Buscar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIENCIAS CONTABEIS 
Ana Cristina Viana luz
Ana Paula morais da silva 
Carla nascimento de Souza
Leilane da silva 
sanes cleia Sousa conceição 
ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS
1	INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o processo contábil, utilizando orçamentos empresarias, balancetes e demonstrações, mostrando a necessidade da utilização dos mesmos, para que a empresa planeje os seus resultados, sendo que diariamente acontecem novos fatos contábeis, e esses fatos devem ser contabilizados. Veremos também sobre a importância do Fluxo de Caixa num ambiente competitivo, o Direito empresarial junto às Noções de Atuárias adquirida pelo contador.
1º mês : X = VM * PV 
 RP = VM + X * 50%
2º MÊS : X = VM * PV
 RP = (VM + X * 50%) + 50% do mês anterior. 
E assim sucessivamente,
Onde: X= PREVISAO DE VENDA
VM = VALOR MÉDIO HISTÓRICO
PV = PERCENTUAL DE VARIAÇAO
RP = RECEITA PREVISTA
Uma vez elaborado o orçamento de previsão de receitas, passamos a desenvolver o orçamento de custos, onde inicialmente foram fornecidos os seguintes dados:
A seguir a tabela que mostra o ORÇAMENTO DE CUSTOS, nessa, podemos observar que foram feitas as previsões de custos de acordo com a forma de pagamento proposta, sendo 50% (cinquenta por cento) de entrada e 50% (cinquenta por cento) no mês seguinte, além disso, provisionamos o pagamento de impostos sobre vendas de 20% (vinte por cento) e que esses impostos são pagos no mês seguinte ao da receita. 
Passamos então elaborar o orçamento de despesas operacionais. A seguir serão apresentadas duas tabelas sendo que na primeira constam informações propostas pela atividade e na segunda apresenta se o resultado da multiplicação do total de receitas previstas ( valores médios históricos X percentual de variação) e o percentual de despesas com vendas, considerando ainda que o pagamento dessas despesas é realizado no mês de ocorrência dos fatos, apresentando ao final a soma dos totais. Vejamos:
Onde o resultado da multiplicação do total de receitas previstas (valores médios históricos X percentual de variação) e o percentual de despesas com vendas, considerando ainda que o pagamento dessas despesas é realizado no mês de ocorrência dos fatos, apresentando ao final a soma dos totais.
Texto 
 	
Conhecimentos obtidos pelo contador nas áreas de gestão financeira e orçamento empresarial, direito empresarial e noções de atuária é de extrema valia no cotidiano deste profissional, pois ajuda o empresário nas tomadas de decisões.
	 O orçamento empresarial deve abarcar os quatro pontos mais importantes em finanças que são: a) lucratividade; b) rentabilidade; c) liquidez; e d) risco. O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos.
A importância do Orçamento mestre para a organização 
Entende- se aquele que abrange todas as atividades da organização servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da empresa. Esse controle é necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios . Por sua importância, esta é uma atividade ligada diretamente à diretoria executiva das empresas. Cabe a ela tomar as decisões para o planejamento e controle da organização, inclusive estabelecer o período e sua abrangência. Período que podem variar de empresa para empresa, dependendo das estratégias empresariais, do seu tipo de atividade, ambição de crescimento. 
 
O Orçamento Mestre pode ser dividido em duas partes: Orçamento operacional e orçamento financeiro.
O orçamento operacional: Tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada, como vendas ,produção e estoques de produtos.
 O orçamento financeiro: Por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas, além de fazer uma previsão das entradas e saídas de caixa para a período , isto é transformando-se em orçamento de caixa .
CONCLUSÃO
A utilização de Orçamentos empresariais vem aumentando cada dia mais, de maneira que, tanto as empresas de pequeno ou grande porte estão usufruindo dessa ferramenta para elaborar seus planejamentos empresarias. Com base nos estudos feitos para realização desse trabalho, percebemos que o orçamento tem evitado muitas empresas virem à falência e outras vieram a crescer muito além do esperado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais