Buscar

Exercícios de Fixação_IEDII_3.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II
1. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta:
 
“A Hermenêutica Jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito. As leis positivas são formuladas em termos gerais; fixam regras, consolidam princípios, estabelecem normas, em linguagem clara e precisa, porém ampla, sem descer a minúcias. É tarefa primordial do executor a pesquisa da relação entre o texto abstrato e o caso concreto, entre a norma jurídica e o fato social, isto é, aplicar o Direito. Para o conseguir, se faz mister um trabalho preliminar: descobrir e fixar o sentido verdadeiro da regra positiva; e, logo depois, o respectivo alcance, a sua extensão. Em resumo, o executor extrai da norma tudo o que na mesma se contém: é o que se chama interpretar, isto é, determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito". (MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do Direito. 9. ed. São Paulo: Forense, 1980. p.1).”
a) As leis disciplinam apenas os casos concretos, por isso só admitem uma interpretação.
b) Hermenêutica e interpretação são palavras sinônimas e significam a busca do exato sentido da lei.
c) A hermenêutica oferece as regras de interpretação e interpretar um texto de lei consiste em buscar-lhe o significado e o alcance.
d) A hermenêutica não se insere na Ciência do Direito, sendo mera manifestação da arte de advogar.
2. FGV – 2013 (OAB) A hermenêutica aplicada ao direito formula diversos modos de interpretação das leis. A interpretação que leva em consideração principalmente os objetivos para os quais um diploma legal foi criado é chamada de:
a) interpretação restritiva, por levar em conta apenas os objetivos da lei, ignorando sua estrutura gramatical.
b) interpretação extensiva, por aumentar o conteúdo de significado das sentenças com seus objetivos historicamente determinados.
c) interpretação autêntica, pois apenas as finalidades da lei podem dar autenticidade à interpretação.
d) interpretação teleológica, pois o sentido da lei deve ser considerado à luz de seus objetivos.
3. Considere as seguintes assertivas a respeito das lacunas e julgue os itens abaixo:
I. A lacuna se caracteriza não só quando a lei é completamente omissa em relação ao caso, mas igualmente quando o legislador deixa o assunto a critério do julgador. (OBS: lacuna voluntária e involuntária)
II. Há uma lacuna na lei quando determinado caso é previsto na lei diretamente, porém com insuficiência verbal, através de uma impropriedade de linguagem.
III. Integração normativa consiste na obrigatoriedade de o juiz furtar-se à decisão quando a lei for omissa.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas uma propositiva está incorreta.
Duas assertivas estão incorretas.
Todas as assertivas estão incorretas. 
4. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) com relação às questões abaixo:
( ) O juiz que aplica a um caso concreto norma jurídica prevista para situação semelhante, considerando a identidade de finalidade, utiliza a interpretação extensiva. 
( ) Sobre o costume praeter legem, secundum legem e contra legem, o primeiro exerce função supletiva; o segundo é interpretativo; e o terceiro não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas.
( ) Para os autores que distinguem analogia legal da analogia jurídica, a primeira encontra-se em um determinado ato legislativo. 
( ) No processo de integração do direito a analogia será utilizada em último lugar, aplicando-se primeiramente os Princípios Gerais do Direito e a Equidade.
5. No que tange a antinomia entre normas constitucionais, normais penais ou normas civis, assinale a opção correta: (Obs: Levar em consideração que todas estão no mesmo patamar,ou seja, não há hierarquia entre elas)
a) Quando ocorrer a antinomia, para todos os casos acima cabe o critério da especialidade. 
b) Deve-se aplica primeiro o critério hierárquico, seguido do critério da especialidade e, por último, o cronológico.
c) A antinomia somente poderá ser verificada a luz do caso concreto.
d) Necessariamente é uma antinomia real, já que não é passível de resolução.
6. Assinale a alternativa correta.
a) Antinomia jurídica ocorre quando há lacuna legislativa.
b) Quando há conflito entre o critério hierárquico e o qualquer outro critério, àquele tem preferência. 
c) O critério cronológico – lex posterior derogat legi priori – tem preferência com relação aos outros critérios, já que representa a vontade mais atualizada do legislador.
d) O critério ou princípio hierárquico - lex superior derogat legi inferiori - visa a solucionar o problema da necessidade de integração de lacunas axiológicas.
7. X, solteira, conviveu em união homossexual com Y durante 10 anos, vindo, porém, a se separar. Durante a vigência da união, foi adquirido um imóvel com o esforço comum de ambas. No entanto, no Registro Geral de Imóveis, o bem somente ficou no nome de Y. X ingressou com ação com o objetivo de partilhar o bem comum. Entretanto, quando o juiz vai decidir o caso, verifica que inexiste norma jurídica que regule a forma de partilha de bens adquiridos em tal situação.
A)   Pode o juiz se eximir de decidir a questão? Justifique sua resposta.
B)   Um juiz, decidindo a questão, se utilizou dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da isonomia e das leis que regulam a união estável entre heterossexuais para determinar a partilha igualitária dos bens adquiridos na constância da vida em comum. Pergunta-se: que critério(s) de integração do direito utilizou o juiz na solução do caso concreto? Fundamente sua resposta.
8. Analise o seguinte caso: a prisão da aposentada Luzia Rodrigues Pereira, pela falta de pagamento de pensão alimentícia aos netos, a partir do contexto descrito abaixo: 
“A determinação da prisão da aposentada foi determinada em descumprimento a uma ação de pensão alimentícia. O Código Civil, conjuntamente com o Código de Processo Civil disciplinam a questão dos alimentos do artigo 1694 a 1710 e 733, respectivamente. No parágrafo primeiro do art. 1694, é dito: os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada; por sua vez o art. 733, do CPC: na execução de sentença ou de decisão, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandará citar o devedor para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.§ 1o Se o devedor não pagar, nem se escusar, o juiz decretar-lhe-á a prisão pelo prazo de 1 (um) a 3 (três) meses. A Sra. Luzia não conhece o Código, e não tem recursos se quer para pagar um advogado.”
Caso você fosse o responsável por sentenciar o caso, isto é, aplicar a lei ao caso concreto, posicionar-se-ia pelo deferimento ou pelo indeferimento da prisão? Justifique a resposta de acordo com o método hermenêutico que adotaria, enfatizando, outrossim, o tipo de resultado/alcance que chegaria. 
 
 
GABARITO
C
D
C
F/V/V/F
A
B
A) PRINCÍPIO DA INAFASTABILIDADE
B) ANALOGIA E PRINCIPIOS GERAIS DO DIREITO

Outros materiais