Buscar

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM (TECIDO MUSCULAR)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA CAMPUS I
	Data: 
	
	Curso: ENFERMAGEM
	Disciplina: HISTOLOGIA
	
	Professor: 
	Bimestre: II
	Turma: 
	
	Aluno (a): 
	CPD: 
	
	Nota:
	Rubrica do Professor: 
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM 
(TECIDO MUSCULAR)
1ª Questão) Como são denominados os três tipos de músculos e em que se diferenciam com relação à localização dos nucléolos e à estriação transversal?
São denominados como tecido muscular liso, tecido muscular esquelético e tecido muscular cardíaco.
O tecido muscular liso é composto por células musculares finas alongado, as fibras. Estas fibras são apontadas nas suas extremidades e cada uma delas tem um único núcleo, grande, oval. No tecido muscular esquelético os núcleos são em forma oval e são encontrados na periferia da célula, mesmo por baixo da fina membrana elástica (sarcolema). O sarcoplasma também tem muitos luz alternada e faixas escuras, dando a fibra de um listrado ou aparência estriada. Já o tecido cardíaco é um tecido único encontrado nas paredes do coração. O tecido muscular do coração mostra algumas das características do músculo liso e alguns dos tecidos do músculo esquelético. Suas fibras, como as do músculo esquelético, tem cruzadas estrias e contêm numerosos núcleos. Os músculos cardíacos diferem de músculo estriado, nos seguintes aspectos: são mais curtas, as estrias não são tão evidentes, o sarcolema é mais fina e não aparente, existe apenas um núcleo presente no centro de cada fibra cardíaca e fibras adjacentes ramo, mas são ligados uns aos outros pelas chamadas pontes musculares. Os espaços entre as fibras diferentes são preenchidos com tecido conjuntivo frouxo que contém capilares sanguíneos para fornecer o tecido com o oxigênio e os nutrientes.
2ª Questão) Que tipo de contato muscular une as células musculares lisas umas as outras?
Através da contração na faixa ansiotrópica.
3ª Questão) Que importância tem os néxus que unem as células musculares lisas?
É importante, pois permitem o movimento de moléculas e íons, diretamente do citosol de uma célula para a outra. para que funcione de modo coordenado e harmonioso. 
4ª Questão) Como denominamos a unidade estrutural e funcional da musculatura esquelética e como podemos defini-la?
O músculo esquelético é altamente vascularizado por nervos motores (eferentes) do sistema nervoso periférico, que se originam da medula espinhal. Cada fibra nervosa pode inervar de uma a mais de 150 fibras musculares, processo denominado como placa motora.
5ª Questão) Como é denominada a proteína relacionada com a superfície citoplasmática do sarcolema na musculatura esquelética?
É denominada como Tropomiosina.
6ª Questão) Que componentes constituem uma tríade da musculatura esquelética?
Sarcolema, túbulos transversais e miofibrilas.
7ª Questão) Que função desenvolvem as tríades na musculatura esquelética?
Tem função de transportar o sinal de excitação até o interior da célula muscular, transmitem os sinais de despolarização ao retículo sarcoplasmático pouco desenvolvido.
8ª Questão) Como se organizam os filamentos de actina e miosina num sarcômero?
Os filamentos de actina e miosina apresentam uma alta afinidade eletrônica, estabelecendo ligações estáveis, o que recebe o nome de ponte cruzada. Ambos os filamentos se organizam de tal forma que os finos podem se deslizar sobre os grossos, encurtando as miofibrilas, o que leva à contração das células musculares. Todo esse processo ocorre em presença de ATP, que tem sua hidrólise catalisada pela miosina, liberando a energia necessária ao trabalho muscular.
9ª Questão) Como são definidos os três tipos de fibras da musculatura esquelética e quais são as suas características fundamentais?
São definidas como: Músculo estriado esquelético: que tem como características, contração forte, rápida, descontínua e voluntária. Apresenta estriações transversais, fibras muito alongadas, multinucleadas e com núcleos periféricos. Músculo estriado cardíaco: sua característica é contração forte, rápida, contínua e involuntária. Possui de 1 a 2 núcleos por fibra, núcleos centrais, suas fibras se ramificam e são anastomosadas e há presença de disco intercalar (faz a união das fibras). E Músculo liso: com contração fraca, lenta e involuntária. Fibras fusiformes, apresenta 1 núcleo central e não tem estriações transversais. 
REFERÊNCIAS:
EDITH APPLEGATE. ANATOMIA E FISIOLOGIA. 4º Ed. Elsevier Brasil, 2012.
GARTNER. L. P; HIATT. J. L. ATLAS COLORIDO DE HISTOLOGIA. Ed. Guanabara Koogan. 4º edição. Rio de Janeiro. 2007.
JUNQUEIRA. L.C; CARNEIRO. J. HISTOLOGIA BÁSICA. Ed. Guanabara Koogan.11º edição. Rio de Janeiro. 2008.

Continue navegando