Buscar

gabarito economia monetaria lista cap. 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descreva as funções do Banco Central no sistema monetário. 
R: Emissor de papel-moeda e controlador de liquidez- Nesta função, o BACEN tem o monopólio da emissão de papel-moeda e a cunhagem de moedas metálicas. Controla a quantidade de papel-moeda em circulação, ou seja, o tamanho da base monetária, e controla a liquidez da economia através da inibição da criação de moedas dos bancos comerciais;
Banqueiro dos bancos- Responsável pela compensação de cheques, transporta cédulas e moedas metálicas aos bancos, mantém parte das reservas dos bancos. É emprestador de última instância com o intuito de cuidar da saúde do sistema, isto é, concede liquidez através de empréstimo ou redesconto aos bancos comerciais em dificuldades;
Regulador do sistema monetário e financeiro- O BACEN supervisiona os negócios bancários para proteger os depósitos dos clientes e para garantir a solvência de cada banco, e assim evitar crises sistêmicas;
Depositário de reservas internacionais- Deve reter moeda estrangeira para suprir a demanda dos que tem compromisso com o exterior e evitar a escassez de divisas, que eleva a taxa de câmbio. O que explica que, uma boa reserva de divisa dá ao BACEN o poder de controlar a taxa de câmbio. 
O que é o multiplicador monetário? Por que se pode dizer que o BC controla diretamente a base monetária, mas apenas indiretamente os meios de pagamento?
R: É a capacidade que os bancos têm de ampliar a base monetária, emprestado dinheiro e cobrando juros. O multiplicador calcula a quantidade máxima de dinheiro que um depósito inicial pode se expandir em uma dada taxa de reserva. Pois a oferta de moeda é feita pelo BACEN e a demanda pelo público e pelos bancos. O último, busca moeda para manter um bom nível de reservas. E o público procura moeda para transformá-las em meios de pagamento. Sendo assim, a quantidade total de meios de pagamentos é um múltiplo da base monetária, o que explica que quem cria meios de pagamentos são os bancos comerciais e também o BACEN. Meios de pagamento são um múltiplo da base monetária, pois os bancos criam moeda escritural numa quantidade maior que o nível de reservas, pois sabem que os clientes aceitam depósitos à vista como meios de pagamento e que os mesmos não irão sacar seus depósitos ao mesmo tempo. 
Faça a demonstração de como o multiplicador é obtido. Que papel e e d desempenham na criação de meios de pagamento na economia? Como e por quem são determinados? 
R: Multiplicador monetário = MP/B > 0, geralmente > 1;
B= PMPP + Et *DVbc/MP = d
MP= PMPP + DVbc Et/DVbc = e
PMPP= MP - DVbc
B= MP - DVbc + Et (/MP) 
B/MP = 1 - DVbc/MP + Et/MP . DVbc/ DVbc *
B/MP = 1 – d + e . d B = [1 – d(1- e) . MP] MP = B/1 – d(1 – e)
MP= ɑ . B
Logo, tem-se: ɑ = multiplicador
ɑ = 1/1 – d(1 – e) Sɑ/Sd > 0 ; Sɑ/Se < 0
e- É o percentual fixado pelo BACEN de quanto de depositos à vista devem ser recebidos pelo o mesmo, ou seja, quanto maior for o e, menor será o multiplicador , pois se o BACEN decide aumentar as reservas compulsórias dos bancos, menos resrvas bancárias livres eles vão ter e terão mais dificuldades na concessão de crédito.
d- Representa a decisão dos bancos em relação à concessão de crédito, quanto maior for o d, maior será o multiplicador. Isto é, se os bancos adotam políticas de concessão de créditos mais agressivas e se existe tomadores de créditos insatisfeitos, tal politica de aumentar o crédito vai gerar um aumento na quantidade de meios de pagamento.
Mostre pelo multiplicador de que forma o banco central poderia aumentar a concessão de crédito na economia.
R: O BACEN tem o poder de aumentar ou diminuir a quantidade de encaixes compulsórios realizados pelos bancos comerciais. E esse percentual fixado pelo BACEN, representado pelo e, regula a quantidade de depósitos à vista que o BACEN deve receber. Sendo assim, se o BACEN quiser aumentar a concessão de crédito, basta o mesmo diminuir o e, pois dessa forma os bancos comerciais teriam mais reservas livres e estariam mais seguros para conceder crédito ao público.
O que significa um valor de d=0? Neste caso, qual seria o valor de ? Tal valor é o esperado em uma economia como a brasileira? Justifique.
R: d=0 representa que os depósitos à vista dos bancos comerciais é zero, isto é, só existe papel-moeda. Logo, ɑ = 1.

Outros materiais