Buscar

Compactação e Enzimas no Solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEGRADAÇAÕ FÍSICA:
4) Diferencie compactação do solo de adensamento.
Pelo processo de compactação, a diminuição dos vazios do solo se dá por expulsão do ar contido nos seus vazios, de forma diferente do processo de adensamento, onde ocorre a expulsão de água dos interstícios do solo. As cargas aplicadas quando compactamos o solo são geralmente de natureza dinâmica e o efeito conseguido é imediato, enquanto que o processo de adensamento é deferido no tempo (pode levar muitos anos para que ocorra por completo, a depender do tipo de solo) e as cargas são normalmente estáticas.
8) Como identificar e evitar a compactação
Como identificar:
No campo, a compactação pode ser observada tanto na planta quanto no próprio solo. 
Nas plantas: 1) emergência lenta da plântula; 2) plantas com tamanhos variados, tendo mais plantas pequenas que normais; 3) plantas de coloração deficiente; 4) sistema radicular raso e 5) raízes malformadas com maior incidência de pêlos absorventes.
No solo: 1) formação de crosta superficial; 2) fendas nas marcas das rodas do trator; 3) zonas compactadas de subsuperfície; 4) empoçamento de água; 5) erosão excessiva pela água; 6) aumento da necessidade de potência de máquinas para cultivos e 7) presença de restos de resíduos não decompostos meses após a incorporação.
Se medidas quantitativas forem necessárias, a compactação pode ser avaliada a partir de diversos atributos do solo, tais como: porosidade, densidade, infiltração de água, resistência ao penetrômetro e outros parâmetros correlatos.
Como evitar:
Deve-se evitar o uso de máquinas e implementos de grande porte e grande peso. Deve-se observar também a época adequada da entrada das máquinas no campo quanto à umidade do solo, devendo-se evitar as operações mecanizadas com solo molhado ou com alta umidade, ou excessivamente seco. Deve-se reduzir o número de passagens de máquinas no campo, privilegiando o plantio direto ou pelo menos o cultivo mínimo, evitando inúmeras arações e gradagens. O solo deve ser mobilizado ou cultivado em condições ótimas de umidade, ou seja, levemente úmido, nunca encharcado. Da mesma forma, a soltura do gado no campo deve ser evitada em condições de excesso de umidade no solo.
DEGRADAÇÃO BIOLÓGICA
Fazer um resumo sobre a importância das enzimas na decomposição da matéria orgânica do solo:
4) Relaciona-las com a qualidade do solo.
As enzimas do solo possuem papel fundamental na degradação da matéria orgânica no solo, sendo que sua função primária é a de transformar substâncias complexas em substâncias mais simples que possam ser assimiladas pelos microrganismos do solo. Elas são responsáveis pelo aumento da velocidade de reação que pode chegar até 1020 vezes mais do que sem elas e diminuição da energia de ativação das reações de catabolismo. O papel das enzimas é imprescindível, pois sem estas a energia necessária para quebra de substâncias mais complexas seria extremamente alto. Elas participam das reações metabólicas intercelulares, responsáveis pelo funcionamento e pela manutenção dos seres vivos, e também desempenham papel fundamental ao atuar como catalisadoras de várias reações que resultam na decomposição de resíduos orgânicos (ligninases, celulases, proteases, glucosidases, galactosidases); ciclagem de nutrientes (fosfatases, amidases, urease, sulfatase); formação da matéria-orgânica e da estrutura do solo.
Como grande parte das transformações bioquímicas do solo é dependente ou relacionada à presença de enzimas, a avaliação de suas atividades pode ser útil para indicar se um solo está desempenhando adequadamente processos que estão intimamente ligados a sua qualidade. Diante disso, podemos afirmar que a atividade enzimática é, potencialmente, um excelente bioindicador de qualidade dos solos.

Outros materiais