acima, do romance Vidas Secas de Graciliano Ramos, percebemos a dificuldade de um filho comunicar-se com seus pais. Ambos, mãe e filho, ficam chateados um com o outro. Qual problema de comunicação podemos reconhecer nesta passagem?
		
	
	
	
	 
	Ruído comunicativo.
	
	
		2.
		Imagine que o chefe do setor em que você trabalha pede para a secretária convocar a todos os funcionários para uma reunião de emergência. A secretária envia então um e-mail informando: "Nosso líder conclama a todos para premente confabulação hoje no auditório ao findar da lida coletiva". Apesar de isento de erros gramaticais, podemos dizer que o e-mail enviado foi ineficiente porque:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	foi inadequado para avisar os funcionários do setor sobre a reunião.
	
	
		3.
		Roman Jakobson é autor da Teoria Clássica da Comunicação. Segundo ele, seis elementos estariam envolvidos no processo de interação humana. Assinale a alternativa que NÃO contenha um desses elementos.
		
	
	
	
	
	
	 
	Meio.
	
	
		4.
		"Prezados senhores, venho por meio desta relatar que estive em seu estabelecimento para a compra do serviço solicitado. Ocorre que houve um problema com as informações pertinentes ao meu pedido, e acabaram por me enviar o que não foi por mim solicitado. Assim, exponho os serviços que serão mantidos..." Nesta introdução de uma carta comercial, temos a presença de um vício, logo na sua abertura. Este vício que se caracteriza pela redundância é chamado de
		
	
	
	
	
	
	
	
	  Pleonasmo
	
	
	
		5.
		Analise as afirmativas apresentadas abaixo e marque a alternativa que apresenta a(s) afirmação (ões) pertinente(s)
I - a comunicação dentro de uma organização deve ser linear e bem estruturada ou seja, clara e objetiva, e levando em conta sempre a norma padrão da língua:
II - atualmente, a comunicação informal é tida como natural e permitida ou cabível em quase todas as situações comunicativas de uma empresa;
III - uma comunicação deve ser bem planejada para que não provoque ruído e a ausência ou deturpação da mensagem;
IV - a linguagem oral, assim como a escrita deve ser informal sempre nas comunicações para que a comunicação aconteça de maneira efetiva.
		
	
	
	
	
	 
	A I E III SÃO CORRETAS.
	
	
		6.
		A partir da visão da linguagem no contexto empresarial, a definição de Ruído Comunicativo está correta, quando
		
	
	
	
	
	
	
	 
	vemos a má interação entre os elementos da comunicação.

Outros materiais