Buscar

DISC Administração, Sistemas e Ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s): 
Administração, Sistemas e Ambiente
Introdução à Teoria Geral da Administração
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5
Com o avanço dos mercados (compra e venda de bens, além da agricultura) e o fim do feudalismo, inicia-se a Era Industrial (Revolução Industrial), e entram em cena os grandes pensadores da Administração, intelectuais e práticos que procuraram pensar como os processos de produção devem ser organizados, principalmente com o ganho obtido com a especialização da mão de obra Assim, nasce na história uma nova era para as formas de organização produtivas, baseada no princípio da eficiência e no ganho econômico capitalista.
Segundo Chiavenato (2010), as Organizações na Era Industrial tinham algumas características, cite-as:
Nota: 16.0
	Crescimento das Organizações Industriais
Aumento do mercado de consumo
Especialização e qualificação da mão de obra Orientação da economia voltada à indústria
Forte influência das ciências (física, química, engenharia, entre outras)
Ênfase na eficiência de produção
Resposta: *EFICACIA *EFICIÊNCIA *SISTEMA MECANICISTA *HOMO ECONOMICUS 
Questão 2/5
Em uma pesquisa realizada com 20 indústrias inglesas, Burns e Stalker verificaram a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas organizações. Eles concluíram que as organizações seguem dois tipos de procedimentos organizacionais, que resulta ou em um sistema mecanicista ou em um sistema orgânico.
Caracterize cada um desses sistemas, apontando ao menos uma característica que os diferenciem.
Nota: 10.0
	Espera-se que os itens abaixo, constem na resposta.
- O sistema mecanicista, é aquele no qual as especialidades funcionais têm uma classificação rígida, bem como as obrigações, responsabilidades e o poder.
- O sistema orgânico, por sua vez, apresenta maior flexibilidade, com responsabilidades, obrigações e poder mais adaptáveis.
 
Espera-se que ao menos um dos itens abaixo, conste na resposta.
 
A hierarquia do comando é bem definida, sustentando um fluxo de comunicação que transmite informações de forma ascendente e ordens em um fluxo descendente.
A comunicação ocorre em fluxo contínuo, ascendente e descendente. O sistema orgânico é adequado às condições de mudança, que dão origem constantemente a novos problemas e necessidades imprevistas de ação que não podem ser discriminadas ou distribuídas automaticamente a partir dos papéis funcionais definidos dentro de uma estrutura hierárquica. Nessa perspectiva, uma organização com sistemas mecânicos é adequada a ambientes estáveis, enquanto que a um sistema orgânico se mostra mais flexível a novas situações ambientais.
Resposta: SISTEMA MECANICISTA- AS PESSOAS ERAM TRATADAS COMO MAQUINAS,O AMBIENTE DE PRODUÇÃO ERA FECHADO,O FUNCIONÁRIO NÃO SABIA O QUE ESTAVA SENDO PRODUZINDO. SISTEMA ORGÂNICO- HAVIA UMA INTERAÇÃO ENTRE ESPAÇO E PESSOAS O SISTEMA DE PRODUÇÃO ERA ABERTO. DIFERENÇA - O AMBIENTE EXTERNO QUE INTERFERE DIRETAMENTE NA PRODUÇÃO NO CASO DO SISTEMA ORGÂNICO JÁ NO MECANICISTA ISSO NÃO ERA LEVADO EM CONTA 
Questão 3/5
A administração científica teve um entusiasta chamado Henry Ford (1863 – 1947) que tinha como ideia potencializar a produção gastando menos tempo e recursos. Seu objetivo era produzir carros de baixo custo para atingir a população menos favorecida, que por sinal era a maioria. Ford revolucionou a maneira de se trabalhar dentro de fábricas de produção em massa, criou sistemas mais rápidos de produção, motivava seus funcionários com salários mais altos em comparação com outras fábricas e ainda vendia seus carros em um sistema de prestações, algo que nem era imaginado para época.
COELHO, F. Princípios de Ford vistos nos dias atuais, 2015. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/principios-de-ford-visto-nos-dias-atuais/86952/>.
A partir do que se descreve dos princípios empregados e difundidos por Henry Ford, tanto nas aulas quanto no livro-base da disciplina, a partir de uma perspectiva crítica, faça um comparativo com as questões apresentadas naquela época com o que se apresenta na gestão nos dias de hoje.
Nota: 20.0
	Analisando o fordismo de forma mais crítica, verifica-se que este se liga à modernidade, com um estilo burocrático e racionalista, pois nesse modelo de produção, a sociedade garante a todos a participação no trabalho coletivo e divide os benefícios entre todos, porque a sociedade é organizada por gerentes particulares ou públicos, construindo o mundo de acordo com a sua ciência.
Resposta: *AINDA HOJE ESSES PRINCÍPIOS SÃO MUITO USADOS NÃO SÓ EM EMPRESAS DE AUTOMÓVEIS COMO EM MUITAS OUTRAS,A LINHA DE MONTAGEM CRIADA POR HENRY FORD UTILIZADO O PRINCIPIO DE SE PRODUZIR MAIS COM MENOS NOS TRÁS AOS DIAS DE HOJE ONDE COM POUCO SE FAZ MUITO,ISSO SE VER NOS RESULTADOS DE VENDA DE QUALQUER QUE SEJA O SEGUIMENTO PRODUTO OU SERVIÇO O SEU LUCRO SUPERADO SUA DESPESA INCIAL. 
Questão 4/5
Muitos autores apresentam críticas ao sistema fechado, mais precisamente ao sistema burocrático. Apresente pelo menos duas críticas aos limites impostos pelo sistema burocrático nas empresas, justificando e ilustrando com exemplos. Evite duplicidade com termos sinônimos.
Nota: 10.0
	Excessivo racionalismo da burocracia: Não leva em conta as condições do ambiente e considera que são super-racionalizadas.
Criatividade Limitada: As tarefas contemplam critérios mínimos de criatividade e obediência à autoridade imediata.
Limites das máquinas geram limitações de progresso: Limitadas a especialização das tarefas, a padronização, a unidade de comando e a não duplicidade de funções.
Interação insuficiente com o meio: Pouca atenção dispensada aos subsistemas, a negligência quanto à organização informal e a rigidez e estatismo da organização.
Visão instrumental das organizações: É necessário um elevado grau de especialização e um controle das influências de fatores externos considerados imutáveis e estáveis.
Conservantismo: O burocrata comporta-se como um indivíduo ritualista, apegado a regras, que passa por um processo de deslocamento de objetivos.
Ameaças ao sistema: A transformação do ambiente, o crescimento sem sustentação da organização, o constante aparecimento da tecnologia e a mudança no comportamento e na filosofia das organizações.
Rotina: Limitada a produtividade e eficiência.
Resposta: *COMO O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ SISTEMA FECHADO,NADA PODERIA INTERFERIA NESSE AMBIENTE POIS O MUNDO NÃO EXISTIA,TUDO ERA MUITO BUROCRÁTICO NADA PODERIA SER RESOLVIDO SEM AUTORIZAÇÃO DO CHEFE MAS ATÉ CHEGAR ESSA INFORMAÇÃO AO SEU DEVIDO LUGAR DEMORAVA MUITO E COM ISSO NOVOS PROBLEMAS SURGIAM.
Questão 5/5
"A burocracia tem o objetivo de tornar possível que organizações sociais complexas possam ser administradas de modo mais eficiente e eficaz" (Coltro, 2015, p. 87)
Mesmo sendo alvo de críticas a visão burocrática contribuiu com a forma moderna de gerenciar uma empresa. Apresente uma dessas contribuições e justifique sua resposta com um exemplo.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno aponte uma das contribuições abaixo, ou que seja coerente com esse princípios;:
- princípio de orientações claras;
- princípio de autoridade baseado no sistema de méritos;
estrutura e hierarquia do trabalho;
- decisões tomadas com base em regras;
- exigência de especialização para os trabalhadores administrativos;
O aluno deve aprsentar um exemplo que justifique sua resposta e que seja coerente com ela.
Resposta: A MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA VISÃO BUROCRÁTICA FOI A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE E ISSO AINDA HOJE PODE SER VISTO EM BANCOS,AGENCIAS DE CORREIOS ENTRE OUTROS.O SISTEMA PERMANECE NÃO MAS O MESMO POIS COM O AVANÇO DOS ANOS FOI SE APERFEIÇOANDO MAS A ESSÊNCIA AINDA VIVE.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando