Buscar

PROVA AV ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504117075)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
		
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	 
	Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504117093)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A carta de Ottawa (WHO,1986) que é o documento fundador do movimento atual da promoção da saúde, estabeleceu 5 campos de ação para se trabalhar a promoção de saúde. Sendo eles:
		
	
	a mediação, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a capacitação, a defesa da saúde e a reorientação dos serviços de saúde.
	 
	políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde,  reforço da ação comunitária,  desenvolvimento de habilidades pessoais e  reorientação dos serviços de saúde.
	
	a defesa da saúde, a mediação, o reforço da ação comunitária, políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde.
	
	a capacitação, o reforço da ação comunitária, o desenvolvimento de habilidades pessoais, a reorientação dos serviços de saúde e a mediação.
	
	a defesa da saúde, a capacitação, a mediação, o desenvolvimento de habilidades pessoais e o reforço da ação comunitária.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503478442)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	. Em 1904 para acabar com a epidemia que assolava a cidade do Rio de Janeiro instituí-se a vacinação obrigatória contra a varíola. A campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta e deixou as pessoas muito insatisfeitas, culminando na:
		
	
	Revolta da Armada
	 
	Revolta da Vacina
	
	Revolta de Canudos
	
	Revolta Urbana
	
	Revolta Tenentista
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503478453)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a:
		
	 
	IV Conferência Nacional de Saúde.
	
	VI Conferência Estadual de Saúde.
	
	V Conferência Municipal de Saúde.
	 
	VIII Conferência Nacional de Saúde.
	
	VII Conferência Nacional de Saúde.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503506116)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A NOAS/2001 tem o objetivo de colocar em prática o princípio da regionalização, que deve ser entendido como:
		
	
	Garantia imediata de acesso às ações e aos serviços de saúde.
	 
	Serviços organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
	 
	Rede de serviços, organizada de forma hierarquizada, permite um conhecimento maior dos problemas de saúde da população da área delimitada.
	
	Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo.
	
	Exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível de sua complexidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504142371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Tendo como uma das prioridades e objetivos a saúde do idoso, visando:
		
	
	fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.
	
	contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.
	 
	implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.
	
	consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde.
	
	reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503478460)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As políticas especiais são especialmente desenhadas para dar respostas a um determinado problema de saúde ou aos problemas de saúde que afligem certo grupo populacional. Tendo como exemplo:
		
	
	Programa Sorriso na Escola.
	
	Vagas para cirurgias abdominais.
	
	Atendimentos a homens nos Postos de Saúde.
	 
	Programa Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM).
	
	Programa para Servidores Públicos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503478475)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos requisitos necessários aos municípios para o recebimento dos recursos financeiros do fundo nacional de saúde é possuir:
		
	
	rede assistencial ambulatorial e hospitalar
	
	consórcio interestadual de saúde
	
	alto nível de saúde
	 
	fundo de saúde
	
	informatização do sistema de pagamentos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503478456)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei no 8.080, de setembro de 1990, definiu os objetivos, as atribuições e as competências do SUS. O conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, constitui-se o que se denomina vigilância:
		
	 
	sanitária
	
	clínica
	
	ativa
	
	epidemiológica
	
	ambiental
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503478491)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para que ocorra o planejamento em saúde é necessária a definição de vários termos. E o conceito que indica orientação para ação e propõe a otimização dos trabalhos de outros, que não é o do planejador é o:
		
	
	gerenciamento em saúde
	 
	plano
	
	método de planificação
	
	diagnóstico situacional
	 
	planejamento estratégico

Continue navegando