Buscar

discursivas educacao em espaco nao escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A
 
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/ CP nº 1, de 15/05/2006). Em seu art. 4º, dispõem: “o Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”.
Diante o disposto, elabore um texto argumentando sobre a importância da participação do pedagogo em espaços não escolares. Cite um dos espaços não escolares de atuação do pedagogo e descreva atividades que podem ser desenvolvidas nesse espaço.
 
Questão B
Em uma grande indústria um pedagogo é contratado para implementar ações educativas e culturais que serão ofertadas aos operários. Depois de algum tempo conversando com os funcionários, conhecendo suas expectativas e necessidades, o pedagogo constrói um diagnóstico que demonstra fragilidades na formação inicial e continuada de muitos funcionários para exercer suas funções, assim como necessidades de ampliação do processo de escolarização de muitos, que sabiam pouco mais do que escrever o próprio nome. Frente a esse quadro foi proposto um programa de cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional, assim como turmas de alfabetização e também a construção de uma biblioteca; sugeriu-se ainda a parceria com produtoras culturais, para que mensalmente os funcionários assistissem a apresentações teatrais e musicais. Ao apresentar a proposta para a presidência da indústria a ideia não foi aceita, os conselheiros alegaram que a elevação do nível intelectual dos funcionários talvez não fosse positivo para a empresa, e que eles gostariam de propostas mais simples, voltadas a recreação e prática esportiva, por exemplo, torneios de futebol ou sinuca. Que tipo de profissional essa indústria deseja? Por que os conselheiros julgaram que a elevação do nível intelectual dos funcionários não seria positivo para a empresa? Discorra.

Continue navegando