Buscar

Meio_Amb5_-_Ciclos_hidrologico_e_Carbono

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Meio Ambiente
Ciclos Hidrológico e do Carbono
*
Curiosidade Aeronáutica – P47
*
*
Curiosidade Aeronáutica – P47
*
*
Curiosidade Aeronáutica P-47
Caça bombardeio P-47 Thunderbolt 
Also known as the "Jug", was the largest, heaviest, and most expensive fighter aircraft in history to be powered by a single reciprocating (pistão axial) engine.
It was one of the main United States Army Air Forces (USAAF) fighters of World War II, and served with other Allied air forces.
The P-47 was very effective in air combat but proved especially adept at ground attack.
*
*
Caça bombardeio P-47 Thunderbolt 
Manufacturer: Republic Aviation
First flight: May, 6 1941
Introduction: 1942
Retired: 1966 (Peruvian Air Force)
Number built: 15,686 
Unit cost: US$ 85,000 in 1945 ($1.04 million in today's dollars)
Eight .50-caliber machine guns, four per wing. 
When fully loaded the P-47 could weigh up to eight tons.
Fuel capacity: 1.421 liters (5h de autonomia)
*
*
Caça bombardeio P-47 Thunderbolt 
Maximum speed: 433 mph at 30,000 ft (697 km/h at 9,145 m)
Range: 800 mi (1,290 km) combat, 1,800 mi (2,900km) ferry 
Service ceiling: 43,000 ft (13,100 m)
Rate of climb: 3,120 ft/min (15.9 m/s)
*
*
Caça bombardeio P-47 Thunderbolt 
*
Motor: Pratt & Whitney R-2800 Double Wasp is a two-row.
18-cylinder.
2.535 HP.
2,804 in³ (46 L).
Air-cooled radial aircraft engine.
Water injection to give emergency power in combat.
*
Esquadrão “Senta a Pua” – P47
*
*
Esquadrão “Senta a Pua” – P47
*
*
Balanço Hídrico
Água que circula na Terra: 577.200 Km3/ano 
Evapora
503.000 Km3/ano dos oceanos
74.200 Km3/ano dos continentes 
Precipita
458.000 Km3/ano nos oceanos
119.000 Km3/ano nos continentes 
Umidade transferida anualmente dos oceanos para os continentes 503.000 – 458.000 = 45.000 Km3/ano 
Excedente hídrico que alimenta rios, umidade do solo e fluxos subterrâneos 119.000 – 74.200 = 44.800 Km3/ano 
*
*
Água na Terra
*
*
Água doce na Terra
*
*
Ciclo da Água ou Hidrológico
A água é a única substância que existe, em circunstâncias normais na natureza, nos três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso). A coexistência destes três estados implicam em transferências contínuas de água de um estado para outro. Esta seqüência de fenômenos pelos quais a água é transferida da superfície terrestre para a atmosfera e da atmosfera para a superfície é designada de ciclo hidrológico.
O ciclo hidrológico refere-se à troca contínua de água na hidrosfera: atmosfera, a água do solo, águas superficiais, águas subterrâneas e águas das plantas.
*
*
Ciclo da Água ou Hidrológico
O ciclo hidrológico se dá basicamente por:
Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água e transpiração das plantas terrestres e animais para a atmosfera;
Precipitação (chuva), pela condensação do vapor de água do ar, caindo para a terra ou mar; e
Escoamento da água da terra que geralmente dirige-se para o mar.
*
*
Ciclo Hidrológico
*
*
Processos do ciclo da água
Evaporação: é a transformação da água do estado líquido para o estado gasoso, geralmente por influencia do Sol, se deslocando da superfície para a atmosfera, deixando o ar úmido.
Condensação: é a transformação do vapor de água encontrado na atmosfera em água líquida, criando-se assim as nuvens e nevoeiros.
Precipitação: consiste na queda (chuva) do vapor de água condensado sobre a superfície terrestre.
Infiltração: consiste no fluxo de água da superfície para o subsolo, alimentando assim os lençóis freáticos.
*
*
Escoamento superficial: Uma parte da água que chega a terra é aproveitada pelos seres vivos e outra escorrerá pelo terreno até chegar a um rio, um lago ou ao oceano. Este fenômeno é conhecido como escoamento e é o movimento das águas na superfície terrestre, principalmente da plataforma continental para os mares e rios.
Transpiração: As raízes das plantas absorvem a água, que se desloca para cima através dos caules ou troncos, levando consigo os elementos que necessita a planta para nutrir-se. Ao chegar as folhas e flores, se evapora para o ar em forma de vapor de água. Este fenômeno é a transpiração. É a forma como a água existente nos organismos vivos é transferida para a atmosfera.
*
*
Evapotranspiração: é o processo conjunto pelo qual a água que cai, principalmente em florestas, parte é absorvida pelas plantas e retorna à atmosfera através da transpiração e parte é depositada na superfície (não é absorvida pelas plantas) e evapora diretamente para atmosfera.
*
*
Importante
Ao evaporar-se a água deixa para trás todos os elementos que a contaminam ou a fazem não apta para consumo (sais minerais, químicos, resíduos, etc.). Por isso o ciclo da água nos entrega um elemento puro. Porem há outro processo que também purifica a água, e é parte do ciclo: a transpiração das plantas.
*
*
Ciclo do Carbono
*
A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases insípidos, incolores e inodoros, presa à Terra pela força gravitacional.
A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
*
Ciclo do Carbono
*
Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera.
A atmosfera tem uma massa de aproximadamente 5 x 1018 kg, sendo que três quartos dessa massa estão situados nos primeiros 11 km desde a superfície.
*
Ciclo do Carbono
*
O Carbono (C) é o quarto elemento mais abundante no Universo, depois do Hidrogênio (H), Hélio (He) e o Oxigênio (O), e é o pilar da vida como a conhecemos.
A atmosfera, entretanto, é composta de:
Nitrogênio - 78,09%
Oxigênio - 20,95%
Argônio - 0,93%, 
Gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases - 0,039%
*
Ciclo do Carbono
*
Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas.
Na Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico. 
Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: 
ciclo "lento" ou geológico, e
ciclo "rápido" ou biológico.
*
Ciclo Geológico do Carbono
*
Este ciclo que opera a uma escala de milhões de anos é integrado à própria estrutura do planeta e iniciou-se há cerca de 4,55 bilhões de anos, quando na formação do Sistema Solar e da Terra, tendo origem nos planetesimais (pequenos corpos que se formaram a partir da nebulosa solar) e nos meteoritos portadores de carbono que colidiram com a Terra. 
Mais de 99% do carbono terrestre está contido na litosfera, sendo a maioria carbono inorgânico, armazenado em rochas sedimentares como as rochas calcárias. O carbono orgânico contido na litosfera está armazenado em depósitos de combustíveis fósseis.
*
Ciclo Biológico do Carbono
*
O ciclo biológico do Carbono é relativamente rápido. Estima-se que a renovação do carbono atmosférico ocorre a cada 20 anos.
Na ausência da influência antropogênica (causada pelo homem), no ciclo biológico existem três reservatórios ou "stocks": 
terrestre (20.000 Gt),
atmosfera (750 Gt), 
Oceanos (40.000 Gt). 
Este ciclo desempenha um papel importante nos fluxos de carbono entre os diversos stocks, através dos processos da fotossíntese e da respiração.
*
*
*
*
Variação de temperatura na Terra de 1860 até 2004
*
*
*
Conclusão
*
Apesar das incertezas, pode ser obtida uma conclusão importante e quantificável: as atividades humanas influenciam o ciclo global do carbono. Ao retirar carbono armazenado nos depósitos de combustíveis fósseis a uma taxa muito superior à da absorção do carbono pelo ciclo, as atividades humanas estão a potencializar o aumento das concentrações
de CO2 na atmosfera e, muito provavelmente, influenciando o sistema climático global.
*
Thanks
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando