Buscar

poder legislativo federal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PODER LEGISLATIVO FEDERAL
SENADO FEDERAL
 Representa os Estados e o Distrito Federal 
 Composição: 81 senadores (3 para cada um dos 26 Estados e 3 pelo DF) para 2 legislaturas: eleitos pelo sistema majoritário: a cada 4 anos, alternadamente, por um e dois terços dos Senadores.
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
	§ 1º - Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
	§ 2º - A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
	§ 3º - Cada Senador será eleito com dois suplentes.
*
*
Requisitos para a candidatura dos Senadores
 Pleno exercício dos direitos políticos: (art. 14,§ 3º., II); 
 Alistamento eleitoral (art.14,§ 3º., III);
 Domicílio eleitoral na circunscrição (art.14,§ 3º., IV);
 Filiação partidária (art. 14, §3º., V)
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 14. 
	§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
	VI – a idade mínima de:
	a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 12. 
	§ 3º - São privativos de brasileiro nato os cargos: 
	[...]
III - de Presidente do Senado Federal;
*
*
Comparação entre as duas Casas Legislativas na CF/88
*
*
PODER LEGISLATIVO
ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL: Art. 48 CF (dependerão de sanção presidencial para se aperfeiçoarem)
MATÉRIA DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO CONGRESSO NACIONAL: art. 49 CF (Dispensa-se sanção presidencial)
MATÉRIA DE COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS: art. 51 CF (Dispensa-se sanção presidencial)
MATÉRIA DE COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO SENADO FEDERAL: art. 52 CF (Dispensa-se sanção presidencial) 
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
	I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 02/09/99)
	II processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
	III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de:
	a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição;
	b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República;
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 52. III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de:
	c) Governador de Território;
	d) Presidente e diretores do banco central;
	e) Procurador-Geral da República;
	f) titulares de outros cargos que a lei determinar;
	IV - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente;
	V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;
	VI - fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
	VII - dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal;
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 52. 
	VIII - dispor sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno;
	IX - estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
	X - suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal;
	XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato;
	XII - elaborar seu regimento interno;
	XIII - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 52. 
	XIV - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.
	XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
	Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.
*
*
Sistema eleitoral
Sistema majoritário
 É eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos apurados, independentemente da legenda partidária à qual esteja filiado. É empregado tal sistema na eleição para presidente da República, governador de Estado ou do Distrito Federal (e respectivos vices), senador da República e prefeito.
*
*
Lei 4.737/65 Código Eleitoral
	Art. 83. Na eleição direta para o Senado Federal, para Prefeito e Vice-Prefeito, adotar-se-á o princípio majoritário. (Redação dada pela Lei nº 6.534, de 26.5.1978)
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 14. 
	§ 9º Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 4, de 1994)
*
*
Inelegibilidade
Inelegibilidades infraconstitucionais
 São previstas na Lei Complementar no. 64/90, com as alterações implementadas pela Lei Complementar no.81/94 e Lei Complementar no. 135/2010 (Lei da “Ficha Limpa”). Estas inelegibilidades devem ser arguidas no prazo legal, sob pena de preclusão. Com remissão expressa ao disposto no art. 55, I e II da CF.
*
*
Constituição brasileira de 1988
	Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:
	I - que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;
	II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;
*
*
( ) CESPE. 2009. Técnico Judiciário. Área Administrativa. TRE/MA – Segundo a CF, não é privativo de brasileiro nato o cargo de senador da República.
( ) CESPE. 2009. Analista Judiciário. Área Judiciária. TRE/MA – O STF tem competência constitucional para rever e alterar a decisão do Senado Federal exarada em processo de apuração de crime de responsabilidade do presidente da República.
( ) FCC. 2009. Analista Judiciário.
Área Administrativa. TRT/CE – No tocante ao Poder Legislativo, compete privativamente à Câmara dos Deputados processar e julgar o Presidente da República os crimes de responsabilidade.
( ) FCC. 2009. Analista Judiciário. Área Administrativa. TRT/CE – No tocante ao Poder Legislativo, compete privativamente à Câmara dos Deputados processar e julgar o Advogado-Geral da União os crimes de responsabilidade. 
( ) FCC. 2009. Analista Judiciário. Especialidade: Direito. TJ/SE – É da competência exclusiva do Congresso Nacional aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Magistrados, nos casos estabelecidos na Constituição Federal brasileira.
*
*
( ) VUNESP. 2008. Defensor Público Substituto. DPE/MS – Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição publica, a escolha de Ministros de Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República.
( ) CESPE. 2008. Analista Judiciário. Área Judiciária. TRT/RJ – Compete ao Congresso Nacional a aprovação, com o quorum mínimo da maioria absoluta, do procurador-geral do Trabalho, pelo voto secreto, após arguição pública.
( ) FCC. 2007. Analista Judiciário. Área Judiciária. TRF 3ª. Região – Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após a arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.
( ) CESPE. 2008. Analista Judiciário. Área Judiciária. TRT/RJ – A escolha dos chefes de missão diplomática é aprovada pela Câmara dos Deputados, por maioria de votos, em escrutínio secreto.
*
*
( ) FCC. 2009. Analista Judiciário. Especialidade: Direito. TJ/SE – É da competência exclusiva do Congresso Nacional autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
( ) FCC. 2007. Analista Judiciário. Área Judiciária. TRF 3ª. Região – Não é atribuição cometida à competência privativa do Presidente da República estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
( ) CESPE. 2008. Analista Judiciário. Área Judiciária. TRT/RJ – O Senado Federal poderá conceder eficácia erga omnes à decisão do STF em sede de ação direta de inconstitucionalidade.
( ) ESAF. 2009. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. SRF. - declarada incidenter tantum a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo pelo Supremo Tribunal Federal, referidos efeitos serão ex nunc, sendo desnecessário qualquer atuação do Senado Federal.
( ) VUNESP. 2008. Advogado. CREA/SP – Compete privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes.
*
*
( ) FCC. 2007. Técnico Judiciário. Área Administrativa. TER/MA – É certo que as eleições para o Senado Federal, para as Assembleias Legislativas e para as Câmaras Municipais obedecerão o princípio majoritário, da representação proporcional e da representação proporcional, respectivamente.
( ) CESPE. 2009. Analista Judiciário. Área Judiciária. TRE/MA – Considerando-se uma eleição para o Senado Federal na qual são disputadas duas vagas, como as que ocorrerão em 2010. Os votos dos candidatos de cada partido ou coligação devem ser somados para que se definam os eleitos.
(120º. Exame – OAB/SP) No processo de impeachment, o Presidente da República poderá 
a) Apenas perder o cargo, cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento. 
b) Apenas perder o cargo, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado Federal, o julgamento.
c) Perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por oito anos, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado Federal, o julgamento, que será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
d) Perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por oito anos, cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento, que será presidido pelo Presidente da Câmara dos Deputados.
*
*
(108º. Exame – OAB/SP – abr./99) Poderá um estrangeiro, naturalizado brasileiro, candidatar-se ao Senado Federal?
a) Sim, desde que haja reciprocidade em favor de brasileiros, em seu país de origem. 
b) Sim, não podendo apenas ser eleito presidente daquela casa. 
c) Sim, desde que o Regimento Interno do Senado não o proíba.
d) Sim, desde que a Lei Eleitoral não faça distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados. 
*
*
(109º. Exame – OAB/SP – ago./99) Determinado município, para obter financiamento do Banco Mundial (operação de crédito externo), após aprovação da lei autorizadora, necessita de autorização do:
a) Plenário da Câmara dos Vereadores. 
b) Congresso Nacional. 
c) Tribunal de Contas respectivo. 
d) Senado Federal. 
*
*
(Exame – OAB/RJ – mar./98) Admitida a acusação contra o Presidente da República, será ele submetido a julgamento, nos crimes de responsabilidade, perante:
a) A Câmara dos Deputados;
b) O Supremo Tribunal Federal;
c) O Senado Federal, funcionando como Presidente o do Supremo Tribunal Federal;
d) O Congresso Nacional em sessão conjunta.
*
*
Questão – 2ª. Fase - MP
Que órgão funciona como tribunal de pronúncia e que órgão atua como tribunal de julgamento, no processo e julgamento do Presidente, por crime de responsabilidade?
*
*
Questão – 2ª. Fase - MP
Declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal, a quem cabe suspender a execução da lei? Essa medida significa a revogação da lei?
*
*
Questão – 2ª. Fase - MP
Qual é o instrumento formal de que se utiliza o Senado Federal para suspender a execução de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal?
*
*
Questão – 2ª. Fase - MP
Quais os efeitos da suspensão de lei por inconstitucionalidade, nos atos praticados sob o império da lei suspensa?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais