Buscar

Avaliação NÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0380_AV_201505463718 » PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	VALERIA FURLAN SEDANO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 10,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 08/06/2018 17:59:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201506202593)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. (BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.) A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
		
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506247817)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O paradigma fordista supunha a presença de um Estado planejador, regulador do processo de acumulação, articulador dos interesses conflitantes entre capital e trabalho.Estamos nos referindo ao Estado d eBem Estar Social. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta as informações corretas. I Esse Estado fazia intervenções e atuava como um grande regulador da economia. II O Estado passa então a realizar de modo sistemático o planejamento e a administração econômica do país, de modo a garantir a reprodução ampliada do capital. III O Estado de Bem Estar Social fazia intervenções nos mercados, estabelecendo subsídios, preços mínimos, estoques reguladores. IV O Estado de bem-estar promovia a redução das desigualdades sociais, através de rede de serviços sociais V Os sindicatos e as classes trabalhadoras o temiam o Estado de Bem Estar Social, pois esta forma de regulação da economia trazia para esta classe muitos prejuízos.
		
	
	I, II, III e V.
	
	III, IV , V.
	
	II, III, IV , V.
	 
	I ,II, III, IV.
	
	Apenas o item V.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505664535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O livro "Pedagogo: a profissão do momento", de Andrea Cecília Ramal, aborda a seguinte questão:
"Nas empresas, a necessidade de no manter a competitividade no mercado exige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho".  
As palavras-chave que sitentizam a ideia da autora são:
		
	
	gerência / coaching
	
	meta / gerente
	
	empregabilidade /  mercado
	
	relatividade /  funcionário
	 
	competitividade /pedagogo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506109946)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A origem da Teoria Contingencial está relacionada a pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. De acordo com Chiavenato (1992), entre as pesquisas realizadas, destaca-se a de Burns e Stalker, que visava conhecer a relação entre as práticas administrativas e o ambiente externo de vinte indústrias inglesas. Burns e Stalker classificaram as empresas em dois tipos. São eles:
		
	
	( ) Rígidas e Flexíveis
	
	( ) Simples e Verticais.
	
	( ) Administrativas e Sociais.
	
	( ) Autoritárias e Subordinadas.
	 
	( ) Mecanísticas e Orgânicas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505716474)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A administração das empresas foi evoluindo. Com a teoria das Relações Humanas, Mayio chegou a conclusão em relação a produtividade.
		
	 
	o interesse pelos funcionários era o que mais motivava para a produtividade
	
	que a rigidez no horário era o que mais significava para a produtividade
	
	que as condições do ambiente físico trabalho eram indispensáveis
	
	que o ambiente físico era fundamental à produtividade
	
	que o desconhecimento da equipe facilitava o cumprimento das regras da empresa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505777384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O paradigma tradicional de gestão compreende a administração no paradigma fordista, a qual foi entendida como um ato regulatório. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	
	D - Este é um paradigma de gestão, pautado na inovação, flexibilidade, descentralização e integração;
	 
	B - O paradigma fordista visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo;
	
	A - Este paradigma deixa de privilegiar o controle sobre o processo de trabalho para exercer o controle sobre os resultados desse processo;
	
	C - O desafio deste tipo de administração não é mais o ajustamento das pessoas aos planos, mas o desenvolvimento das pessoas para enfrentar os imprevistos da realidade;
	
	E - O paradigma tradicional¿ de gestão se expressa pela Gestão de Pessoas como forma de alavancar o desempenho dos funcionários para garantir o sucesso das organizações.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505661782)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da década de 70, o novo modelo de produção flexível instituído objetivava reverter o quadro de crise através de mudanças significativas no processo produtivo e nas relações de trabalho. As metas propostas, em linhas gerais, eram: __________________ , aumentar a produtividade, garantir a __________________ e estimular a produção flexível com base na inovação tecnológica e em novas formas de gestão da produção e do trabalho.
As expressões que completam a frase são:
		
	
	garantir o acesso aos bens / reduzir os lucros.
	
	minimizar o custo / reduzir a lucratividade.
	
	reduzir o custo / garantir o capitalismo
	
	garantir a lucratividade / aumentar o custo.
	 
	reduzir o custo / garantir a lucratividade de capital
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506131720)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Chiavenatto (1999b), afirma que no paradigma fordista, o treinamento do ponto de vista de sua relação com as funções de Recursos Humanos (RH) insere-se como uma área, departamento e/ou unidade que se mantém responsável pelas iniciativas de "educação" dos funcionários de forma centralizada. Neste momento o treinamento tem como objetivo:
		
	
	(   ) adaptar o indivíduo para o acolhimento dos colegas de trabalho.
	
	(   ) adaptar o empregado a exercer uma outra função.
	 
	(   )  adaptar o indivíduo para o exercício de determinada função ou tarefa.
	
	(  ) adaptar o indivíduo para o cumprimento do seu dever.
 
	
	(   ) esperar que o indivíduo, com o tempo, crie novas formas de adaptação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506077551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as orientações estratégicas do modelo de educação corporativa que influenciará diretamente a estruturação e a constituição da UC de uma organização, relacionadas abaixo, assinale a ÚNICA que não faz parte das principais, segundo Wheeler (2005 apud EBOLI, 2012a, p. 124),
		
	
	( ) Foco em transformação.
	
	( ) Foco na mudança organizacional.
	
	( ) Foco em qualificação: desenvolvimento de habilidades.
	
	( ) Foco em relacionamento: cliente externo.
	 
	( ) Foco em fragilidade tecnológica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505753145)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gestão do conhecimento com foco na tecnologia da informação dá ênfase no desenvolvimentode ferramentas, tais como: inteligência artificial, sistemas de gerenciamento da informação, entre outras. Na verdade, sabemos da importância do uso de ferramentas para facilitar a construção e a sistematização de novos conhecimentos, mas acreditamos que estas devem apoiar o processo de produção de conhecimento o qual tem nas pessoas o seu ponto central. Assim cabe ao ................... discutir a gestão do conhecimento, pois, em geral, há uma tendência à implementação da gestão do conhecimento e da educação corporativa de forma integrada, além de que ambos influenciam diretamente na formação humana nas organizações. Qual dentre as palavras abaixo completa a frase tornando-a verdadeira?
		
	
	A.( ) Diretor da Organização.
	 
	D. ( ) Pedagogo da Instituição
	
	E-( ) Recurso Humano
	
	B.( ) Administrador de Empresa.
	
	C.( ) Funcionário

Continue navegando