Buscar

Atividade de escrita 2 PARA POSTAGEM

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ						 
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO				
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA		
DISCIPLINA: LEITURA E ENSINO
Enviar em arquivo com formato Word, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5 entre as linhas.
Responda a cada questão na sua sequência.
1- Realize o levantamento das características de cada conceito de leitura apresentado no Capítulo 1, caracterizando como o leitor é determinado em cada um deles. (Valor: 5,0 pontos)
Perspectiva do Texto.
Nesse conceito de leitura, trata-se de um processo ascendente, tendo em vista que o ato de ler é tido como um meio de decodificação de letras e sons. Nesse sentido, basta o leitor ter o conhecimento das letras, formar as palavras e frases para posteriormente formar os parágrafos e assim concluir a leitura do texto. O leitor repete as ideias apresentadas no texto, além de ler sem objetivo. Sendo assim, o processo de leitura torna-se mecânico, já que, o leitor não atribui significado ao sentido do texto, ele simplesmente oraliza as palavras escritas, e busca compreender as informações que o texto oferece. O uso de uma linguagem simples com frases curtas facilita o processo de leitura. Isso implica em o leitor conseguir responder uma pergunta retirada do texto, através de palavras repetidas, ou seja, ele simplesmente vai buscar a resposta de tal questionamento através de cópias do texto, sem precisar fazer um esforço mental, para poder responder. 
Perspectiva do Leitor.
A perspectiva do leitor se dá de modo descendente, ou seja, o leitor atribui significado ao texto, o sentido do que se lê é construído de acordo com o conhecimento prévio que o leitor tem sobre determinado assunto. Isto implica, nas diferentes interpretações quando se tem variações de leitores para o mesmo texto, levando em consideração o conhecimento armazenado de cada um, além de o sua cultura social. Nessa perspectiva o leitor, seleciona o que lhe convém, ele levanta inferências sobre o texto, elabora hipóteses e as confirmam conforme avança na leitura. Além disso, o leitor usa de algumas estratégias, ao efetuar uma leitura ele busca respostas para algumas perguntas que lhe trará melhor compreensão do texto, tal leitor atribui significado do que se lê, pois ele considera o contexto do texto de acordo com suas predições. 
Perspectiva da interação leitor-texto.
A interação leitor-texto integra o conhecimento do leitor com as informações que o texto transmite, sendo assim infere-se que o real significado não esta no conhecimento do leitor e nem no texto, e sim em um novo sentido que surgirá após a integração de ambos. Neste sentido, tanto o autor quanto o leitor são responsáveis pela construção do texto. Através das informações que o autor traça no texto, é possível que o leitor produza um sentido para o texto de acordo com suas crenças e opiniões. Isto implica que o texto nunca tem o mesmo sentido ao ser lido por pessoas diferentes, e que questionamentos iguais referentes ao mesmo texto sempre terá respostas diferentes de acordo com o conhecimento de cada um. Quando o leitor tiver dificuldades em relação ao assunto ou a palavras desconhecidas, ele compensa em outro nível, organizando seus conhecimentos com as demais informações para poder concluir o pensamento sobre tal assunto. Cada leitor tem seu modo de interagir com o texto, ou seja, ao raciocinar sobre o que se lê, o leitor percebe que o texto pode ter mais de um sentido, que é caracterizado de forma ascendente e descendente. 
Perspectiva discursiva.
Nesta perspectiva discursiva, os sentidos não estão somente no texto, e sim fora dele de acordo com o momento sócio histórico. Essa prática constitui-se em explicitar as condições de produção e de como se lê. A interpretação do leitor baseia-se de acordo com o momento, sendo que o mesmo texto pode ser interpretado de maneiras diferentes pelo mesmo leitor conforme o momento sócio histórico que esta sendo lido. Em contrapartida um único texto é interpretado de diversas maneiras em diferentes épocas por diferentes leitores. Portanto, o autor e o leitor são produtores de sentido e o leitor usa sua memória para despertar cada significado já vivenciado para trazer os efeitos de sentidos ao texto. A essência do texto é determinada pela posição a qual fala o autor. Na perspectiva discursiva, o leitor tem a possibilidade de dar um novo sentido a leitura, e construir um significado para o que se lê de acordo com o que é vivenciado. 
2- Produza uma sequência de cinco perguntas ao texto “O vizinho do lado”, de Pedro Bandeira, proposto no Capítulo 7. (Valor: 5,0 pontos)
1) Que tipo de sentimentos o autor expressa pelo seu vizinho?
2) De que maneira o autor mudaria de ideia em relação a seu vizinho?
3) Você já sentiu raiva de algum vizinho? Por qual razão?
4) O que o vizinho fez para o autor não o suportar?
5) Na sua opinião, porque o autor não suporta seu vizinho?

Continue navegando