Buscar

Apol BIOMECÂNICA

Prévia do material em texto

SIMULADOS / APOL 
01 - Considerando a fração de texto acima e os conteúdos do Livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre as principais contribuições de Aristóteles para a biomecânica, é correto afirmar que: 
Aristóteles desenvolveu a balança hidrostática, a teoria do movimento uniforme, a teoria dos projeteis, teoria do plano inclinado e a definição de momentos ou toque, conceitos que, em períodos posteriores, possibilitaram o desenvolvimento da mecânica newtoniana. 
Aristóteles observou que o músculo se encurtava durante as contrações, que ele recebia ramos arteriais, além de venosos e nervosos, e que ligamentos e tendões se envolviam ao tecido muscular, preso as fibras.
Os estudos de Aristóteles se destacaram por associar a ciência a arte, principalmente em representações artísticas de estruturas anatômicas
Aristóteles desenvolveu a idéia da função e da utilidade das alavancas, as quais explicam hoje como ossos e articulações permitem movimentos econômicos e eficientes
Aristóteles foi o responsável por fornecer as primeiras descrições cientificas das funções das ações musculares, dos ossos e do movimento como um todo. 
02 - Considerando a fração de texto acima e os conteúdos do Livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais leia as sentenças a seguir sobre as contribuições de Galileu Galilei para a biomecânica. Na seqüência V para Verdadeiras e F para Falsas
I. Desenvbolveu o sistema de coordenadas cartesianas, além, de ser o primeiro a realizar uma analise matemática de uma onda mecânica:
II. Analisou biomecanicamente o salto humano, a macha de carvalos e insetos, assim como o mínimo movimento que permitiam um corpo boiar;
III. Desenvolveu a balança hidrostática, a teoria do movimento uniforme, a teoria dos projeteis teoria do plano inclinado e a definição de momento ou torque, conceitos que, no futuro, possibilitaram o desenvolvimento da mecânica Newtoniana 
IV. Sintetizou a mecânica por meio de suas leis, baseando-se nos conceitos iniciados por Kepler e Descartes
V-V-F-V B. F-V-F-V C. V-F-V-F D. F-V-V-F E. V-V-F-F
03 - Considerando a fração de texto e os conteúdos do Livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais as quatro características do tecido muscular são: 
Velocidade, resistência, mobilidade e volubilidade
Flexibilidade, estabilidade, naturalidade, versatilidade
Tridimensionalidade, alterabilidade, variedade, exclusividade
Contractilibidade, extensibilidade, elasticidade, irritabilidade
Inflexibilidade, variabilidade, morosidade variabilidade
04 - Considerando a fração de texto acima e os conteúdos do Livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais a contração muscular isométrica é aquela em que:
A contração muscular é realizada em constante movimento alterando o ângulo de articulação
Acontece o desligamento de pontes cruzadas conforme o músculo vai se alongando e os sarcrômeros vão perdendo contatos com os filamentos de actina e miosina 
Ocorre o encurtamento muscular durante a contração
Músculo aumenta durante sua ação ou seja, ocorre o afastamento entre sua origem e inserção.
O Músculo se mantém constante durante toda atividade e não altera o ângulo de articulação. 
05 - Considerando a fração de texto e os conteúdos do Livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais os dois tipos de miofilamentos são:
Citocina e nebulina 
Titina e troponina 
Nebulina e actinina 
Actina e miosina
Tropomiosina e desmina
06 - Considerando a fração de texto e os conteúdos do Livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais o esqueleto possui importantes funções mecânica como:
A produção de celular sanguíneos e proteção dos órgão internos
Dar sustentação ao corpo, proteger e facilitar os movimentos
Sustentação, apoio e o suporte para partes moles do nosso organismo
A proteção de substâncias líquidas e solidas Para entrar nos órgãos 
Percepções de sensações e proteção dos órgãos 
07 - Os Dinamômetros são equipamentos extremamente úteis para avaliação muscular. Um desses equipamentos tem a capacidade de medir as forças de reação do solo e, por conseqüência, permitir observar a interação do individuo com sua base/superfície de apoio. Considerando a fração de texto e os conteúdos do Livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, este tipo de equipamento que mede as forças de reação do solo é...
O dinamômetro do extensor lombar
O dinamômetro isocinético 
O dinamômetro de preensão manual
A Plataforma de força
A Estatocinesiometria.
08 – Para avaliar a capacidade com que os músculos serão ativados, é utilizado um conjunto de técnicas que permite a captura, a amplificação, a gravação e a interpretação dos sinais gerados nas unidades motoras musculares. Considerando a fração de texto e os conteúdos do Livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, esse conjunto de técnicas é chamado de...
Cinemetria B. Eletromiografia C. Dinamometria D. Antropometria E. Radiografia
Com base no livro base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, relacione corretamente esses métodos de acordo com suas características:
Cinemetria
Antropometria
Dinamometria
Eletromiografia 
(  ) esse método estuda os caracteres mensuráveis do corpo humano, particularmente do tamanho, da forma e da composição corporal.
(   ) permite avaliar como controlamos nossos músculos e, por conseqüência, podemos determinar quais são os responsáveis por esse ou aquele movimento.
(  ) consiste no conjunto de métodos destinados à mensuração dos parâmetros cinemáticos do movimento, como posição, velocidade e aceleração, entre outros.
(  ) caracteriza-se pelo registro das atividades elétricas associadas às contrações musculares. 
Agora, selecione a seqüência correta:
1-2-4-3 B. 3-2-1-4 C. 4-1-3-2 D. 1-3-4-2 E. 2-4-1-3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Com base no texto e no livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, é correto afirmar que a vantagem da aplicabilidade da eletromiografia como análise e prevenção de riscos físicos está relacionada....
à capacidade de olhar exatamente o que está acontecendo dentro de cada músculo analisado.
à detecção de indicadores preditivos que caracterizem comportamento de talentos esportivos.
ao registro de imagens e às conseqüentes reconstruções com auxílio de pontos marcados.
às alterações no padrão técnico que identificam disfunções no comportamento motor durante o contato do pé com o solo.
à influência de fatores externos relacionados especificamente sobre o controle de sobrecarga no treinamento
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
De acordo com o livro base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a alternativa que apresenta quais foram as contribuições da utilidade das alavancas:
permite ao ser humano a capacidade de se mover, mas com pouca eficiência.
permitem que o esqueleto se mova com pouca eficiência devida à articulação de pouca eficiência.
deixam que corpo humano realize somente movimentos que não exigem força ou potência.
facilitam a execução somente de trabalho braçal que exige força;
elas explicam como ossos e articulações permitem movimentos econômicos e eficientes.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
De acordo com os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre os conceitos de alavancas criado por Arquimedes, enumere, na ordem seqüencial, os três tipos de alavancas a seguir às suas respectivas características: 
interfixa
interpotente
inter-resistente 
(   ) quando a força se encontra entre o ponto de apoio e a resistência.
(   ) quando a articulação se encontra linearmente entre o ponto de aplicação da força (inserção muscular) e ponto de aplicação da resistência (carga externa, por exemplo).
(   ) quando é a resistência que se encontra entre o apoio e a força. 
Agora, assinale a seqüência correta:1-3-2 B. 2-3-1 C. 3-2-1 D. 1-2-3 E. 2-1-3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Tendo o livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais como base e os conteúdos abordados nas aulas, assinale a alternativa que apresenta os três tipos de alavancas presentes no esqueleto humano:
rosca scott, tríceps testa e fixa;
anterior, ventral e frontal;
interfixa, interpotente e inter-resistente;
sagital, medial e distal;
vasto medial, vasto intermédio e vasto lateral;
A terceira lei de Newton explica que quando nos locomovemos, empurramos o chão para trás e com esse movimento gera uma força capaz de nos impulsionar para frente. Tendo o livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais essa definição se refere a qual lei? 
Lei do empuxo 
Lei da Gravidade
Lei da aceleração
Lei da ação e reação
Inércia
Tendo o livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais como base e os conteúdos assinale as seqüências a seguir sobre a cinemetria (Medir o movimento). Na seqüência assinale V Para Verdadeiro e F para Falso 
I. Qualquer tipo de analise de movimento exige um conhecimento profundo de base anatômicas e cinesiológicas, planos e eixos de movimento assim como uma boa noção de tempo e espaço.
II. Os sistemas de analise de movimento podem se baseados na captura de imagem em fotos ou vídeos na captura de referencias do individuo (Pontos) ou mesmo no registro das acelerações causadas nos segmentos corporais durante a atividade.
III. Os sistemas de analises se diferenciam quanto a facilidade e ao custo de aceleração. Não sendo possível determinar qual a “melhor” ou “pior” opção apenas aquela que é mais ou menos adequada para responder a duvida existente.
IV. Independentemente do sistema de analise utilizado não é possível observar com grande clareza e objetividade o movimento realizado e desse modo não se pode determinar as melhores estratégias de intervenção 
F.F.V.V B. V.V.F.F C. V.V.V.F D. V.F.V.F 
De acordo com os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre a lei Newton enumere na ordem seqüencial as três leis listados a seguir às suas respectivas características. 
1. Lei da inércia 2. Lei da aceleração 3. Lei da ação e reação 
( ) Estabelece que um corpo ira manter seu estado de repouso ou de velocidade constante, a menos que uma força externa atue sobre ele e altere seu estado 
( ) A qual determina que cada força aplicada é acompanhada de uma força de reação, de igual magnitude, mas no sentido contrario de aplicação da primeira. 
( ) Na qual uma força quando aplicada a um corpo provoca uma aceleração em uma magnitude proporcional a força na mesma direção e inversamente proporcional a massa do corpo
1-3-2 B. 2-3-1 C. 3-2-1 D. 1-2-3
Com base no texto e no livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a afirmativa que corresponde as quatro grandes áreas da biomecânica
Anatomia, controle, cinética e cinemática
Cinesiologia, linear, angular e toque.
Fisioterapia, gravidade, cinemática e antropométrica
Fisiologia, dinamometria eletromiografia e inércia 
Epidemiologia, bioestatica, física e geometria 
Existem três planos imaginários que dividem o corpo em três dimensões. Um plano é uma superfície bidimensional com uma orientação definida pelas coordenadas espaciais de três pontos distintos, nem todos contidos na mesma linha. Diante disso, o plano da figura acima é:
Sagital B. Anteroposterior C. Transverso D. Horizontal E. Frontal
Para analisarmos o movimento do jogador de basquete e entendermos a que altura ele arremessou essa bola ou em quantos graus ele realizou a extensão do braço, podemos utilizar a biomecânica. Diante disso, o termo biomecânica tem como significado:
A. Estudo do movimento humano.
B. Aplicação dos princípios mecânicos no estudo dos organismos vivos.
C. Estudo dos aspectos que envolvem a vida
D. Estudo da vida
E. Aplicação de técnicas e conceitos para quantificar a relação do homem com o ambiente.
A palavra Trabalho é usada em diferentes contextos. Podemos dizer que uma pessoa está fazendo um "trabalho escolar " ou tem "trabalhado muito nas férias ". No entanto, diante do ponto de vista biomecânico, trabalho é definido como:
A Força aplicada contra uma resistência, multiplicada pelo deslocamento da resistência na direção da força.
Uma taxa de produção de trabalho, calculada como o trabalho dividido pelo tempo durante o qual o trabalho foi realizado. 
Uma força direcionada para o centro de rotação em um corpo em movimento rotacional.
Uma colisão caracterizada pela troca de uma força grande durante um intervalo de tempo pequeno
A força aplicada contra uma resistência, dividida pelo tempo em que essa força á aplicada.

Continue navegando