Buscar

Sistema renina-angiotensina-aldosterona

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmica: Karolyna Mattes Maiorki
Professora: Maria Cecília
Disciplina: Farmacologia
Período: 3º 
Curso: Medicina Veterinária
Descrever detalhadamente o sistema renina-angiotensina-aldosterona.
A pró-renina (forma inativada da renina), é sintetizada e armazenada nas células justaglomerulares dos rins, que ficam nas paredes das arteríolas aferentes consecutivamente próximas aos glomérulos. A pró-renina é convertida em renina quando a pressão sanguínea cai, sendo liberada na corrente sanguínea. A renina não tem efeitos sobre a pressão, pois não é uma substância vasoativa, o seu papel é converter o angiotensinogênio presente no sangue em angiotensina I ( a renina permanece aproximadamente por 30 minutos a 1 hora atuando na formação de angiotensina em todo o tempo)
A angiotensina I (resultado da conversão de angiotensinogênio) tem leve efeito vasoconstritor, quando ela passa pelos pulmões através da circulação sanguínea, a ECA presente no endotélio dos vasos pulmonares irá converter a angiotensina I em angiotensina II.
A angiotensina II tem potente efeito vasoconstritor, acometendo a função circulatória com a vasoconstrição em muitas áreas corporais, aumentando a resistência vascular periférica e aumentando o retorno venoso por contrição das veias; e na diminuição da excreção de sal e água pelos rins, aumentando o volume líquido extracelular e consequentemente elevando a pressão arterial. 
Pesquisar as principais indicações dos diuréticos de alça e dos diuréticos poupadores de potássio na medicina veterinária.
Diuréticos de alça: Edema agudo de pulmão; Hipertensão; ICC crônica; Edema da Síndrome Nefrótica; Ascite e cirrose hepática; Converter IRA oligúrica em IRA não oligúrica; 
Diuréticos poupadores de potássio: Hipertensão essencial; Edema e ascite da insuficiência cardíaca congestiva; cirrose hepática; síndrome nefrótica; edema idiopático; Como terapia auxiliar na hipertensão maligna; Na hipopotassemia quando outras medidas forem consideradas impróprias ou inadequadas; Profilaxia da hipopotassemia e hipomagnesemia; Diagnostico e tratamento de aldosteronismo primário; 
Explicar como funciona o mecanismo de ação  dos inibidores da ECA. 
Os inibidores da Eca impedem a angiotensina I de ser convertida em angiotensina II. Com a ausência da angiotensina II não há vasoconstricção periférica, diminuindo a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina