Buscar

Teologia Sistemática I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teologia Sistemática I
Atente para a seguinte citação:
“Deus tem atributos e características morais e absolutas. O primeiro grupo desses também se chama ‘atributos incomunicáveis’, visto que eles não podem ser comunicados às criaturas. [...] Deus também tem atributos e características morais. Esses são comunicáveis às criaturas, visto que não necessitam infinidade”.
De acordo com a citação acima e com os conteúdos do livro-base Teologia Sistemática, se os atributos incomunicáveis salientam o absoluto Ser de Deus, os demais acentuam a Sua natureza. Os atributos de Deus chamados comunicáveis são:
Santidade; Amor (incluindo a Misericórdia e a Graça); Justiça(Retidão);Fidelidade.
Questão 2/5 - Teologia Sistemática I
Leia a citação a seguir:
“Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna”.
De acordo com essa citação e com os conteúdos do livro-base Teologia Sistemática, no Novo Testamento, a doutrina da redenção é edificada sobre três significados para a palavra redenção (redimir, comprar e soltar). A esse respeito, é correto afirmar que:
Em relação à nossa salvação, a palavra redimir significa pagar o preço que nosso pecado exigiu para que pudéssemos ser redimidos 
Questão 3/5 - Teologia Sistemática I
Considere a seguinte citação:
“O que é Deus? Quem é Deus? Existe? Ou é mera invenção humana? O que significa Deus? A palavra ‘deus’ deriva da palavra grega ‘teo’, que por si só pode significar não apenas um tipo específico de deus monoteísta, mas também qualquer tipo de divindade ou ‘princípio’ divino.” 
De acordo com essa citação e com os conteúdos do livro-base Teologia Sistemática sobre as várias teorias erradas sobre Deus, enumere, na ordem sequencial, cada uma das teorias listadas a seguir às suas respectivas características:
Ateísmo
Agnosticismo
Materialismo
Panteísmo
Politeísmo
Deísmo
Dualismo
(  ) Sistema filosófico que admite a existência de duas substâncias, de dois princípios ou de duas realidades.
(  ) Vem a ser a crença em muitos deuses. As forças da natureza são deuses. Os hindus têm milhões de deuses que associam às suas diversas religiões.
(  ) Como o próprio nome sugere, é a doutrina segundo a qual Deus e o mundo se fundem constituindo-se um todo indivisível.
(   ) Teoria que nega a existência de um Deus pessoal.
(  ) Nega a existência do espírito ou de seres espirituais; para essa teoria, toda a realidade é simplesmente matéria em movimento.
(  ) Acredita em um deus transcendente, mas ausente, pois Ele fez o Universo e tudo que nele há, mas deixou que sua criação fosse regida pelas leis naturais.
(   ) Não nega a existência de Deus, mas nega a possibilidade de conhecimento de Deus.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
7-5-4-1-3-6-2
Questão 4/5 - Teologia Sistemática I
A obra de arte abaixo é considerada um ícone bizantino sobre a Santíssima Trindade, o qual foi feita com propósito de contemplação da fé, baseada no Antigo Testamento, na passagem da visita de três andarilhos a Abraão e Sara (Gênesis 18:2-5).
Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, podem ser encontradas provas da existência da Trindade. De acordo com os conteúdos do livro-base Teologia Sistemática a respeito das passagens encontradas no Antigo Testamento que comprovam a Trindade, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F as afirmativas falsas.
I.  (   ) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26).
II. (   ) “Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gn 3.22).
III.(   ) “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16-17).
IV. (   ) “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.7).
V.  (   ) “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mt 28.19-20).
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
V-V-F-V-F
Questão 5/5 - Teologia Sistemática I
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os argumentos em favor desta tese eram os seguintes: duas naturezas completas (Divindade e humanidade) não podem tornar-se um ser único; se Jesus as tivesse, Ele teria duas pessoas ou dois eu - o que seria monstruoso. Além disto, dizia, onde há um homem completo, há também o pecado; ora o pecado tem origem na vontade; por conseguinte, Jesus não podia ter vontade humana nem a alma espiritual, que é a sede da vontade”
De acordo com essa citação e com os conteúdos do livro-base Teologia Sistemática sobre as heresias em relação à natureza de Jesus Cristo, é correto afirmar que a doutrina herética que dizia que a natureza divina tomou lugar da natureza humana de Cristo ao assumir corpo físico pela encarnação diz respeito ao:
Apolinarismo

Outros materiais