Buscar

Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e pedagogia nova

Prévia do material em texto

Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e pedagogia nova (1932-1947) CAP-VIII
“A história das ideias pedagógicas e a história das instituições escolares, embora distintas e autônomas entre si, se entrelaçam”. (SAVIANI, 2008, p. 444). 
1
CURSO: Historia
DICIPLINA: História da Educação Brasileira
DOCENTE: Ma. Derotina Helecir de Brito alvarenga
DICENTES: Audrival Junior, Daniela, Luis Carlos Tavares, 
Marcos Paulo Lemes, Thaunny.
SEMINARIO LIVRO HISTÓRIAS DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL , 
COMPREENDIDO ENTRAS S PAGINAS 196 a 275.
AUTOR:DERMEVAL SAVIANI.
 Câmpus
 Cora Coralina
Cidade de Goiás 2018 julho 12
Através de uma análise do texto de Dermeval Saviani, autor nos fala que o período (1932-1969) e o momento que a pedagogia tradicional convive com a pedagogia nova e depois cede lugar a ela. A Docente, Ma. Derotina Helecir, propôs um recorte compreendido entre as pág. 195 a 275. entretanto não iremos julgar se as ideias do autor se estão adequadas ou inadequadas, mas em compreender as razões de tais ideias, suas estratégias teóricas e metodológicas, assim também como os discursos que utilizou no intento de alcançar os seus objetivos.
Introdução 
3
Em seu livro História das Ideias Pedagógicas no Brasil, Dermeval Saviani propõe uma síntese sobre as ideias pedagógicas formuladas no país, e que vieram a se tornar hegemônicas, em determinados períodos, justamente por também viabilizarem a sua conformação por meio de certas práticas educacionais. 
Ideia geral 
4
Entre alguns expoentes do movimento escola novista, Saviani destaca alguns acontecimentos considerando as bases do movimento: Lourenço Filho: Considerado o formulador das bases psicológicas do movimento renovador, cujo sua obra, Introdução ao Estudo da Escola Nova, é considerado uma das principais do movimento escola novista, o qual o autor propõe uma reestruturação da escola brasileira. Fernando de Azevedo: É considerado o articulador das bases sociológicas e as reformas do ensino, suas obras são consideradas a Biblioteca Pedagógica Brasileira.
Capítulo VIII Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova (1932-1947)
5
Anísio Teixeira; As Bases Filosóficas e Politicas da Renovação Escolar.
Anísio Teixeira: É o formulador das bases filosóficas e políticas do movimento da Escola Nova, o qual foi Secretário de Educação e Cultura, do governo federal, além de ter participado do Conselho de Educação do Ensino Superior da UNESCO. 
Anísio Teixeira considera a educação um elemento chave do processo de inovação e organização da sociedade mas sua atuação no campo educacional .
ABE (Associação Brasileira de Educação): órgão apolítico que tem a função de reunir todos os interesses da educação. IV Conferência da ABG: tinha como tema, as grandes diretrizes da educação popular. Sendo Carlos Alberto Nóbrega da Cunha o responsável por elaborar o tema que atendia o apelo governamental: definir as bases da política educacional. Porem este assunto não estava na pauta do evento.
Associação Brasileira de Educação e os Antecedentes 
do “Manifesto”1932
7
O manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a manifestação para fixar o sentindo fundamental da politica da educação, e elaborado por Fernando Azevedo. Esse conteúdo se divide em introdução, em outras quatro partes e conclusão. Apresentado problemas e as soluções para que um novo modelo de educação fosse implantado no país com a chamada escola nova´.
 “Manifesto dos pioneiros da educação nova” 
A Reação Católica e a Liderança de
 Alceu Amoroso Lima
O manifesto também é composto por outros quatro momentos: Os fundamentos filosóficos e sociais da educação, incluindo finalidades da educação e valores mutáveis e permanentes a organizações e administração do sistema educacional sendo a bases psicológicas da educação o seja (processo e conceitos fundamentais da Escola Nova). Esse plano de reconstrução educacional, torna a divulgação do manifesto que provocou o rompimento entre o grupo dos renovadores e o grupo católico que decidiu se retirar da ABE. O resultado foi a Criação da Confederação Católica Brasileira de Educação, sob liderança de Alceu Amoroso Lima.
Saviani analisa nesse período, o equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. Dentre os principais acontecimentos entre 1932 e 1947, estão: Criação do Ministério da Educação e Saúde Pública, o qual foi dirigido por Francisco Campos, integrante do movimento escola novista. A criação desse ministério, culminou numa série de decretos que contribuíram para a reforma da educação brasileira, tais como: Criação do Conselho Nacional de Educação; Organização do ensino superior no Brasil (regime universitário);
Francisco Campos, Gustavo Capanema e as Iniciativas 
Governamentais 
10
Podemos concluir através do relato histórico da educação brasileira no período de 1932 a 1947 e 1969 proposto pelo professor Saviani, observamos que a educação evoluiu de acordo com as políticas publicas de industrialização e urbanização, sendo de grande importância para o modelo econômico do pais, entretanto nós temos a emergência e desenvolvimento da pedagogia nova como tentativa de superação dos limites da pedagogia tradicional. Todavia há de se ressaltar que a educação no Brasil ainda esta longe do modelo ideal, para diminuir o abismo entre as classes sociais brasileiras.
CONCLUSÃO
Bibliografia
SAVIANI, Dermeval; História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2008
BOA NOITE!!! 
 
GRATIDÃO

Mais conteúdos dessa disciplina