Buscar

A vitamina A tem função antioxidante é fundamental para funções fisiológicas do organismo

Prévia do material em texto

A vitamina A tem função antioxidante é fundamental para funções fisiológicas do organismo, como a cornificação da pele e da mucosa, no reforço imunológico, na formação dos ossos cabelos e unhas. A vitamina A é um nutriente essencial que não pode ser sintetizado pelo organismo sendo essencial a ingestão de alimentos fontes como (retinol) encontra-se sobretudo no fígado e rins, gema do ovo, peixes gordos, manteiga, queijo e leite gordo. A provitamina A (betacaroteno) é o pigmento que dá cor a muitos frutos e legumes (alaranjados, amarelos e verdes), cenoura, abóbora, tomate, batata-doce, legumes de folha verde (espinafre, agrião, brócolos, couves) (Brasil 2013).
A vitamina A é importante por ser um micronutriente,ter um efeito protetor na prevenção de estruturas e funções oculares, integridade cutânea, sistema imunológico e redução da morbimortalidade por doenças infecciosas, como em relação às complicações da diarréia e infecções respiratórias agudas(Brasil 2007). É de suma importância na infância a suplementação pois é uma fase de contínuo e acelerado desenvolvimento metabólico, psíquico e emocional, então uma alimentação e uma nutrição de qualidade são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento infantil satisfatório. A nutrição infantil é algo bastante complexo sabendo-se que são inúmeros os fatores que podem promover a deficiência dessa vitamina nas crianças a Hipovitaminose é necessário a suplementação para medidas importantes na prevenção de deficiência de vitamina (SOUZA; VILAS BOAS, 2002)
 BRASIL. Ministério da saúde. Manual de condutas gerais do programa Nacional de Suplementação de vitamina A. Brasilia –DF,2013.
BRASIL. Ministério da saúde. Saúde Brasil 2007 Uma análise da situação de saúde. Brasilia –DF,2008.
SOUZA. Walnéia Aparecida de Souza. Vilas Boas Olinda Maria. A deficiência de vitamina A no Brasil: um panorama.2002.

Continue navegando

Outros materiais