Buscar

A Teorista da enfermagem Wanda Cardoso Arguiar

Prévia do material em texto

A Teorista da enfermagem Wanda Cardoso Arguiar, era de descendência Portuguesa, nasceu dia 11/08/1926 no estado do Pará na cidade de Belém, era poliglota fala Inglês, espanhol e francês, era enfermeira tinha um bom coração e sensível, porém de pulso forte, suas técnicas era fundamentadas com teorias cientificas, seu pai era militar e provedor da família, sua profissão obrigava ele estar sempre viajando, e sua mãe era dona de casa, sendo assim, responsável pela educação dos filhos e cuidado com a casa, seus pais tiveram oito filhos, sendo cinco do sexo feminino e três do sexo masculino, valorizando muito a educação dos filhos, a família seguia os costumes, tradição, e religião. Wanda tocava piano, isso na época era sinal de status. Desde a adolescência Wanda Horta demostrou interesse na área da saúde, principalmente quando via os absurdos que aconteciam na segunda guerra mundial, ela respeitava e era sensível quando o assunto era humanidade, em 1948 iniciou o curso de enfermagem em São Paulo. Casou-se em São Paulo, com Luís Emilio Horta, deixando o sobrenome Cardoso e ficando com o Horta de seu marido, no ano de 1953, mesmo ano que recebeu seu diploma em licenciatura em historia nacional, já no ano de 1962 foi graduada em pedagogia e didática aplicada à enfermagem, e formou-se doutora na escola de enfermagem Ana Nery, sua tese foi : “ A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos.” No ano 1968, também na escola Ana Nery fez o curso livre docência em fundamentos de enfermagem. Wanda Horta contribuiu com a enfermagem brasileira através de suas publicações e abertura das barreiras para o internacional, e com o questionamento de como precisava melhorar a assistência em enfermagem (PIRES & MÉIER & DANSKI, 2011)
é possível olhar as necessidades de cuidado apon pesquisa, acomodando cada uma dent conforto, de medicamentos e relacionam com o reequilíbrio do corpo físico e bem A necessidade de orientação pode ser avaliada em dois grupos ao mesmo tempo, tanto no nível da segurança, pois clientes e no nível fisiológico, quando se entende que as orientações também manutenção adequada para reestabelecer o físico. No nível amor se encontra o apoio emocional ao cliente realizado pelos familiares, amigos e os profissionais. A necessidade de Figura 02: Correlação das necessidades apontada pelos sujeitos de pesquisa com conc utilizado por Wanda Horta. Fonte: elaborado por VIEIRA G.B.; ESPÍRITO SANTO, F.H., 2013. Outra macroesfera utilizada por Wanda Horta foi a pirâmide de Maslow, dividida em 5 níveis: 1º nível : necessidades fisiológicas que engloba alimentação, homeostase, água, oxigênio, conforto físico, lazer, descanso, sono, sexo, excreção etc; 2º nível: necessidade de segurança envolvendo bens, amparo legal, trabalho, estabilidade, orientação etc; 3º nível: necessidade de amor onde está a amizade, família, interação com o grupo, intimidade sexual; 4ºnível: necessidade de estima abarcando o respeito a si e aos outros, reconhecimento, confiança, conquista; 5ºnivel: necessidade de auto-realização incluindo participação nas decisões, desafios complexos, autonomia entre outros (HORTA, 1979). Assim, é possível olhar as necessidades de cuidado apontadas pelos sujeitos dessa pesquisa, acomodando cada uma dentro dos grupos descritos acima. A medicamentos e da equipe multiprofissional estão no nível fisiológico, pois se relacionam com o reequilíbrio do corpo físico e bem-estar.
Referencial
PIRES, Sandra Maria Bastos; MÉIER, Marineli Joaquim; DANSKI, Mitzy Tannia Reichembach. Fragmentos da trajetória pessoal e profissional de Wanda Horta: contribuições para a área da enfermagem. Rev. Eletrônica [Internet], v. 2, n. 1, p. 1-15, 2011.

Continue navegando