Buscar

EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PUBLICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PUBLICA
 
 Conceito:
 “A denominação genérica a qualquer espécie de fazenda, atribuída as pessoas de Direito Público. Nela assim se computam a Fazenda Federal, Fazenda Estadual e Fazenda Municipal. E, desta forma, Fazenda Pública é sempre tomada de amplo sentido, significando toda soma de interesse de ordem patrimonial ou financeira da União, dos Estados federados ou dos Municípios, pois que, sem distinção, todas se compreendem na expressão”.
Principios:
1) impenhorabilidade de todos os bens de determinadas pessoas jurídicas; 
2) princípio da continuidade do serviço público;
 
3) princípio da isonomia
Procedimento :
 A execução inicia-se com a petição inicial do exequente, instruída com o respectivo título executivo. 
 Após, a Fazenda Pública será citada para, se for o caso, opor embargos.
A fazenda terá duas opções:
 I – Opor embargos no prazo de 30 dias.
 II – Não embargar, devendo então ser expedido precatório paraque seja realizado o pagamento da divida
Os embargos seguirão o seu procedimento no rito ordinário, sendo que, segundo a jurisprudência do STJ, não haverá reexame necessário no caso de rejeição ou de julgamento de improcedência destes.
.
Os embargos oferecidos pela fazenda exigem petição autônoma, autuação separada, e distribuição por dependência.
O embargado deverá ser ouvido no prazo de 15 dias e da decisão que proferir os embargos será cabivel apelação. (art. 740 do CPC)
A expedição do precatório somente pode existir diante do trânsito em julgado dos embargos ou de sua não oposição conforme art. 100, § 1.º, da CF/88.
Art. 730.
 Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, citar-se-á a devedora para opor embargos em 10 (dez) dias; se esta não os opuser, no prazo legal, observar-se-ão as seguintes regras :
 I - O pagamento por intermédio do presidente do tribunal competente;
 II - far-se-á o pagamento na ordem da apresentação do precatório e à conta do respectivo crédito. 
Embargos:
 Preconiza aludido art. 730-CPC: "Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, citar-se-á a devedora para opor embargos em 10 (dez) dias; se esta não os opuser, no prazo legal, observar-se-ão as seguintes regras...".
Ocorre, no entanto, que mediante a edição da Lei Federal nº 9.494/97, sobreveio efetiva alteração do prazo para a Fazenda Pública oferecer embargos à execução por quantia certa, passando então a ser de 30 (trinta) dias
Art. 731
  Se o credor for preterido no seu direito de preferência, o presidente do tribunal, que expediu a ordem, poderá, depois de ouvido o chefe do Ministério Público, ordenar o sequestro da quantia necessária para satisfazer o débito.
 Requisição de pequeno valor
 
 A requisição de pequeno valor será expedida pelo juiz da causa ao representante do órgão estatal competente, por meio de um oficio requisitório, e o pagamento deverá ser efetuado em parcela única, dentro do prazo determinado pela lei.
rt. 100, CF: Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.
§ 3º O disposto no caput deste artigo relativamente à expedição de precatórios não se aplica aos pagamentos de obrigações definidas em leis como de pequeno valor que as Fazendas referidas devam fazer em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
§ 4º Para os fins do disposto no § 3º, poderão ser fixados, por leis próprias, valores distintos às entidades de direito público, segundo as diferentes capacidades econômicas, sendo o mínimo igual ao valor do maior benefício do regime geral de previdência social.
§ 8º É vedada a expedição de precatórios complementares ou suplementares de valor pago, bem como o fracionamento, repartição ou quebra do valor da execução para fins de enquadramento de parcela do total ao que dispõe o § 3º deste artigo
EC - 20 de1998 , introduziu o requisito idade mínima na modalidade de aposentadoria voluntária por tempo de serviço, que passou a ser por tempo de contribuição: 60 anos para o homem e 55 anos a mulher, mantendo a integralidade dos proventos e a paridade. Além disso, restringiu a sua abrangência aos titulares de cargo público efetivo.
 EC – 30 de 2000, Essa Emenda alterou a redação do artigo 100 da Constituição e acrescentou o artigo 78 no ADCT. No texto da Constituição, implicou a alteração dos dois primeiros parágrafos do artigo 100 e a soma de outros três. Assim, o artigo 100 passou a ser composto por seis parágrafos.
 EC - 37 de 2002, inovou para impedir a expedição de precatório complementar ou suplementar de valor pago, bem como fracionamento, repartição ou quebra do valor da execução, a fim de que seu pagamento não se fizesse em burla ao sistema, mediante o fatiamento do crédito, parte na forma de requisição de pequeno valor e parte como expedição de precatório
EC 62 de 2009, foi a responsável pela última alteração do regime de pagamento das dívidas públicas judiciárias no Brasil. Seu escopo foi alterar o artigo 100 da Constituição, acrescendo-lhe nada mais do que dez parágrafos. Além disso, acrescentou o artigo 97 ao ADCT. De forma geral, esses acréscimos foram devidos à instituição do chamado regime especial de pagamento de precatórios pelos estados, Distrito Federal e municípios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais