Buscar

Relatório 6 Cálculos Químicos

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Elétrica
	TURMA
	1026
	DATA
	13/04/2018
	ALUNO
	Gabriel Hipolito Costa
	TÍTULO
	Determinação da água de cristalização do sulfato de cobre
	OBJETIVOS
	Determinar através do aquecimento o número de moléculas de água na molécula de CuSO4.nH2O
	
	
	INTRODUÇÃO
	O sulfato de cobre é um sal que existe sobre diversas formas, e são diferentes de acordo com a quantidade de água em sua composição. Em sua forma anidra que apresenta coloração esbranquiçada e em sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O) sua cor é azul brilhante.
É utilizado para matar fungos e considerado como uma substância perigosa que pode produzir irritação ao contato com mucosas e pele.
Para determinar o número de moléculas de água na molécula de CuSO4.nH2O é necessário aplicar o conhecimento sobre cálculo estequiométrico, que baseado nas leis de Lavoisier e Proust, calcula a quantidade de reagentes e produtos que participam de uma determinada reação química.
Para a realização de cálculos estequiométricos é necessário utilizar a grandeza química mol, como as medições serão feitas em gramas com o auxílio da balança é então necessário transformar grama em mol como mostra a fórmula número 1.
Onde m é a massa em gramas, MM é a massa molar em gramas por mol e n é o número de mol (quantidade de matéria).
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	Materiais utilizados
Balança Técnica (precisão ±0,01g) – Fabricante: GEHAKA;
Bastão de vidro;
Bico de Bunsen;
Cadinho de porcelana;
Cápsula de porcelana com areia;
Espátula;
Pinça de madeira;
Suporte Universal com garra;
Tela de amianto;
Termômetro de Mercúrio;
Tripé.
Reagentes:
Sulfato de cobre hidratado com n moléculas de água (CuSO4.nH2O).
	PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	
Primeiramente, em posse do cadinho tarou-se a balança e mediu-se a massa do cadinho. Com o cadinho ainda na balança foram adicionados com o uso da espátula cerca de 1,0g a 1,2g de CuSO4.nH2O e os valores foram anotados.
O bico de Bunsen foi aceso, e ajustado e com auxilio de um termômetro tocando a areia e preso a uma garra acoplada ao suporte universal a temperatura foi observada para que não ultrapassasse os 200ºC.
Em seguida, o cadinho com o sulfato de cobre foi transportado à cápsula de porcelana com areia e aquecido até que tenha mudado de cor.
Quando o sulfato de cobre mudou completamente para a cor branca o cadinho foi removido do banho de areia para esfriar, após isso foi levado para a balança e medido a massa do cadinho mais o sal anidro e foi anotado o valor.
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	
Após o término do procedimento experimental com todos os dados anotados, como pode ser visto na tabela 1, foi necessário calcular as diferenças das massas encontradas a fim de obter a massa do sal anidro considerando o índice adotado na tabela 2 para identificar as massas m1 à m6.
Tabela 1: Dados coletados
	cadinho vazio
	24,06 g
	cadinho com sulfato de cobre hidratado
	25,07 g
	cadinho com sulfato de cobre desidratado
	24,77 g
Tabela 2 - Índice de massas
	m1
	massa do cadinho
	m2
	massa do cadinho mais o sulfato de cobre hidratado
	m3
	massa do sulfato de cobre hidratado
	m4
	massa do cadinho mais o sulfato de cobre desidratado
	m5
	massa do sulfato de cobre desidratado
	m6
	massa da água
E por sua vez através do cálculo estequiométrico encontrar a devida quantidade de n moléculas de H2O contidas no sulfato de cobre, como é demonstrado nas equações de 1 à 3.
É preciso então calcular a massa moldar do Sulfato de cobre e a massa molar da água, como é mostrado na equação 4 e 5 respectivamente, utilizando a massa atômica fornecida.
 (4)
Em seguida é preciso encontrar o número de mols sulfato de cobre e de água, que pode ser calculado como mostra a equação de número 6 e 7 respectivamente, através da aplicação da fórmula de número 1.
E por fim através da regra de três calcula-se a quantidade de água para 1 mol sulfato de cobre, vide equação 8.
	CONCLUSÃO
	Conclui-se então que para 1 mol de sulfato de cobre existe cerca de 4 mols de água, como é demonstrado na equação de número 9 e que a coloração azul brilhante se dá pela presença da água em sua composição, pois após o aquecimento da substância e a perda das moléculas de água o sal apresenta cor branca.
	REFERÊNCIAS
	SANTOS, Cláudia Maria Campinha dos; CARVALHO, Marilda Nascimento; LIMA, Nélia da Silva. Química Geral. 1ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2015.
Sulfato de cobre (II). Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sulfato_de_cobre(II)>. Acesso em 26 abril.2018.

Continue navegando