Buscar

exercícios direito privado gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Uma empresa, com o intuito de promover uma campanha comercial, divulgou, sem autorização, o nome de alguns funcionários em peças publicitárias de rádio e televisão. Nos termos do Código Civil brasileiro,
a) a divulgação do nome alheio, em propaganda comercial, prescinde de autorização.
b) a conduta da empresa, em relação aos funcionários, feriu o direito da personalidade.
c) o nome alheio pode ser divulgado, sem autorização, apenas em campanhas de rádio.
d) os funcionários devem abrir mão dos direitos da personalidade para não perderem o emprego.
2- É válida a disposição onerosa do próprio corpo, no todo ou em parte, com objetivo científico, para depois da morte. A alternativa está certa? Justifique.
Errada. Pois de acordo com o artigo 14 CC, não se admite disposição onerosa do próprio corpo somente gratuita.
3- Discorra sobre o direito ao nome como uma das formas do direito de personalidade.
Nome é a expressão mais característica da personalidade. O nome de uma pessoa consiste num conjunto de elementos que definem a individualidade de alguém no plano social, isto é, serve para identificar a pessoa, permitindo que uma seja distinguida da outra, bem como indica a sua vinculação a um determinado grupo familiar.
4- Considere que o filho de Mário Lins de Souza e de Luna Ferreira de Melo tenha sido registrado com o nome de Paulo de Souza. Nessa situação hipotética:
 a) Paulo poderá, se assim o desejar, incluir em seu nome apelido que seja notório, o que deverá ocorrer por meio de pedido devidamente instruído e dirigido ao oficial do cartório de registro civil.
 b) Paulo, se assim o desejar, poderá, no prazo de até um ano após atingir a maioridade, introduzir em seu nome um patronímico materno, sem que precise justificar sua vontade.
 c) é obrigatória, em razão da abolição do traço patriarcal da legislação civil brasileira, a adoção do sobrenome materno, de modo que o registro de nascimento de Paulo poderá ser alterado a qualquer momento e, até mesmo, de ofício.
 d) apenas por meio do casamento será possível a Paulo alterar seu nome, o que será feito com a inclusão de sobrenome da esposa.
5- A existência civil das pessoas jurídicas de direito privado começa com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo.Quais os órgãos são competentes para registrar essas pessoas jurídicas?
Junta Comercial do Estado : ex: Sociedade Empresárias: Limitada, Sociedade Anônima, Cooperativas, Consórcios, Grupos e Filiais de Sociedade Estrangeira. E Cartório de Registro Civil ex: sociedade simples. 
6- Explique quando pode ocorrer a desconsideração da personalidade jurídica.
Em caso de abuso da personalidade jurídica caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, ou seja em casos de fraudes e de má-fé praticados pelas pessoas jurídicas em detrimento de dos credores, acarretando-lhes prejuízos.
7-João Marcos, renomado escritor, adota, em suas publicações literárias, o pseudônimo Hilton Carrillo, pelo qual é nacionalmente conhecido. Vítor, editor da Revista Z, empregou o pseudônimo Hilton Carrillo em vários artigos publicados nesse periódico, de sorte a expô-lo ao ridículo e ao desprezo público. Em face dessas considerações, assinale a afirmativa correta.
a) A legislação civil, com o intuito de evitar o anonimato, não protege o pseudônimo e, em razão disso, não há de se cogitar em ofensa a direito da personalidade, no caso em exame.
b) A Revista “Z”pode utilizar o referido pseudônimo em uma propaganda comercial, associado a um pequeno trecho da obra do referido escritor sem expô-lo ao ridículo ou ao desprezo público, independente da sua autorização.
c) O uso indevido do pseudônimo sujeita quem comete o abuso às sanções legais pertinentes, como interrupção de sua utilização e perdas e danos.
d) O pseudônimo da pessoa pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, quando não há intenção difamatória.
7.1- Explique a diferença entre prenome, sobrenome e apelido público e notório.
Prenome : nome próprio de cada pessoa. Nome de batismo. Pode ser substitído por apelidos públicos.
Sobrenome: indica a filiação da pessoa. Sua estirpe. Transmissível por sucessão. 
Apelido público e notório: é o apelido pelo qual a pessoa é reconhecida no meio social . EX: Xuxa, Pelé

Continue navegando