Buscar

Simulado sobre Ética Profissional do Assistente Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADO 1
1. Na década de 80, se observa um redimensionamento em torno da concepção de usuário, que a partir de uma perspectiva mais crítica, passa ser visto o como um sujeito capaz de fazer escolhas, de mudar o rumo da sua história. Qual fato foi importante para esta nova concepção sobre o usuários ?
	
 	O movimento de Reconceituação do Serviço Social.
	
2. O assistente social deve pensar a problemática da ética não somente como questão teórico ¿ política mais ampla, mas também como uma questão que atinge diretamente o seu cotidiano profissional. Nesta perspectiva, podemos afirmar a discussão sobre a Ética Profissional é central no processo de formação profissional do Assistente Social e se vincula:
 	
às dimensões teórica, técnica, política e prática.
	
3. Ao procurar unir valores religiosos e ciência, um dos Códigos de Ética Profissional do Assistente Social brasileiro estabelece como dever do assistente social: ¿Cumprir os compromissos assumidos, respeitando a lei de Deus, os direitos naturais do homem, inspirando-se, sempre em todos seus atos profissionais, no bem comum e nos dispositivos da lei, tendo em mente o juramento prestado diante do testemunho de Deus¿. Qual Código de Ética estabelece esse dever?
 	
Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1947
	
4. Segundo o filósofo Leandro Konder o moralismo reduz a questão moral a um problema de linguagem. Mas os olhos dos outros não se iludem: os ouvidos dos zeladores dos costumes ( dos ¿ethos¿) podem se distrair ouvindo o discurso cínico, porém o olhar vigilante dos desconfiados investiga o tempo todo se o que os indivíduos dizem é confirmado pelos o que fazem. Como não acredita o que diz, o cínico pode dizer qualquer coisa¿. Konder complementa esta afirmação advertindo sobre importância do conceito de práxis, através do qual é possível:
 	
 	Articular o discurso com a intervenção transformadora.
5. Na intercorrência das mudanças ocorridas na sociedade brasileira e com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social desenvolveu-se, laicizou-se e diferenciou-se. Nesse sentido, sobre a ética profissional, é correto afirmar que:
 	A revisão que se procedeu no Código de Ética Profissional de 1986, partiu, dentre outros elementos, da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social.
6. A inserção dos profissionais liberais na divisão social do trabalho não é a mesma que a de um operário de uma linha de produção. Este aspecto possi-bilita uma maior autonomia invocada pelo próprio trabalhador. Em relação ao Serviço Social, Iamamoto afirma que:
 	Embora que o Serviço Social seja regulamentado como uma profissão liberal, o assistente social não dispõe de ampla autonomia.
	
7. Acerca da cotidianidade Lukács ( apud. Netto, 2010 p. 66) assim como Agnes Heller diz que a ¿a vida cotidiana é insuprimível¿. A partir da citação, coloque V ou F nos parênteses conforme a afirmativa seja falsa ou verdadeira. 
(V) A sociedade pressupõe a cotidianidade, 
(V) Não há homem sem vida cotidiana. 
(F) A cotidianidade instituiu um saber refletido. 
(V) O cotidiano tem implicações para a vida social. A alternativa cuja sequência está CORRETA encontra-se na letra:
	
 	V, V, F, V
	
8. Raras são as pessoas que não se deixam intoxicar pelo cotidiano. Raras são as pessoas que rompem com ou o suspendem, concentrando todas as suas forças em suas atividades que as elevem deste mesmo cotidiano e lhes permitam a sensação e a consciência dos ser homem total, em plena relação com o humanos e a humanidade de seu tempo¿ (Carvalho,2007, p.23)¿. Sobre esta afirmação seria INCORRETO afirmar que:
 	
A cotidianidade é insuprimível e garante ao homem a percepção da totalidade da realidade social.
 	
	
9. O que podemos depreender da seguinte afirmação do filósofo Leandro Konder (2010 :36): ¿A realidade é sempre mais rica que o conhecimento que temos dela. A totalidade é mais rica que a soma das partes que a constituem".
Podemos depreender que a realidade deve ser compreendida em sua totalidade.
	
10. O que você entendeu por não neutralidade profissional ?
O engajamento, o compromisso dos assistentes sociais com a transformação social, com uma sociedade mais igualitária e justa.
SIMULADO 2 REPETE
SIMULADO 3
1. Adaptada de concurso O Código de Ética nos indica um horizonte para o exercício profissional, um rumo ético-político, o que envolve desafios. Sobre estes desafios, o INCORRETO está em:
	
 	Manter a qualificação dos serviços prestados por meio da comercalização o trabalho do assistente social.
	
2. Os homens agem na vida cotidiana e esta ação significa responder ativa-mente, ou seja, existe uma relação direta entre pensamento e a ação Lukács ( APUD NETTO, 2010, P. 66). Qual o conceito criado pelo autor pode ser explicado através desta citação ?
 	Imediaticidade
	
3. Como se refere o filósofo Leandro Konder (2010 :36) ¿A realidade é sempre mais rica que o conhecimento que temos dela. A totalidade é mais que a soma das partes que a constituem". O que podemos depreender desta afrimação?
	
 	A realidade deve ser compreedida em sua totalidade.
4. Apesar das várias concepções que surgem ao longo da História da Filosofia, o que permanece com algo comum a todas ela é que para conhecer , é preciso indagar, buscar a essência das coisas. A reflexão filosófica se diferencia do senso comum. Como podemos definir o conhecimento de senso comum?
	
 	Um conhecimento acrítico da vida cotidiana.
	
5. Todo filósofo é um radical, porque ele não se prende a superficialidade do imediato. Indique a opção que não tem correspondência com a afirmação acima?
 	
O ato de filosofar resulta da visão imediata das coisas.
6. De acordo com Barroco (1995) o código de Ética de 1986, alterado pelo Código de Ética aprovado em 1993, representou "(...) um avanço em dado momento histórico, inserindo-se no âmbito das discussões contemporâneas". Assim, é pertinente lembrar que os Códigos anteriores foram aprovados nos seguintes períodos:
	
 	1947, 1965, 1975.
	
7. Cada profissão é orientada por um conjunto de valores morais relativos a moral profissional e a moral do trabalho. Como é chamado o documento que contém as diretrizes que norteiam a atuação profissional do assistente social:
	
 	Código de Ética Profissional.
	
8. Raras são as pessoas que não se deixam intoxicar pelo cotidiano. Raras são as pessoas que rompem com ou o suspendem, concentrando todas as suas forças em suas atividades que as elevem deste mesmo cotidiano e lhes permitam a sensação e a consciência dos ser homem total, em plena relação com o humanos e a humanidade de seu tempo¿ (Carvalho,2007, p.23)¿. Sobre esta afirmação seria INCORRETO afirmar que:
 	A cotidianidade é insuprimível e garante ao homem a percepção da totalidade da realidade social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais