Buscar

gabarito economia monetaria lista cap. 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Explique as 3 funções da moeda em uma economia capitalista.
R: Meio de pagamento- Permite que vendas e compras sejam realizadas em diferentes datas. Tem como função, eliminar as fricções das transações comerciais mais antigas. Divisão do trabalho > Moeda > Trocas indiretas e interdependência;
Unidade de conta- Sua função, existente em todos os contratos da economia, expressa a ideia de que o valor da quantidade de moeda que é capaz de liquidar a dívida estabelecida no contrato, no futuro, tenha a mesma capacidade de compra do presente (momento da assinatura);
Reserva de valor- Reter recursos sem perdas, isto é, possibilita ao detentor da moeda que ele retenha recursos por períodos longos sem que isto tenha qualquer custo.
Que ativos compõem os meios de pagamento? Qual a diferença entre moeda manual e escritural? Quem emite cada tipo?
R: Meios de pagamento consiste em ativos possuídos pelo público que pode ser utilizado para liquidar qualquer compromisso futuro ou à vista. Sendo assim: MP = PMPP + DVbc.
PMPP- papel moeda em poder do público/DVbc - depósitos à vista em bancos comerciais.
O PMPP, também chamado de moeda manual é criado pelo BACEN e representa toda moeda em poder do público. Já, o DVbc, ou moeda escritural é criado pelos bancos comerciais e equivale ao uso dos depósitos bancários como meio de pagamento.
De que forma se dá a criação da moeda escritural pelos bancos comerciais? É correto dizer que o papel dos bancos comerciais é transferir recursos de superavitários para deficitários?
R: A criação é feita pelos bancos comerciais quando são autorizados pelo BACEN a receber depósitos à vista. Dessa forma, quando um indivíduo toma um empréstimo, o banco comercial faz uma operação contábil de criação de depósitos à vista (criação de crédito). Ao conceder crédito, o banco cria meios de pagamentos. Sim, pois ao criar crédito, o banco comercial pegou recursos do superavitário para passar para o deficitário por meio de empréstimo.
Qual o limite para a criação de moeda escritural? Qual o papel da poupança previamente existente?
R: É necessário que haja um índice seguro da relação de reservas técnicas em moeda que um banco possui para atender as operações de saque e os depósitos à vista existentes. Com isso, o montante de depósitos à vista pode ser muito mais que o montante de reservas bancárias em moeda. Para a criação de crédito basta que o BACEN autorize, ou seja, a criação de crédito é uma operação contábil, logo, não precisa de recursos prévios.
Defina encaixes compulsórios, técnicos e voluntários.
R: Encaixes- Bancos realizam para arcar suas responsabilidades com o público.
Compulsórios- Determinados pelo Bacen, representa o percentual de depósitos à vista que o mesmo deve receber como forma de moeda. Tem como objetivo, mostrar ao público que os bancos conseguem saldar seus compromissos;
Técnicos- Depósito que os bancos mantêm em caixa para segurança e liquidez de suas atividades, para que possam ser atendidos os fluxos de retirada de depósitos e eventuais perdas nas câmaras de compensação;
Voluntários- Recursos que podem ser enviados voluntariamente para a câmara de compensação de cheque e visam cobrir eventuais diferenças entre cheques emitidos a favor ou contra os bancos. 
Por que PMPP é menor que PME? 
R: Pois é o BACEN que emite papel-moeda, e nem tudo que é emitido é posto em circulação, ou seja, permanece no caixa do BACEN e, legalmente, não é moeda. A emissão corresponde a um passivo do BACEN, e como nenhuma instituição emite passivo ao seu favor, o papel-moeda pronto a ser lançado como moeda, mas que ainda não foi, é apenas papel e não moeda, logo a quantidade de moeda manual (PMPP) é menor que a de papel-moeda criada pelo BACEN (PME).
Como o encaixe compulsório se relaciona à criação de crédito?
R: O encaixe compulsório tem relação direta com a criação de crédito, pois o mesmo se refere ao percentual de depósitos à vista que o BACEN deve receber em forma de moeda. E o encaixe compulsório é determinado pelo BACEN com intuito de alterar a circulação de moeda de um país, sendo assim, se o governo quer diminuir a circulação, basta aumentar o percentual fazendo com que os bancos tenham dificuldades com as reservas e então dificulta a concessão de crédito. Porém, se quer aumentar a circulação, o Bacen deve diminuir o percentual, pois os bancos terão mais crédito disponível para o público, pois facilitará o aumento de reserva bancária.
O que são operações de redesconto? Qual a diferença entre operações de redesconto e empréstimos? De que forma elas influenciam a criação de crédito?
R: Operações de redesconto ocorre quando um banco pede ajuda ao BACEN, ou seja, quando o BACEN compra títulos de um banco (operação de crédito). O BACEN empresta ao tomador um valor inferior ao do ativo dado em garantia, e ao saldar o empréstimo, o banco deve pagar o valor pleno do ativo. Assim, gera uma diferença entre os dois valores, chamada de taxa de redesconto. Essas operações servem para regular a oferta monetária de um país. Se o a BACEN aumenta a taxa de redesconto, fica mais difícil do banco aumentar sua reserva monetária e assim dificulta a concessão de crédito ao cliente. E caso, o BACEN diminui a taxa de redesconto, o banco é facilitado para conceder crédito, pois fica mais fácil aumentar o volume de reserva monetária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais