Buscar

SIMULADO PSICOLOGIA SOCIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professora: Rebeca Cerqueira Andrade de Alcantara 01/10/14
SILMULADO
1.A Psicologia Social, enquanto campo de conhecimento científico tem por objeto de estudo, EXCETO:
R:O mesmo objeto de estudo da Sociologia.
	2.São possíveis objetos de estudo em Psicologia Social, EXCETO: 
		
R:O pensamento das pessoas independente do que pensam os outros.
	3A respeito do conceito de ¿grupo¿ são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V se verdadeiras e F se falsas e assinale a opção que adequadamente analisa o conjunto das afirmações: -I- O que difere um grupo social de um grupo não social é especialmente a qualidade da relação entre os membros do grupo. -II- Um grupo social se caracteriza pelo fato de que nele não ocorrem pressão exercida sobre os membros de um grupo a fim de que nele permaneçam. -III- Num grupo não social os membros compartilham um espaço mas não se relacionam. -IV- Num grupo não social há a tendência a que se produza pressões para a conformidade entre os membros. -V- Os grupos sociais, em busca de coesão, sobre os dissidentes do grupo, busca persuadi-los a permanência, contudo, não havendo sucesso nisso, tende a marginalizar os membros não conformistas. 
		
R:V-F-V-F-V
4.A socialização é um fenômeno sobre o qual é possível afirmar que:
R:É sempre um processo de aprendizagem a partir da interpretação da realidade sob o ângulo de um grupo, podendo sofrer os conteúdos socializados alteração ao longo do tempo.
5.Tendemos a formar autoconceitos. Sobre estes, dente as opções abaixo, é VÁLIDO dizer que:
R:Formam-se a partir de nossos autoesquemas, ou seja, os modelos mentais que utilizamos para representar o que somos para nós mesmos, não necessariamente correspondendo ao que somos.
6.Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿A fim de estudar a influência entre assistir televisão e a emissão de comportamentos agressivos psicólogos sociais levaram a exposição da televisão para o laboratório, onde controlavam a quantidade de violência que as crianças assistiam. Expondo as crianças a programas violentos e não-violentos os pesquisadores podem observar como a quantidade de violência afeta o comportamento. Foi mostrado a meninos e meninas de Ohio um trecho violento de um filme de gangster na televisão ou um trecho de uma emocionante corrida. As crianças que assistiram à violência foram as que depois tiveram mais probabilidade de apertar com todo vigor um botão vermelho especial, que supostamente esquentava um bastão, causando queimaduras dolorosas em outras crianças¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 14
R:Pesquisa experimental
7.Identifique, dentre as opções abaixo, o objetivo da Psicologia Social:
R:Estudo científico da maneira como pensamos, influenciamos e nos relacionamos uns com os outros, objetivando compreender como nossa subjetividade é formada a partir da interação com o meio no qual estamos inseridos.
8.Um estudante passou por um processo de seleção para o estágio em uma importante empresa de sua área. Uma semana depois comunica aos amigos de turma que não permaneceu na empresa. Imediatamente ao saber disso seu amigo pensa ¿Ele não se esforçou o suficiente para fixar-se na empresa, é pouco esforçado¿. Contudo, se esquece que há um ano, quando não suportando as pressões de seu estágio, desligou-se dele sob a alegação de que "as circunstâncias" não eram favoráveis à permanência. A situação revela na verdade que:
R:Na atribuição de causalidade, tendemos ao erro fundamental de atribuição e consideramos que os outros são responsáveis pelo que acontece enquanto quando se trata de nós mesmos, consideramos que as nossas ações foram determinadas pelas circunstâncias.
9.Para a Psicologia Social é de especial relevância a influência da interação social na formação do autoconceito, tendo em vista que o autoconceito é relevante em uma variedade de situações sociais. Explique em que consiste o autoconceito e o processo de formação do mesmo a partir da perspectiva da psicologia social.
R:O autoconceito refere-se à ideia que temos de nosso eu. Acumulamos uma série de crenças, corretas ou não, sobre quem somos nós; crenças que são fortemente influenciadas por diferentes fatores mas, em especial pelos resultantes do processo de interação social como um todo. O autoconceito é formado, em grande parte, através da comparação com as outras pessoas. Desde nossa infância somos avaliados pelos outros, sejam familiares, amigos, professores ou estranhos. A perspectiva do outro nos dá, em certa medida, a consciência de que somos diferentes, e em que grau e direção. A teoria da comparação social, desenvolvida por Festinger em 1954, levanta a hipótese de que tendemos a nos avaliar constantemente quanto a nossas opiniões e capacidades. Tal avaliação é feita através de comparações com a realidade objetiva e com outras pessoas. Assim, é através da percepção de nós mesmos e da percepção de como nos relacionamentos com os outros e de como nos comparamos com outras pessoas que nosso autoconceito se forma.
10.Os seres humanos parecem motivados não apenas a se perceberem de modo que exaltem a si mesmos, mas também a se apresentarem aos outros de forma desejosa. De que maneira essa estratégia de administração da imagem pode levar à falsa modéstia?
	R:As pessoas às vezes apresentam um eu diferente do que sentem. Um claro exemplo disso é a falsa modéstia, situação na qual uma pessoa se deprecia com críticas que muitas vezes podem ser sutilmente personalistas a fim de arrancar afagos tranquilizadores.

Continue navegando