Buscar

AULA 08 ELETRICIDADE INDUSTRIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ELETRICIDADE INDUSTRIAL
Professor: Sobral
E-mail: flavio_g_sobral@hotmail.com
ELETRICIDADE INDUSTRIAL
AULA N° 08
SISTEMAS DE PARTIDAS DE MOTORES.
2
Esquemas de Partidas.
Sistemas de Partida de Motores;
Introdução;
Partida Compensador;
Esquema e Funcionamento.
3
Partida Compensadora.
A chave compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com rotor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV. 
Esta chave reduz a corrente de arranque, evitando sobrecarregar a linha de alimentação. Deixa, porém, o motor com conjugado suficiente para a partida. 
A tensão na chave compensadora é reduzida através de um autotransformador trifásico que possui geralmente taps de 50%, 65 % e 80% da tensão nominal. 
Durante a partida alimenta-se com a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico conectado em estrela e do seu secundário é retirada à alimentação para o circuito do estator do motor. 
4
Partida Compensadora.
A passagem para regime permanente faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectando. 
Este tipo de partida normalmente é indicado para motores de potência elevada, acionando cargas com alto índice de atrito, tais como, como acionadores de compressores, grandes ventiladores, laminadores, moinhos, bombas helicoidais e axiais (poço artesiano), britadores, calandros, máquinas acionadas por correias, etc. 
A utilização da chave compensadora em relação a chave estrela-triângulo apresenta algumas vantagens e desvantagens que serão listadas a seguir: 
5
Partida Compensadora.
Vantagens 
Na derivação de 65% a corrente de partida na linha se aproxima do valor da corrente de acionamento, utilizando a chave estrela-triângulo;
 A comutação da derivação de tensão reduzida para a tensão de suprimento não acarreta elevação da corrente, já que o autotransformador trifásico comporta-se neste instante semelhantemente a uma reatância que impede o crescimento da mesma;
 Variações gradativas de tape, para que se possa aplicar a chave adequadamente à capacidade do sistema de suprimento. 
6
Partida Compensadora.
Desvantagens 
A grande desvantagem é a limitação de sua freqüência de manobras. Na chave compensadora automática é sempre necessário saber a freqüência de manobras para determinar o autotransformador; 
Custo superior ao da chave estrela-triângulo devido ao autotransformador; 
Dimensões normalmente superiores às das chaves estrela-triângulo, acarretando o aumento no volume dos centros de controle de motores (CCM); 
7
Esquema Compensadora.
8
Funcionamento Compensadora.
Seqüência Operacional: 
Ligação: Pulsando-se o botão de comando b1, o contator c3 é ligado fechando seu contato de selo (NA), liga o contator c2 e o relé de tempo d1. O contato de selo de c2 fecha. O motor é ligado através do autotranformador trifásico em estrela e parte com tensão reduzida. 
Comutação: Decorrido o tempo ajustado, ocorre o disparo, abrindo-se o contato NF de d1, desarmando o temporizador, o contato c3, e este fecha seu contato auxiliar NF, que aciona c1. e permanecerá ligado através de seu selo. Assim, ocorre a comutação para triângulo e o motor é alimentado a plena tensão. 
Interrupção: Pulsando-se o botão b0, este se abrirá, desligará o contator c1 e o motor trifásico é desligado. 
Segurança da chave: Os contatos NF de c1 e de c3 fazem o intertravamento do sistema. 
9
Esquema Compensadora c/ Reversão.
10
Exercício:
Estabeleça os Esquemas de Força e Comando das seguintes Chaves a seguir: 
Partida Compensadora; 
Partida Compensadora com reversão.
Obs.: Incluir sinalização para os estados de funcionamento.
(Ligado; Desligado; Sobrecarga; Sentido Horário e Anti-horário).
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando