Buscar

Resumo PCP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo PCP
Arranjo Físico
Funcional: Recurso agrupado por função, formando setores. Menor investimento e maior flexibilidade. Desvantagem é um PCP complexo, maquina ociosa e lead time alto.
Linear: Recurso organizado de acordo com a eficiência tecnológica de um produto. Alta velocidade de produção e investimento.
Celular Formação de mini fábricas (células) que são famílias de produtos, cujos itens tem similaridades no processo de produção. Produção é puxada pelo cliente e há estoque de matéria prima semiacabados.
Posicional: Produto fixo, onde ele não se movimenta para ser transformado. Tem-se como exemplo as obras. Os recursos se movimentam.
Estratégias de Manufatura
Make to order (fabricar conforme pedido). Há estoque de Matéria prima, alto grau de customização, aproximação cliente x indústria e menor custo de estoque. Sua desvantagem é o alto lead time. Funciona bem para demanda não muito elevada.
Make to stock (fabricar para estoque) – Baixíssimo leadtime, alto custo de estoque, alta padronização com baixa customização.
Assembly to order (montagem conforme pedido). Existem nesta estratégia subprodutos padronizados em estoque (semiacabados). O produto final é montado com base na notificação do cliente. Automóveis são assembly to order para concessionárias.
Engineer to order (Projeto conforme pedido) possui o maior leadtime, customização total, alta flexibilidade e se refere ao make to order mais projeto.
Capacidade
Processo se refere a entrada de matéria prima, atividades mais recurso para transformação e saída. A saída tem maior valor agregado.
Produção é a saída de um processo.
Capacidade Produtiva é a quantidade de produção em condições normais durante um período.
Capacidade ociosa é a parcela da capacidade de produção que não é utilizada
Capacidade Exata é a quantidade de produção do regime extra de trabalho.
Utilização é a parcela de tempo empregada em atividades de produção (taxa entre zero e um).
Eficiência: produtividade na qual o tempo de produção é empregado. Relação entre resultados e produtos demandados.
Produtividade: Saídas pelas entradas, é a eficiência de um processo produtivo
Eficácia: Como os resultados alcançados atendem aos planejados.
Dicas:
Ida ao banheiro, setup está na produção e não na ociosidade (já é calculado);
Manutenção preventiva NÃO agrega valor ao produto; 
Produtividade total > 1 significa que o processo agrega valor.
Planejamento Agregado de Produção
É a previsão de demanda de famílias. As informações detalhadas são muito mais sucintas a erros em relação às agregadas. O PAP visa definir estratégias de adequação entre previsões de capacidade produtiva e de demanda, atendendo entre médio e longo prazo e definindo os volumes de produção a cada intervalo de tempo, com base nos dados de entrada (que é a capacidade produtiva e demanda).
Dica: não existe estoque negativo.
Previsão de Demanda
Existem as abordagens qualitativas e quantitativas. No meio qualitativo, os resultados são alcançados com base em julgamentos e subjeções. Já os métodos quantitativos são baseados em cálculos matemáticos, podendo ser:
Baseados em séries temporais: Que é um conjunto de informações que estão organizados cronologicamente. Seu objetivo é identificar comportamentos sistemáticos verificados no passado e projetar estes em um futuro;
Métodos Causais: Estes analisam relações de causalidade (e correlação) entre diferentes variáveis com o objetivo de prever comportamentos. Deve-se ter pelo menos duas variáveis. Não há como saber o que houve no primeiro instante, pois é atemporal.
Comportamentos sistemáticos: 
Tendência: Crescimento ou decrescimento;
Sazonalidade: Perfis que se repetem a um intervalo CONSTANTE;
Variação aleatória: Comportamento imprevisível natural de TODOS processos. (Neste caso, uma média é feita entre os pontos aleatórios a fim de minimizar o erro);
Ciclos: São intervalos de tempo nos quais os comportamentos sistemáticos são verificados. Não é possível prever comportamento de um ciclo com base em outro ciclo.

Continue navegando