Buscar

av ed profissional

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0366_AV_201512798088 » EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201512798088 - PATRICIA MARQUES DE OLIVEIRA SOARES
	Professor:
	REJANE APARECIDA MENEGHINI KOBORI
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 04/06/2018 09:08:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201513879786)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell´s, de 1962. www.moma.org. O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em: 
 
		
	 
	fordismo - produção em série.
	
	toyotismo - fragmentação da produção.
	
	Volvismo - Estoque limitado.
	
	taylorismo - produção flexível
	
	neofordismo - terceirização da produção.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513834657)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o NEOLIBERALISMO, seus defensores advogam em favor de políticas de liberalização econômica extensas, como as privatizações, austeridade fiscal, desregulamentação, livre comércio, e o corte de despesas governamentais a fim de reforçar o papel do setor privado na economia. É correto afirmar que:
		
	
	As políticas neoliberais diminuem a desigualdade.
	
	As políticas Neoliberais não afetam a educação
	
	A solução para os neoliberais é o aumento gradativo do poder do Estado, que deve regular o mercado com mãos invisíveis.
	 
	Ele promove uma economia de mercado sob a orientação e regras do capitalismo.
	 
	É uma a doutrina econômica que não defende a liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal na economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e, ainda assim, num grau mínimo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514048702)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em diferentes tempos históricos, mulheres e homens questionaram suas existências com o intuito desenvolverem conhecimentos capazes aperfeiçoar suas vidas. O período que representa o questionamento com relação às perspectivas que rompiam com o teocentrismo e voltava-se ao racionalismo e à defesa do individualismo é a:
		
	
	Idade Contemporânea
	
	Pré-História
	
	Idade Média
	
	Antiguidade
	 
	Idade Moderna
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513001692)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre as opções abaixo relacionadas, assinale aquela que NÃO indica um traço distintivo das propostas de educação profissional emancipatórias:
		
	 
	domínio das bases técnico-científicas que fundamentam a vida laboral e social
	 
	fragmentação da formação
	
	formação integral e humana
	
	elevação da escolaridade dos trabalhadores
	
	formação para a cidadania
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513663031)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como formações históricas determinadas, que articulam de diferentes modos os processos produtivos e as relações sociais, definindo padrões de racionalidade específicos, aqui se ressalta as concepções e racionalidades no mundo de trabalho que atuam como pano de fundo nas questões presentes hoje no rumo da Educação Profissional. Assinale a alternativa INCORRETA, que não define a concepção Racionalista:
		
	
	A capacidade inata de aprender é vista como variável, porque, dependendo do seu sistema mental, o indivíduo pode tê-lo desenvolvido muito bem ou não.
	
	O sujeito já traz uma capacidade inata para aprender. Quando não aprende, é considerado incapaz.
	 
	Indica a possibilidade de revalorização do trabalho a partir das brechas de participação mais autônomas e criativas em seus espaços.
	
	Sua aprendizagem também estará relacionada à maturação biológica, só podendo aprender determinados conteúdos quando tiver a prontidão necessária para isso.
	
	Nesta concepção, o papel do professor e da sociedade em si, nos diversos campos de atuação, é de organizar o conteúdo e as ações.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512998871)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A introdução da maquinaria impôs um patamar mínimo de qualificação geral, que foi equacionado no currículo da escola. O acesso à escola dava aos trabalhadores as condições de operar as máquinas sem dificuldades. Entretanto, persistiram no interior da produção algumas atividades que exigiam dos trabalhadores qualificações específicas, tais como: realização de reparos, ajustes, manutenção, que envolviam um preparo intelectual também específico.
Para preencher essas necessidades do processo produtivo foram criados:
		
	
	as escolas de formação geral
	
	 os sistemas de produção
	
	as oficinas nas empresas
	 
	os cursos profissionais
	
	as escolas de artesãos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513999244)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale as características dos novos processos de trabalho emergentes nos anos 90 conforme disposto abaixo:
		
	
	o processo produtivo passa a incorporar cada vez mais os avanços da tecnologia como a microeletrônica, a informática, as telecomunicações.
	
	novos padrões de gestão da força de trabalho como a gestão participativa e o controle da qualidade total
	 
	todas as afirmativas anteriores.
	
	desconcentração industrial-¿terceirização¿.
	
	flexibilização da produção ou especialização flexível
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513682587)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os programas de educação profissional do Governo FHC e do Governo Lula não se diferenciam no que diz respeito à concepção das relações entre Estado e Sociedade Civil, que passam a se dar por meio de parcerias entre o setor público e o setor privado. Essas parcerias são justificadas através do argumento da busca da eficácia e da ampliação da capacidade de atendimento. O argumento usado era o seguinte: ¿as organizações da Sociedade Civil tendem a obter melhores resultados entre o público jovem em situação de vulnerabilidade social, e essas instituições são capazes de chegar a lugares onde o Estado não chega¿. Com base nesta alegação, foram carreados recursos para o setor comunitário realizar a função do Estado no tocante à Educação Profissional Assim, sob o discurso dos benefícios da parceria entre o Estado, a Sociedade Civil e o setor empresarial, ocorre, em ambos os governos, o repasse de:
		
	
	recursos do terceiro Setor para o setor empresarial
	 
	recursos públicos para o setor privado
	
	recursos do setor privado para o setor público
	
	recursos do setor privado para o Terceiro Setor
	
	recursos do setor empresarial para o setor público
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513999257)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma equipe de trabalhadores opera frente a um sistema de máquinas automatizadas ....Característica do Toyotismo ...Nesse sentido, sobre o processo de formação do trabalhador flexível nos últimos anos podemos afirmar que
		
	
	o trabalhador é chamado a participar e tomar decisões relativas ao controle e qualidade dos produtos, passando a responsabilizar-se pela introdução de aperfeiçoamentos e correções no processo de produção.
	
	As fronteiras entre os papéis desempenhados pela gerência, pela supervisão e pelas funções operacionais vão sendo diluídas.
	 
	Todas as afirmações anteriores.
	
	Identifica-se a presença de inúmeros setores com operários desqualificados.
	
	Constata-se a presença dos operários desespecializados, dos operários parciais, temporários, subcontratados, terceirizados, dos trabalhadores da economia informal, dos desempregados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513860791)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Singer (1995), o universo dos educadores está dividido e polarizado em duas visões opostas dos fins da educação e decomo atingi-los: uma visão civil democrática, e uma visão produtivista. Sobre a segunda visão é CORRETO afirmar que:
		
	
	O procedimento educacional se pauta pelo respeito e preocupação com a autonomia do educando;
	 
	Educar então seria instruir e desenvolver faculdades que habilitem o educando a integrar o mercado de trabalho de forma mais vantajosa possível;
	 
	Trata-se de educação vista como processo de formação cidadã, tendo em vista o exercício de direitos e obrigações típicos da democracia;
	
	A relação educador/educando se dá com o primeiro conduzindo o segundo por caminhos determinados pelo último;
	
	Visa proporcionar aos filhos das classes trabalhadoras a motivação pra se engajar de forma a tornar a sociedade mais igualitária;

Continue navegando