Buscar

Organizações políticas de saúde resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organizações políticas de saúde
Antes do SUS:
Estavam divididos em 3 categorias a respeito á saúde- os que podiam pagar, os que tinha direito á assistência prestada pelo INAMPS e os não contribuintes que não tinham direto a nenhum tipo de assistência de saúde. 
Como Surgiu o SUS
Movimento sanitário: Nos anos 70 e 80, 
Movimento sanitário: Nos anos 70 e 80 todos que faziam parte da população (médicos, enfermeiras, donas de casa, ...) e que estavam indignados com o sistema de saúde se reuniram para criar um novo sistema público para solucionar os problemas presentes no atendimento prestado á população. 
Todos tem direito a saúde 
1986: 8° conferencia de saúde- primeira conferência com participação popular da história e ajudou a lançar as bases do Sistema Único de Saúde (SUS).
1988: A Constituição Federal instituiu o SUS. A constituição determinou ser dever do estado garantir saúde a todo população.
1990: Lei Orgânica de Saúde (8080/90 e 8742/90) que aprova o funcionamento do sistema. Foi criado para que fossem descritos os papeis institucionais de cada esfera de governo as regras de transferência de recursos – fundo de saúde e outras providencias. 
Políticas de saúde: Visa a construção da saúde como qualidade de vida e direito de todos, por meio da promoção á saúde, incluindo prevenção, diagnóstico rápido, recuperação e reabilitação. Podemos definir políticas públicas como: Conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo estado, com a participação de entes Públicos ou privados, que visam as segurar determinado direito de cidadania Politicas publicas devem ser a expressão pura e genuína do interesse geral da sociedade 
1900: Epidemia de doenças como febre amarela, varíola e peste por falta de saneamento básico.
Oswaldo Cruz, além de ter sido o responsável pela estruturação da saúde pública no Brasil, foi quem saneou o Rio, apesar da oposição da mídia e da manifestação popular, que ficou conhecida como “Revolta da Vacina”.
1904: Lei Federal que obriga a população a se vacinar com isso acontece a revolta da população.
Com a imposição da vacinação obrigatória, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força.
Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem estar social entre os indivíduos.
Não havia um modelo de saúde antes do SUS 
Antes da criação do SUS, na constituição de 1988, a assistência à saúde era ELITISTA
A população menos favorecida, trabalhadores, imigrantes entre outros, eram submetidos a Trabalhos exaustivos, sem carga horária definida e sem tratamento de saúde. 
O modo como o SUS é estruturado é de ocorrência a luta do movimento social conhecido como: reforma sanitária
Evolução do SUS
 2001
1996
1993
1990
1988
 Criado o SUS leis 8080 e 8142 NOB 93 NOB 96 NOAS
NOB se volta mais direta imediatamente para a definição de estratégias e movimentos táticos, que orientam a operacionalidade deste sistema.
NOAS tem o objetivo de colocar em pratica os princípios da integridade, regionalização e hierarquização. Visam o aprimoramento do sistema.
Princípios doutrinários do SUS
Equidade
Integralidade
SUS
Universalidade
Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas
Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação inter-setorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
PACTO 2006
De acordo com esta portaria os municípios e os distritos federal, como gestores dos sistemas locais de saúde, sai responsáveis pelo comprimento dos princípios da atenção básica pela organização e execução das ações em seu território. Foi organizado para responder os desafios da gestão e organização do sistema.
Atenção básica a saúde: Consolidar e qualificar a estratégia da suade como modelo de atenção básica e como centro ordenador das redes de atenção a saúde.
O pacto pela saúde é um conjunto de reformas institucionais pactuado em 3 esferas de gestão (união, estados e municípios) do SUS, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão.
O pacto pela vida reforça no SUS o movimento da gestão publica por resultados, estabelece um conjunto de compromissos sanitários considerados primordiais. Traça estratégias para os problemas prioritários. (atenção a saúde do idoso, câncer de colo de útero e de mama)
O pacto em defesa do SUS expressa os compromissos entre os gestores do sus e com a consolidação do processo da reforma sanitária brasileira e articula as ações que visam qualificar e assegurar o sus como política pública (mostrar a saúde como direito de cidadania)
O pacto de gestão do sus valoriza a relação solidaria entre gestores, definindo as diretrizes e responsabilidades, contribuindo para o fortalecimento da gestão.
Sistemas de Informação em Saúde
Sistemas que instrumentalizam e apoiam a gestão do SUS, em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria. Seu propósito é selecionar dados pertinentes e transforma-los em informações para aqueles que planejam, financiam e avaliam os serviços de saúde. 
1 Sistemas de informações Epidemiológicas: SIM, SINASC, SINAN
2 Sistemas de informações Assistenciais :(produção de serviços) - SIH/SUS e SIA/SUS
3 Sistemas Informação em Saúde /Sistemas de Informações de Gerenciamento: HOSPUB e GIL
4 Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação – SINAN: O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. (Portaria Nº 104 de 25 de janeiro de 2011).
5 Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM. É alimentado pela declaração de óbito. Utilizado para estudos de mortalidade, vigilância de óbitos (infantil, materno, etc).
6 Sistema de Informações Ambulatoriais - SIA/SUS: Oferece aos gestores estaduais e municipais de saúde, em conformidade com as normas do Ministério da Saúde, instrumentos para operacionalização das funções de cadastramento, controle orçamentário, controle e cálculo da produção e para a geração de informações necessárias ao Repasse do Custeio Ambulatorial (RCA). Oferece também informações para o gerenciamento de capacidade instalada e produzida, bem como dos recursos financeiros orçados e repassados aos prestadores de serviços.
7 Sistema de informação sobre Nascidos Vivos – SINASC :É alimentado pela declaração de nascido vivo. Sendo utilizado para o monitoramento da saúde da criança, vigilância à criança de risco.
8 Sistema de Informações Hospitalares - SIH/SUS: O sistema que processa as AIHs, dispõe de informações sobre recursos destinados a cada hospital que integra a rede do SUS, as principais causas de internaçõesno Brasil, a relação dos procedimentos mais frequentes realizados mensalmente em cada hospital, município e estado, a quantidade de leitos existentes para cada especialidade e o tempo médio de permanência do paciente no hospital. Suas informações facilitam as atividades de Controle e Avaliação e Vigilância Epidemiológica em âmbito nacional e estão disponíveis para consulta, através de produtos desenvolvidos pelo DATASUS.
O planejamento é responsabilidade dos entes públicos desenvolvidos de forma articulada, integrada e solidaria entre 3 esferas (federal, estadual e municipal) de governo. O planejamento da saúde requer instrumentos específicos, como definições de diretrizes, objetivos, metas e orçamentos.
O dinheiro utilizado para financiar o sus vem de contribuições e impostos, como: INSS, ICMS, IPI, IPTU,IPVA, ETC.
A Porta de entrada do sus vem por meio da atenção básica sendo ela primeira ou secundaria. Onde a população acaba procurando algum tipo de serviço de saúde, seja, vacinação, pré-natal, acompanhamentos médicos, medicamentos gratuitos ou ate mesmo postos de emergências, cujo papel é atender a comunidade.

Outros materiais