Buscar

guia de estudo molusco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Guilherme de Queirós Brasil – 399762
Guia de estudo - 18	
Foi se adaptando seu corpo para o ambiente e evoluindo, criando defesas, estratégias e camuflagem a o longo do tempo, conseguindo manter a sua geração apesar do seu plano corporal.	
Pé confere mobilidade ao ser, com ajuda dos pés que lhe conduz ao alimento, são equipados com uma língua dentada (rádula), cobrindo os órgãos vitais tem uma membrana chamada de manto, do manto vem sua armadura (concha) dando toda proteção ao animal.
São verdadeiras obras de arte, o manto do animal começa secretas as substâncias formadoras, principal componente é o carbonato de cálcio e pequenas quantidade de proteínas. Como são presas sofrem ataques que causa danos as suas conchas assim desenvolveram um mecanismo de reparo que ocorre na superfície interna do animal,que está em contato com parte interna do ser, o reparo não muda muito como é a fabricação da concha o que eventualmente muda é a composição,esse reparo pode ser lento e imperfeito. Os reparos podem indicar com está o ambiente e ataques dos predadores.
Quando o abalone se sente ameaçado, usando o único pé, que na verdade são 10 mil pés tubulares, decide fugir. Com seu é pé esta fixado na concha pode se retorce se livrando do “abraço” da estrela,mesmo virado ficando vulnerável o abalone usar sua sucção para virar e fugir.
Nadar por flutuar, foi grande passo para sobrevivência, nautilus criou um esquema corporal feito para durar, poucas espécies consegue fazer esse feito. Transformando o nautilus em um “navio de guerra”.
A concha do nautilus consegue manter o gás que faz o animal flutuar a uma pressão constante, os peixes de grande profundidade tem que se adaptar a pressão se não sua bexiga natatória explode, assim matando o peixe. Os nautilus não sente isso devido sua melhor adaptação a profundidade.
Polvo foi além, desenvolvendo a inteligência, e assim se tornando um ser magnífico e pouco conhecido devido sua inteligência.
Quebram a regra que invertebrados são seres sem consciência, com os polvos são diferente são seres curiosos, tem excelente visão e sensores químico, são inteligentes.
Primeiro modificaram seu esquema corporal todo, a falta de esqueleto facilitou sua mobilidade e sua maneira de se contorcer e comprimir o corpo para entrar algum lugar para fugir de predadores e também desenvolveram estratégia de imitar animais perigosos para afastar os predadores. Outra defesa/ataque foi a camuflagem que o polvo pode mudar de cor e textura em questão de instantes.A evolução deu traje especial para os polvos que faz inveja a muitos no reino animal.Mas por trás desse talento tem grande cérebro que comanda dezenas de milhares de células da pele(cromatóforos) que contem micro bolsas de pigmentos prontas para ser usadas ao comando de impulso nervoso,abaixo deles tem há células que funciona como espelhos fazendo refletir cores vibrantes e brilhantes,novo padrão de cor aparece com expansão dos cromatóforos quando se contraem as células espelhos ficam amostrada, os cromatóforos pode ter outra função que é sinal de alerta de venenosos.
Sua inteligência é inventores, engenhosos e com grande adaptabilidade, permitiu explorar todos os ambientes da biosfera. Mudança pode ser o segredo para sobrevivência.

Continue navegando