Buscar

Revisão da colegiada

Prévia do material em texto

Revisão da colegiada Bioética
Uma paciente de quarenta e cinco anos de idade foi submetida à extração do dente 35. Após o procedimento, o dentista afirmou ter transcorrido tudo conforme planejado. A paciente solicitou o pagamento do trabalho ao seu plano de saúde, contudo o auditor odontológico do plano negou a autorização do pagamento, afirmando que a extração havia sido desnecessária. Para tanto, apresentou-lhe casos similares cuja solução clínica não tinha conduzido à remoção do órgão dentário. Com base na informação recebida, a paciente sentiu-se lesada e decidiu solicitar a responsabilização da clínica odontológica e do dentista junto ao conselho regional de odontologia (CRO
Caso se comprove a falta ética, o dentista e a clínica odontológica deverão responder solidariamente pela infração ao CEO
Um dos pontos importantes para o planejamento das pesquisas na área das Ciências da Saúde é a questão ética em relação à participação de pessoas ou uso de animais de acordo com o delineamento metodológico de cada estudo.( Formiga, 2010)
É necessário que o profissional tenha a autorização escrita do paciente ou de seu responsável legal para a publicação científica do tratamento.
Um perito odontológico foi designado para investigar um tratamento odontológico em que havia suspeita de imperícia por parte de um cirurgião-dentista. Entretanto, após tomar conhecimento do laudo do perito favorecendo o cirurgião-dentista, o advogado do paciente o denunciou por infração ética ao CRO. A partir dessa situação hipotética, é correto afirmar que há infração ao CEO, caso o perito : seja colega na clínica onde atue o cirurgião-dentista.
O Código de Etica Odontológica descreve, de maneira clara, objetiva e distinta, os direitos e deveres fundamentais do cirurgião-dentista. De acordo com o CEO, é dever 
fundamental do cirurgião-dentista assegurar as condições adequadas para o desempenho ético-profissional da odontologia, quando investido em função de direção ou responsável técnico.
O profissional da odontologia é o cirurgião-dentista, conhecido como odontólogo ou mais popularmente como dentista. É o profissional de saúde cuja área de ação é o sistema estomatognático (Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO )
De acordo com a Lei n.º 5.081/1966, que dispõe a respeito do exercício da odontologia no território nacional, É VEDADO Exercer mais de duas especialidades
Art. 2º. O exercício da Odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.( fonte: www.planalto.gov.br)
A inscrição no CRO e o registro no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia são exigências mínimas para o exercício profissional
O dentista Aldo foi procurado por Berenice, uma paciente que, bastante nervosa, manifestou intenção de processá-lo devido às zombarias de que ela estava sendo vítima. Segundo a paciente, uma conhecida dela, Carla, esposa de um dentista, Daniel, por acaso utilizou o celular do marido e reconheceu a colega Berenice em foto postada em um grupo de WhatsApp usado para estudos e pesquisas de profissionais de odontologia, do qual participavam os dois dentistas mencionados. A partir de então, Carla havia começado a fazer brincadeiras sobre a condição de edêntula de Berenice. Nesse caso hipotético, de acordo com as disposições do CEO: houve falha ética que deve ser atribuída exclusivamente a Aldo, o qual, sem autorização expressa da paciente, postou em um grupo de WhatsApp restrito a profissionais imagem de Berenice.
O termo bioética, bio representa o conhecimento biológico, a ciência dos sistemas viventes, enquanto ética, representa o conhecimento dos sistemas dos valores humanos. Sobre Ética e Bioética, podemos AFIRMAR que:
. A bioética tem origem nas implicações éticas e nos desafios da prática médico-biológica, de onde procura estabelecer conexões com outros campos do saber, como a filosofia, a ciência e também a religião.
Com o texto "Bioética: a ciência da sobrevivência", Van Rensselaer Potter inaugura uma nova frente de discussões no campo da ética trazendo à baila uma ética, para a vida selvagem, uma ética urbana, uma ética de populações, uma ética do consumo, uma ética internacional, enfim, uma bioética.
O Princípio da responsabilidade de Hans Jonas vai além do imperativo categórico kantiano na medida em que, efetivamente, eleva a ética a um patamar de ulteriorioridade.
Diferentemente de Platão, a ética de Jonas não está preocupada com a eternidade, mas com o tempo vindouro, incluindo não só o gênero humano, mas também a vida num sentido mais amplo.
"Os problemas éticos caracterizam-se pela sua generalidade e isto os distingue dos problemas morais da vida cotidiana, que são os que se nos apresentam nas situações concretas."(VÁSQUEZ, Adolfo. Ética. 24.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 19.) A partir de seus conhecimentos sobre a Ética e Moral, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas :
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
. O legado socrático consiste na ideia de que o objeto da vida humana é a virtude, meio único de alcançar a felicidade. Toda virtude consiste essencialmente em subordinar o corpo à alma, os sentidos à razão, o particular ao geral.
. A ética de Platão - como a de Aristóteles - se relaciona intimamente com a sua filosofia política, porque para ele a polis é o terreno próprio da vida moral, afinal a comunidade social e política é o meio necessário da moral.
 Sócrates tem o mérito de haver proclamado a existência da lei natural, contrariamente aos sofistas, que confundiam a moral com as leis positivas e que não davam à justiça outra origem senão a que vem dos arbitrários decretos dos legisladores.
Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem. De acordo com o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO n.º 118/2012, constitui infração ética
assumir emprego ou função sucedendo um profissional demitido ou afastado, em represália por atitude de defesa de movimento legítimo da categoria ou da aplicação desse Código.
O prontuário médico é o conjunto de documentos padronizados e ordenados, onde devem ser registrados todos os cuidados profissionais prestados aos pacientes e que atesta o atendimento médico a uma pessoa numa instituição de assistência médica ou num consultório médico. É também o documentorepositário do segredo médico do paciente. ( fonte: www.cremesp.br) O prontuário:
 fica sob a guarda do cirurgião-dentista, porém, sua posse é do paciente.
requer o uso do sistema decimal da Federação Dentária Internacional para a identificação dos elementos dentários.
Erro odontológico é o fato física ou psiquicamente danoso a um paciente, resultante de um agir culpável do cirurgião- dentista. Com relação aos erros profissionais do Odontólogo, afirma- se que a negligência decorre do descaso quanto aos deveres e compromissos éticos com o paciente
De origem grega, o termo ethos significa costumes e deve ser entendido como um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas. No que se refere à ética profissional, julgue os itens a seguir.
I- Após completar sua formação, o profissional faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional na qual formalmente ingressa, o que caracteriza o aspecto moral da ética profissional.
II-  Consideram-se falta contra a dignidade do trabalho e infração ética utilizar informações e influências obtidas em decorrência do cargo ocupado para conseguir vantagens pessoais.
III-Fazer que o funcionário sinta que suas opiniões são valorizadas e aplicadas, sempre que conveniente, favorece a confiabilidade no ambiente de trabalho.
IV- O Código de Ética Profissional funciona como um instrumento regulador que reúne as relações de valor que existem entre o ideal moral traçado e os diversos campos da conduta humana.
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Art. 10º.  do Código de Ética Odobtológica determina que constitui infração ética:
I - Intervir, quando na qualidade de perito ou auditor, nos atos de outro profissional, ou fazer qualquer apreciação na presença do examinado, reservando suas observações, sempre fundamentadas, para o relatório sigiloso e lacrado, que deve ser encaminhado a quem dê direito.
II - Prestar serviços de auditoria a pessoas físicas ou jurídicas que tenham obrigação de inscrição nos Conselhos e que não estejam regularmente inscritas no Conselho de sua jurisdição.
III - Negar, na qualidade de profissional assistente, informações odontológicas consideradas necessárias ao pleito da concessão de benefícios previdenciários ou outras concessões facultadas na forma da Lei, sobre seu paciente, seja por meio de atestados, declarações, relatórios, exames, pareceres ou quaisquer outros documentos probatórios, desde que autorizado pelo paciente ou responsável legal interessado.

Continue navegando