Buscar

AV 2018 DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Parte superior do formulário
			 1a Questão (Ref.: 201703098811)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É uma disciplina pedagógica que integra os cursos de formação de professores. Assume, ainda, o compromisso de discutir a transformação social, a realidade cultural, a política educacional, bem como a permanência dos alunos na escola, buscando práticas pedagógicas que atendam com eficiência a diversidade humana. Estamos nos referindo a:
		
	
	Filosofia
	 
	Didática
	
	Antropologia
	
	Sociologia
	
	Psicologia
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703080612)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir dos anos de 1990, os debates acerca da docência voltam-se para as questões sobre o processo em que o futuro docente deverá contribuir para a formação crítica e emancipada das novas gerações, sem perder de vista também a formação para o trabalho. Isso significa:
		
	
	promover um ensino capaz de contribuir com conhecimentos eurocêntricos.
	
	elevar a escola ao patamar dos debates mais atualizados nas ciências exatas;
	 
	ter consciência e práticas nas diversas instâncias em que a cidadania se materializa democrática, social, solidária, igualitária, intercultural e ambiental;
	
	voltar-se às formações de discentes capazes de inserir-se na sociedade de acordo com interesses do mercado de trabalho;
	
	adquirir uma formação cada vez mais pautada aos interesses da economia neoliberal;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702764309)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na atualidade, o professor deve possuir, ao menos, três competências para que os alunos aprendam.
1) Saber sobre a área que leciona. Isso não quer dizer que o professor deve saber tudo. Professor não é Google. Mas, que deve ser um estudioso em sua área, ser professor pesquisador que é aquele que transforma e se emancipa socialmente; exerce a praxis. 
2) Saber sobre os conteúdos da psicologia que contribuem para entender como funciona a mente dos alunos, como aprendem, partindo de referenciais teóricos, mas, (re) elaborando-os do lugar que ocupa na sociedade, contextualizando o processo de aprendizagem.
3) Saber sobre os conteúdos da didática (relacionamento professor/aluno, métodos de ensino, tendências pedagógicas, planejamento, currículo, entre outros), refletindo sobre os mesmos, buscando respostas permanentemente para sua prática, com autonomia.
Nessa perspectiva, é importante que os professores contribuam para que os alunos saibam:
		
	
	Reproduzir.
	
	Escutar.
	
	Silenciar.
	 
	Pensar.
	
	Memorizar.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703226632)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mafalda é uma menina muito esperta. Ela estuda em uma escola tradicional está preocupada com tudo que vão "meter" na cabeça dela. Este tipo de ensino é considerado por Paulo Freire de educação bancária. Em relação a educação bancária, assinale a alternativa que está em DESACORDO com o pensamento do autor:
		
	
	A educação bancária é aquela que o aluno recebe passivamente as informações do professor, como se fosse um banco, onde são depositados os conhecimentos, sem reflexão.
	
	O educador identifica a autoridade funcional, que lhe compete, com a autoridade do saber, que se antagoniza com a liberdade dos educandos, pois os educandos devem se adaptar às determinações do educador; o educador é o sujeito do processo, enquanto os educandos são meros objetos.
	
	Paulo Freire utilizou este termo para criticar o modelo educacional da escola tradicional. Ao criticar tal modelo, revela que nele o professor é o único que fala e o único que pensa, enquanto o aluno é aquele que apenas recebe as informações (aquilo que o professor fala) e só pode "pensar" a partir daquilo que o professor disse.
	
	Na educação Bancária, o educador é o que sabe e os educandos, os que não sabem; o educador é o que pensa e os educandos, os pensados. O educador é o que diz a palavra e os educandos, os que escutam docilmente; o educador é o que opta e prescreve sua opção e os educandos, os que seguem a prescrição.
	 
	Na perspectiva da educação bancária, o professor ouve seus alunos e media a aprendizagem. Neste sentido, a educação bancária é aquela que os alunos depositam muita confiança no professor e a relação entre eles é de parceria.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702765339)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Compreender a educação escolar como um processo de (re) construção social e formação do ser humano tem por função transformar realidades. Nesse sentido, apresenta-se o planejamento participativo como ferramenta indispensável na operacionalização desse processo porque ele consagra a necessidade de um projeto político pedagógico que contemple as necessidades:
		
	
	dos alunos
	 
	da comunidade escolar
	
	da direção escolar
	
	dos professores
	
	da coordenação pedagógica
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702677663)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um plano de ensino ou de aula, os objetivos específicos devem ser um desdobramento dos objetivos gerais e devem ser construídos com verbos no infinitivo que traduzam comportamentos do aluno. A partir dessas considerações, assinale a ÚNICA alternativa em que o objetivo específico NÃO é um desdobramento do objetivo geral.
		
	
	Objetivo Geral: Proporcionar o desenvolvimento da competência escritora do aluno. Objetivo Específico: Produzir textos do gênero "Conto" com coesão e coerência.
	 
	Objetivo Geral: Refletir sobre a importância do hipertexto durante a leitura de diferentes gêneros discursivos. Objetivo Específico: Acentuar corretamente as palavras do português de acordo com as regras vigentes de acentuação gráfica.
	
	Objetivo Geral: Propor reflexões sobre o papel dos sinais de pontuação. Objetivo Específico: Analisar a força discursiva da exclamação, da interrogação e das aspas.
	
	Objetivo Geral: Proporcionar o desenvolvimento da competência leitura do aluno. Objetivo Específico: Ler e interpretar textos do gênero fábula, identificando a moral da história.
	
	Objetivo Geral: Capacitar o aluno com vistas a utilizar o registro padrão da língua. Objetivo Específico: Escrever textos observando a concordância entre sujeito e verbo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702239820)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando os saberes trabalhados na escola são aqueles considerados válidos pela comunidade escolar, significa dizer que:
		
	
	O ensino não é contextualizado
	 
	Escola e sociedade são indissociadas
	
	Conteúdo e forma não se relacionam
	
	O conteúdo é inquestionável
	
	O conhecimento é fragmentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703053595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Ana e Maria ingressam no curso de Educação Física da Estácio no mesmo semestre, mas já no primeiro período do curso foram reprovadas na disciplina de Bioquímica, e para não atrasar as matérias subsequentes, ambas se matricularam na mesma disciplina no semestre seguinte. Porém, Maria optou em fazer parte da turma de professora diferente daquela que ministrou a disciplina no 1º semestre, enquanto que Ana permaneceu na turma da primeira professora. Certo dia, Ana e Maria se encontraram e conversaram sobre a disciplina, Maria relatou que com a nova professora compreende melhor o assunto ministrado e consegue perfeitamente assimilar o conteúdo. Enquanto que Ana relata que não entende muito o que a professora leciona em sala. Maria então questiona, como pode duas professoras ministrarem a mesma disciplina, mas de maneiras distintas de forma que uma delas consiga trabalhar o conteúdo de forma acessível e outra não favorece o conhecimento necessário". A partir da situação descrita acima, assinale a ÚNICA alternativa correta sobre o processo de formação do professor.
		
	
	Certamente, a segunda docente fez licenciatura, aprendeu e adotou todas as leis de diretrizes e bases da educação em suas aulas.
	
	Certamenteque a professora de Maria é recém-contratada e precisa "mostrar serviço", facilitando a aprovação dos alunos.
	
	Obviamente a primeira docente é mais antiga e, portanto não sabe utilizar recurso audiovisual imprescindível ao entendimento do aluno.
	 
	A resposta pode ser devido a didática e aos processos que levaram na formação de cada professora, resultando no tipo de aula que cada uma dela ministra.
	
	É lógico que a aluna que cursou as duas vezes a disciplina com a mesma professora tem mais chance de dominar o conhecimento do que a aluna que cursou a mesma disciplina com professores diferentes porque assim ela repetiria os assuntos e se condicionaria aos mesmos com o tempo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702847531)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo (Hoffman, 2001) nos ensina que avaliar significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido. Podemos afirmar, corretamente, que são elementos da formação do professor para uma prática de uma avaliação formativa emancipatória.  Marque F (FALSO) ou V (VERDADEIRO) e depois marque a alternativa CORRETA:
(  ) Deve enfatizar a construção do conhecimento e não a transmissão de conteúdos.
(  ) Deve enfatizar a transmissão do conteúdo como verdade absoluta.
(  ) Deve enfatizar o trabalho docente em parceria com o aluno e a pesquisa como princípios educativos.
( ) Deve enfatizar a atividade contínua, progressiva, sistemática, flexível, orientadora da atividade educativa e personalizada, que visa acompanhar o ritmo e desenvolvimento dos alunos.
(  ) Deve enfatizar o educador, que aliena a ignorância, se mantém em posições fixas, invariáveis. Será sempre o que sabe, enquanto os educandos serão os que não sabem.
		
	 
	V F V V F
	
	F F V F V
	
	V V F F V
	
	V V V F F
	
	F F F V V
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703098826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A formação profissional do professor, segundo a perspectiva progressista, implica em:
		
	 
	Uma contínua interpenetração entre teoria e prática, a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática orientada teoricamente
	
	Ater-se somente aos conhecimentos cientificos, desconsiderando os conhecimentos trazidos pelos alunos
	
	Não precisa haver contribuições das ciências auxiliares da Educação e das próprias metodologias específicas.
	
	Torna-se dispensável na formação profissional do professor a articulação com as exigências concretas do ensino.
	
	Não precisa haver relação entre o domínio das bases teórico-científicas e técnicas
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 25/05/2018 até 18/06/2018.
Parte inferior do formulário
 
Parte inferior do formulário

Outros materiais