Buscar

Nucleos BASE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MEDICINA UNESA - ARCOS DA LAPA 
Disciplina: Fisiologia
Professor: Carlos Magno
Resumo: Vias Núcleos da Base
Renan Maia –M2
NÚCLEOS DA BASE
Esquema das Vias, sendo elas 8:GABA
DOPA
GLUTA
Medula Espinhal
Tálamo
Subtálamo
GP Interno/GP Externo
Substancia Nigra
N. Caudado/N. Putamen
CORTÉX CEREBRAL
GP Externo
N. Caudado/N. Putamen
Tálamo
GP Interno
N. Caudado/N. Putamen
CORTÉX CEREBRAL
VIA DIRETA 
Subtálamo
CORTÉX CEREBRAL
VIA INDIRETA
Tálamo
GP Interno
Inicio de movimento:
(DIRETA)Cortéx produz glutamato que estimula a medula espinhal para promover movimento pela VIA CORTICOESPINHAL. Contudo se só houvesse essa via o movimento não seria modulado, dessa forma os núcleos da base participam. O córtex então estimulará o neoestriado em principal na área de n. putamen por meio da VIA CORTICOESTRIATAL liberando glutamato. Essa via excitada age sobre o paleoestriado na área de globo pálido interno INIBINDO pela liberação de GABA pela VIA ESTRIATOPALIDAL. O globo pálido interno inibido não ira agir sobre o TÁLAMO, de forma que esse ficará ativo/excitado promovendo agindo sobre o córtex pela VIA TALAMOCORTICAL a liberação de GLUTAMATO e uma ação maior dos efetores.
(INDIRETA) Para que a ação maior sobre os efetores não fosse exacerbada a segunda via age. Porém nessa via inibe-se o globo pálido EXTERNO de modo que esse não irá agir pela VIA PALIDOSUBTALAMICA para inibir o subtalamo, de modo que esse ficará excitado e irá agir sobre o Globo pálido Interno excitando-o com GLUTAMATO pela via SUBTALAMOPALIDAL. Dessa forma o Globo pálido interno ativo irá inibir o tálamo de maneira a regular a super estimulação.
Fim de movimento:
(Direta) No fim de movimento o córtex produz menos glutamato para agir no neoestriado e na medula espinhal, dessa forma ele fica inibido de certa forma, não inibindo assim o globo pálido interno, logo este passa a inibir o tálamo pela VIA PALIDOTALAMICA, de forma a estimular pouco o córtex.
(Indireta) O neoestriado inibido não age sobe o Globo pálido externo de forma que esse fica ativado e passa a inibir o subtálamo, que não irá ativar o Globo pálido interno, produzindo assim menos GABA, permitindo que o tálamo fique um pouco desinibido para que não realize a parada de movimento de forma abrupta.
Substancia Nigra:
É produtora de DOPAMINA que age com receptores do neoestriado, sendo de 2 tipos:
D1Ativa
D2Inibe (lembrar do Marcelo D2 sempre inibido)
Quanto mais GLUTAMATO estimula o neoestriado, mais ele expressa receptores D1, estimulando mais o putamen Aumenta a excitação cortical no inicio de movimento.
Quanto menos GLUTAMATO estimula o neoestriado, mais ele expressa receptores D2, assim a dopamina inibe maisAumenta a inibição no fim do movimento.

Outros materiais